Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa?
Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa?

Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa?

Em uma degustação às cegas, reunimos três especialistas para testar algumas opções do mercado e ajudar você a escolher o melhor para sua produção

por Juliana Bianchi

A produção de Páscoa já está na boca do gol. O cardápio já foi definido, as embalagens compradas e a divulgação começa a bombar nas redes sociais. Mas, você sabe dizer quais os melhores chocolates para cada um de seus ovos?

Sim, porque chocolate não é tudo igual e nem só de preço vivem as escolhas (apesar de ser um fator importante). Há aquele que aguentará mais tempo em contato com a mão quente enquanto estiverem comendo o recheio com a colher. Aquele com notas de frutas vermelhas, que trará um algo a mais para o recheio de brigadeiro de limão e pistache. E aquele outro, com maior porcentagem de leite, que garantirá uma sensação mais aveludada a todo o conjunto no ovo de corte. E por aí vai.

Assim como a receita de um bolo é pensada como um todo, a criação de um ovo de Páscoa recheado, de corte ou de colher – que viraram febre no Brasil – não pode desprezar as sutilezas de cada chocolate. Por ser o ingrediente de base do conjunto, ele precisa ser selecionado não só para combinar com os demais sabores, mas também para entregar o melhor resultado no seu produto. Sem falar que alguns, por suas características de estrutura e fluidez, podem até facilitar a sua vida na cozinha.

Por isso reunimos os chocolatiers Bruno Lambert, professor do Senac com mais de 10 anos de experiência no universo do chocolate, Michelle Kallas, dona da Mica Crafted Chocolates e dos bombons mais delicados, e Tassiana Fernandes, do Açucareiro da Nana, cujos ovos estiveram no top três do ranking de Páscoa do Caderno Paladar (do Estadão) por quatro anos, para fazer um teste às cegas dos chocolates mais vendidos para o “food service” pelas principais marcas comerciais.

Na cozinha-show da confeiteira Carole Crema avaliamos em conjunto alguns critérios que podem ajudar na escolha como fluidez, resistência ao calor, snap, facilidade para temperagem, brilho, textura e sabor. Separados em potes identificados apenas por números, todos os chocolates foram degustados ao menos duas vezes, antes de passarem por processo de derretimento, temperagem e cristalização e depois, quando também foram reavaliados o sabor, textura e snap.

QUE BOM QUE VOCÊ SE INTERESSOU PELO NOSSO CONTEÚDO

ESSE CONTEÚDO É EXCLUSIVO PARA NOSSAS(OS) ASSINANTES!

 

Se você já é assinante do Sobremesah, CLIQUE AQUI para acessar o conteúdo completo!

 

 

Seja bem-vinda(o)! Nossa cozinha está aberta, pronta para receber você!!!

 

🍴 Na nossa área exclusiva você vai descobrir diversas receitas para se inspirar e se deliciar.

 

🍴 Vai aprender sobre o doce universo da confeitaria com nossas pesquisas e artigos, para aprimorar suas criações.

 

🍴 Ler matérias escritas por jornalistas e profissionais especializados para manter-se atualizado sobre esse doce universo da confeitaria.

 

 

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS – TODOS OS MESES – PARA VOCÊ IR ALÉM E DOMINAR TODOS OS SEUS PASSOS NA COZINHA!

VAMOS COZINHAR JUNTOS?

  • PLANO TRIMESTRAL

    Pagamento recorrente trimestral

    R$ 90,00

             
    • Pagamento recorrente, com renovação AUTOMÁTICA a cada 3 meses
    • Acesso a todo conteúdo exclusivo do site
    • Cancele a qualquer momento
    ASSINE AGORA
  • PLANO SEMESTRAL

    Pagamento recorrente semestral

    R$ 150,00

             
    • Pagamento recorrente, com renovação AUTOMÁTICA a cada 6 meses
    • Assine 6 meses e pague 5 meses
    • Acesso a todo conteúdo exclusivo do site
    ASSINE AGORA

EU SÓ QUERO CHOCOLATE!!

A Santíssima Trindade do Chocolate

A Santíssima Trindade do Chocolate

Repita: temperatura, agitação e tempo. Temperatura, agitação e tempo. Temperatura, agitação e tempo.... Esse é o mantra de quem trabalha com chocolate!
Saiba mais
21 lições para quem quer começar a trabalhar com chocolate

21 lições para quem quer começar a trabalhar com chocolate

Fazer bombons, ovos de Páscoa e barras de chocolate exige atenção aos detalhes, precisão e investimento em equipamentos essenciais para ganhar em qualidade e tempo.
Saiba mais
As mil faces de um chocolate

As mil faces de um chocolate

As características únicas de cada tipo de concentração de chocolate determinam a textura e potência em uma receita. As notas de sabor também devem ser levadas em conta.  | artigo escrito para a Revista GULA ed 262
Saiba mais
Como derreter chocolate

Como derreter chocolate

Chocolate precisa de atenção do início ao fim: da semente à entrega ao cliente. O derretimento é uma fase tão importante quanto a temperagem, e aqui você entende o porquê.
Saiba mais
Como temperar chocolate

Como temperar chocolate

O maior medo dos confeiteiros, o temor de quem não tem uma relação feliz com o chocolate: a temperagem! Apresentamos cinco maneiras para um temperagem de chocolate prática, fácil e feliz!
Saiba mais
Como armazenar o chocolate

Como armazenar o chocolate

Armazenagem correta é primordial para um chocolate de qualidade. Você sabe como armazenar seu chocolate corretamente?
Saiba mais
Os defeitos no chocolate

Os defeitos no chocolate

Chocolate esbranquiçado e manchado? É bloom! Mas pode ser oversseding ou pior, desidratação! Mas calma, para tudo existe uma solução. Ou quase tudo...
Saiba mais
Utensílios para trabalhar com chocolate

Utensílios para trabalhar com chocolate

Você decidiu que vai trabalhar profissionalmente com chocolate e agora precisa investir nos utensílios certos. Pois antes de abrir a carteira você precisa decidir seu fluxo de trabalho. Saiba mais!
Saiba mais
Translate »