


Petit gâteau | mi-cuit
O bolinho de coração mole tem fama mundial e é uma receita patenteada pelo chef Michel Bras, que criou o bolinho em 1981 em seu restaurante Laguiole. Nós fomos apresentados ao bolinho pelas mãos do Master chef Erick Jacquin, em 1994, pelo seu restaurante La Brasserie.
por Joyce Galvão
ESSA RECEITA
🍫 RENDE 8 BOLINHOS EM FORMINHA DE 5,5X6,5CM
🍫 O PREPARO É RÁPIDO. O CONSUMO IMEDIATO MAS, A BOA NOTÍCIA: PODE CONGELAR E, DO FREEZER, IR DIRETO AO FORNO E DO FORNO DIRETO PRO ESTÔMAGO!!!
🍫 QUALQUER UM PODE FAZER! O SEGREDO ESTÁ NO FORNO, NÃO NO PREPARO!!!
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) + 2 colheres (sopa) | 200g
chocolate 70% cacau - 1 xícara (chá) | 220g
manteiga sem sal - 4 unidades | 200g
ovos médios - ½ xícara (chá) | 90g
açúcar refinado - 2/3 xícara (chá) | 80g
farinha de trigo tipo 1 - pitadinha de sal (sempre!)
FICA A DICA
Se você chegar em um restaurante na França e pedir um petit gâteau, provavelmente o garçom vai levar à sua mesa um biscoitinho e não o bolinho de miolo cremoso! Isso porque na França esse bolinho é conhecido como mi-cuit, coulant, moelleux ou fondant au chocolat!
MODO DE PREPARO
- Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura alta). Unte 8 forminhas de muffin com manteiga e polvilhe cacau em pó. Reserve.
- Em banho-maria derreta o chocolate com a manteiga. Retire e junte o açúcar, homogenize com o fouet.
- Junte a farinha de trigo e misture bem.
- Quebre os ovos em uma tigelinha e bata rapidamente, junte à massa e misture.
- Leve ao forno por aproximadamente 5-8 minutos.
- Retire o bolinho do forno – o meio ainda deve estar mole! Coloque um prato sobre a forminha e com o auxílio de um pano vire e desenforme com cuidado.
- Polvilhe cacau em pó, sirva com sorvete de sua preferência e aproveite!
SAIBA MAIS
O petit gâteau (também conhecido por mi-cuit, coulant au chocolat, fondant au chocolat, moelleux au chocolate ou gâteau au coeur collant) que conhecemos no Brasil é feito com uma massa de chocolate assada brevemente – de maneira que sua cocção não seja completa a ponto de revelar o interior ainda cremoso.
Fomos apresentados a esse bolinho pelas mãos do Master Chef Erick Jacquin, que trouxe o bolinho na mala quando decidiu vir morar no Brasil e abrir seu restaurante La Brasserie. Originalmente o dono, criador da receita (patenteada!), é Michel Bras, que após dois anos de testes, em 1981 criou seu Coulant au chocolat, em seu restaurante Languiole. O bolinho, ao contrário do que conhecemos, é feito com massa de chocolate recheada com uma ganache bem fluída de café – e é servida até hoje em seu restaurante.
Claramente muitas versões surgiram após a invenção do chef francês, afinal, a receita fez sucesso mundial e ganhou uma série de reproduções. Sorte a nossa que finalmente temos um chef para certificar-nos da originalidade da receita, além de claro, documentos que a comprovem! Finalmente uma história sem meias verdades, não é mesmo?
Por conta de tantas versões e reproduções da receita, para quem teme a cocção do mi-cuit, ou petit gâteau, pode se inspirar no Coulant de Michel Bras e rechear o bolinho com uma ganache firme – ai não tem erro, e você nem vai precisar ficar se preocupando se o tempo de forno foi ou não suficiente para revelar aquele miolo tentador, que amolece o coração de qualquer chocólatra!

PARA ESTUDAR


21 lições para quem quer começar a trabalhar com chocolate
CHOCOLATE, QUERO CHOCOLATE!
