


Monteiro Lopes
O biscoito queridinho dos paraenses nasceu em Belém do Pará em homenagem à união de uma família que criou essa receita no século XIX.
por Joyce Galvão - 24/12/2020
ESSA RECEITA
RENDE: 50 unidades (mas tudo vai depender de como você modelar)
NASCEU NO PARÁ, É DO PARÁ E VOCÊ SÓ VAI ENCONTRAR NO PARÁ! MAS, PARA MATAR AS SAUDADES, VOCÊ ENCONTRA AI, NA SUA COZINHA TAMBÉM!
INGREDIENTES
MASSA
- ½ xícara (chá) | 120g
manteiga sem sal - 2 xícaras (chá) | 240g
farinha de trigo tipo 1 - ¼ colher (chá) | 1g
sal refinado
CALDA
- ½ xícara (chá) | 90g
açúcar refinado - 2 colheres (sopa) | 15g
chocolate em pó - 2 colheres (sopa) | 30mL
água filtrada
VOCÊ SABIA?
O nome desse biscoitinho – Monteiro Lopes, é uma homenagem à duas famílias, cujos filhos se casaram e criaram a receita. Parece a história de Romeu e Julieta, mas não é!
Segundo a história que se escuta no mercado Ver-o-Peso, entre 1850 e 1890, em Santa Maria de Belém do Grão Pará, existiam duas padarias concorrentes: uma no lado Oriental do Mercado, de Manuel Monteiro, e a outra no lado Ocidental, do português Antônio Lopes. Cada uma produzia um biscoito de cores e sabores diferentes.
Quando os proprietários faleceram, seus filhos se casaram e deixaram de ser concorrentes, juntando cores e sabores num só biscoito, nascendo assim o Monteiro Lopes.
COMO PREPARAR
AH!
Para os biscoitos ficarem bem deliciosos é preciso que dourem bem no forno!
- Preaqueça o forno a 180 °C e separe uma assadeira (não precisa untar).
- Em uma tigela junte a farinha, manteiga gelada cortada em cubos e o sal.
- Amasse bem até formar uma massa homogênea que desprenda das mãos. Se quiser faça o processo na batedeira com a raquete. Bata apenas até formar uma areia úmida, depois, com as mãos, aperte até formar uma bola quebradiça.
- Porcione a massa em bolinhas de 8-10g e modele no formato de um cilindro com as pontas mais finas.
- Se quiser, você também pode abrir a massa sobre duas folhas de papel-manteiga, com auxílio de um rolo, e usar um cortador no formato desejado (esse é meu jeito favorito de trabalhar com essa massa!)
- Transfira os biscoitos para a assadeira e leve ao forno por cerca de 18-20 minutos (no formato retangular que fiz, se fizer as bolinhas, o tempo pode aumentar consideravelmente), até dourarem. Enquanto isso prepare a calda.
- Em uma panelinha junte o açúcar, a água e o cacau. Leve ao fogo médio e, assim que levantar fervura desligue e deixe a calda esfriar.
- Retire os biscoitos do forno e transfira para uma grade, para esfriarem.
- Banhe metade dos biscoitos (ou os biscoitos inteiros) na calda de chocolate e coloque novamente na grade para a calda secar um pouco, cerca de 5 minutos.
- Depois passe os biscoitinhos no açúcar e mantenha em pote hermético por até 30 dias.
LEIA MAIS!


PARA BISCOITAR!

Nhoque mineiro
