


Bolo de Banana com Doce de Leite
A acidez das bananas bem maduras confere maciez à massa que, mesclada ao doce de leite, fica úmida, bem molhadinha!
por Joyce Galvão
ESSA RECEITA
RENDE: 1 BOLO DE APROXIMADAMENTE 1,2Kg
SERVE: 8-10 PEDAÇOS (BEM SERVIDOS)
VOCÊ VAI PRECISAR DE BATEDEIRA E UMA FÔRMA DE 22x10x9 CM

INGREDIENTES
AH!
Asse as bananas antes de adiciona-las à massa, caso a fruta seja indigesta para você! Para isso, use bananas maduras porém, mais firmes.
MASSA
- ¾ xícara (chá) | 165g
manteiga sem sal (+10g para untar a fôrma) - 1 1/3 xícara (chá) | 240g
açúcar refinado (ou de coco) - 155g | cerca de 3 unidades
ovos médios frescos - 2 2/3 xícaras (chá) |320g
farinha de trigo tipo 1 - 1 ½ colher (chá) | 6g
fermento químico em pó - 1 colher (chá) | 6g
bicarbonato de sódio - ½ colher (chá) | 2g
sal refinado - ½ colher (chá) | 1g
canela em pó - ½ xícara (chá) + 3 colheres (sopa)| 170g
iogurte natural - 200g | cerca de 2 unidades
banana nanica bem madura - ½ xícara (chá) | 145g
doce de leite pastoso e de sabor bem caramelado
FICA A
DICA
Bananas pretas, daquelas que iriam direto para o lixo podem ser congeladas e virar bolo no futuro! Coloque a banana com casca e tudo no congelador. Quando a vontade de bolo bater é só deixar a banana descongelar e então retirar a casca. E não se assuste, ela fica preta, preta, pretinha! Mas doce, muito docinha!



AH!
Não encontrou licuri? Substitua por fitas de coco queimado ou qualquer castanha de sua preferência. Avelã rende uma ótima combinação também!
COBERTURA
- ½ xícara (chá) | 90g
chocolate branco caramelado - ½ xícara (chá) | 50g
creme de leite UHT (sem soro) - ¼ xícara (chá) | 20g
licuri torrado - 2 unidades
banana nanica firme - quanto baste
manteiga sem sal - quanto baste (opcional)
sal Maldon
Antes de colocar a mão na massa



- Preaqueça o seu forno por no mínimo 10 minutos! Eu assei essa receita em um forno a gás de um fogão doméstico de 4 bocas, a 160 °C, a temperatura mais baixa. Caso seu forno seja elétrico ou profissional, você precisará ajustar a temperatura! Ah! Coloquei a grade no meio do forno (o melhor lugar para assar a maioria dos bolos).
- Retire a manteiga da geladeira e corte o tablete em pequenos cubos. Isso vai facilitar o trabalho da sua batedeira e acelerar a incorporação do açúcar, evitando que a massa talhe.
- Separe e pese os demais ingredientes. Se você estiver utilizando a medida em xícaras e colheres, leia esse texto antes!
- Em uma tigela misture os ingredientes secos: farinha de trigo, fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal e canela em pó. Reserve.
- Descasque as bananas, amasse com um garfo e misture com o iogurte, para elas não escurecerem. Reserve.
- Em uma tigelinha quebre os ovos um a um, para verificar se estão bons. Então misture todos com um batedor, homogeneizando claras e gemas. Isso vai facilitar a incorporação na manteiga durante o processo. Não pule esse passo! Sério!
- Ingredientes pesados? Unte a fôrma com a manteiga e então forre com papel manteiga, fundo e laterais. Como estamos usando doce de leite em abundância, o papel vai garantir que o bolo não grude e saia lindo da fôrma!
- Ah! As medidas aqui são baseadas em xícaras de 240mL – medida padrão:
1 xícara = ~240mL | 1 colher (sopa) = ~15mL
Tudo pronto? AH!
Um som sempre vai bem para animar a cozinha. Clique no botão e veja uma seleção de músicas que preparei para você curtir esse momento.
Agora sim, com tudo pronto, é hora de bater bolo!
COMO PREPARAR


MASSA
VOCÊ SABIA?
Quando abrimos a porta do forno, a temperatura lá dentro diminui drasticamente. Todo gás aquecido tende a subir e suas moléculas se expandem. Com o ar frio, a molécula tende a encolher, diminuindo a pressão das bolhas de gás carbônico fazendo o bolo murchar! Quando o cheirinho de bolo perfuma a casa a massa já está com uma estrutura mais rígida e não vai deixar o gás carbônico escapar!
- Na batedeira coloque a manteiga com o açúcar. Como foi o primeiro ingrediente que preparamos ela já deve estar na temperatura ideal para se incorporar ao açúcar. Bata em velocidade média até criar um creme fofo e mais clarinho. Se você tiver uma batedeira planetária, cerca de 3 minutos devem ser suficientes.
- Desligue a batedeira e raspe a tigela com o auxílio de uma espátula pão duro, soltando a manteiga grudada no fundo.
- Volte a mistura para a batedeira e agora atenção: vamos incorporar os ovos. Comece a bater em velocidade média e adicione metade dos ovos. Deixe misturar por cerca de 30 segundos e adicione o restante. Bata até que a mistura fique homogênea. E cuidado: não bata demais senão perdemos a emulsão dos ingredientes.
- Agora diminua a velocidade da batedeira e incorpore 1/3 da mistura dos ingredientes secos e, logo em seguida, metade da mistura de banana amassada com iogurte. Antes mesmo da massa incorporar os ingredientes totalmente, siga com o processo: adicione metade do restante da farinha e o que sobrou da mistura de banana e, por fim, o restinho da mistura de farinha.
- Bata por mais 10 segundos e retire a massa da batedeira. O segredo é misturar os ingredientes secos rapidamente. Quanto menos bater a massa nesse momento, mais fofinha ela vai ficar. Além disso, como já incorporamos o fermento é importante não demorar muito para não perder a primeira fase da fermentação, que acontece logo que o fermento encontra a umidade da massa. Finalize a incorporação dos ingredientes com a espátula.
- Coloque a massa na fôrma preparada. Distribua colheradas generosas de doce de leite sobre a massa e faça um ziguezague com o cabo da colher, criando um efeito marmorizado.
- Leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos, ou até espetar um palito, ele sair limpo. Sentiu cheirinho de bolo? É agora que você pode abrir o forno e espetar o palitinho. Antes disso, não!
- Retire o bolo do forno e aguarde 10 a 15 minutos antes de desenformar. Vire a fôrma de cabeça para baixo sobre uma grade para bolos e deixe seu bolo esfriar completamente. Enquanto isso, vamos preparar a cobertura!
COBERTURA
AH!
Você pode comprar o chocolate branco caramelizado de diversas marcas! Se não encontrar pode substituir por chocolate branco ou ao leite!
- Em uma panelinha aqueça o creme de leite até querer começar a ferver. Desligue e despeje sobre o chocolate picado.
- Aguarde alguns segundos para que o calor do creme derreta o chocolate e então, com o auxílio de um fouet, misture até homogeneizar.
- Deixe a ganache descansar um pouco até começar a ganhar corpo (cristalizar) para então espalhar sobre o bolo. Enquanto isso prepare as bananas.
- Aqueça uma frigideira com um pouquinho de manteiga e espalhe as rodelas de banana cortadas com 1cm de espessura. Deixe dourar rapidamente, em fogo médio-alto, dos dois lados e reserve para finalização do bolo.
FINALIZAÇÃO


AH!
*O Sal Maldon dá uma grande diferença na receita, mas, se você não tiver, pode omitir.
- Coloque seu bolo em um prato bem bonito (também gosto muito de usar tábuas de madeira para servir meus bolos).
- Espalhe a ganache por todo o topo, de maneira irregular.
- Decore com as fatias douradas de banana e então o licuri.
- Finalize com o sal Maldon*
ASSISTAH!
Antes de entrar na cozinha que tal conferir como o bolo é preparado? Aliás essa receita comemora a inauguração do estúdio Sobremesah!, e não há nada melhor para celebrar que um bolo bem gostoso, não acha?



AH!
Esse bolo dura 5 dias (sem cobertura). Basta mantê-lo em um local fresco e protegido (dos gulosos, digo).





MAIS RECEITAS?


Bolo de banana caramelada

Torta de banana e doce de leite

Bolo de mel com maçã caramelada
AH! APRENDAS MAIS!

