


FOUET? PRAZER!
O utensílio mais charmoso da cozinha não serve só de enfeite. Além de muito eficiente é multiuso e pode surpreender com os mais diferentes formatos!
por Joyce Galvão
Fouet (leia fuê) é a palavra francesa que define o famigerado batedor de arame que deixa qualquer mistura mais homogênea e lisa, facilitando muito nossa vida na cozinha! Esse utensílio, as vezes desconhecido por algumas pessoas, é um senhorzinho de mais de 300 anos! De acordo com o dicionário Oxford a primeira descrição do uso de um batedor, referindo-se a um utensílio utilizado para aerar um alimento, veio em 1666 e foi utilizado para descrever o método de transformação do ovo, de sua forma naturalmente viscosa, para algo mais líquido.
Sendo uma ferramenta de uso contínuo na cozinha, seu nascimento pode até ser datado de muito mais tempo atrás. Como a brigada de cozinha era feita plenamente de analfabetos e escravos, não é possível encontrar registros em papel; nem de receitas, muito menos de utensílios. Acredita-se que o famigerado batedor era feito de galhos unidos e amarrados, e apesar da modernidade do aço inox, o formato praticamente permaneceu inalterado a partir dos protótipos originais.
Embora existam outros métodos mais fáceis e rápidos para aerar ovos ou fazer um chantili, o batedor de arame é muito mais que uma simples ferramenta de aeração. Ele é útil pra fazer molhos, emulsões, misturas e tornar tudo muito mais homogêneo!
Para entender um pouco melhor o funcionamento do batedor de arame, vamos nos munir de um garfo e mexer uma clara até aera-la! Antes mesmo de começar já podemos sentir nossos braços cansados de tantos minutos que vamos ter que trabalhar! Mas se nos munirmos de dois garfos e juntá-los com um elástico… talvez assim o trabalho fique mais fácil e seja mais rápido! E se então exagerarmos na dose e juntarmos logo oito garfos? Agora sim o trabalho vai ser bem mais rápido, concorda?
Logo é isso que o batedor de arame faz com todos aqueles fios retorcidos e unidos em um cabo. Ele é a união da força de vários garfos em um único utensílio, tornando o processo de mexer, misturar e aerar uma mistura muito mais eficiente.
Se você ainda não tem um batedor é preciso saber escolher entre tantos modelos e materiais diferentes e, para você não se perder no momento da sua escolha, indico os três modelos mais conhecidos!
QUAL O FOUET IDEAL PARA VOCÊ?
Apesar de ser um utensílio de cozinha simples é preciso atenção na hora da escolha do modelo, garantindo não só sua durabilidade como a funcionalidade, ou seja, o tipo ideal para cada uso em cozinha. Existem basicamente três modelos de batedor: francês, balão (ou bola) e plano.
O mais comum, e que eu particularmente prefiro, é o batedor francês. Com o formato parecido ao de uma lágrima é um batedor para todos os fins e mais adequado para bater massas, fazer emulsões e aerar misturas. É pau pra toda obra!
Um modelo que causa estranhamento é o batedor bola (ball whisk – com bolinhas na ponta), adequado para a mesma função do batedor francês, com a eficiência de alcançar aquele cantinho que quase nenhum outro fouet alcançaria. Ele tem as hastes moveis e por isso é perfeito para criar emulsões sem aerar tanto a mistura, ideal para preparo de molhos!

O batedor plano é como se tivesse sido achatado, e é muito bom para quando precisamos chegar no cantinho de uma panela. Pode ser facilmente comparado ao mesmo uso de um garfo – só que com um pouco mais de charme! – logo, não é o mais indicado para quando precisamos aerar uma mistura. Ele é utilizado mais na cozinha quente para o preparo de molhos, ou seja, quando é necessário manter um mistura em movimento, e para eliminar grumos para obter-se uma textura homogênea e suave, sem aerar a mistura.
O batedor redondo por sua vez tem o formato de uma bola na ponta, e tem a mesma função do batedor francês, mas pelo seu formato é muito mais difícil alcançar as laterais de uma tigela ou panela com ele, e segundo alguns chefs, é o melhor para a função de aerar misturas – bater cremes, claras em neve e chantili, já que eles dissolve grumos com mais eficiência e mistura os ingredientes com mais rapidez. Com ele você obtém uma boa aeração com o mínimo de esforço.

Outras opções com silicone podem ser utilizados naquelas panelas que não queremos riscar por nada nesse mundo, mas os fios rompem rapidamente e o tempo de vida acaba sendo muito curto. Caso você se encante pelas cores desse tipo de fouet, prefira aqueles que possuem os fios de arame encapados com o silicone; são mais resistentes e firmes para uso.
Outros modelos diferentões:
modelo dinamarquês perfeito para massas pesadas fouet com raspador acoplado fouet de mental com ponta de silicone: mais resistente
FICA A DICA
Dê sempre preferência para os batedores de aço inox. Os de silicone e plástico acabam sendo mais frágeis e logo precisam ser trocados. As opções de metal revestido com silicone são boas, mas também tem vida curta!
PARA TESTAR O FOUET!


Torta creme de pistache e morango
APRENDA MAIS!

Como medir ingredientes
