


Hoshigaki | caqui seco
Hoshigaki é o caqui seco naturalmente através de técnica desenvolvida pelos japoneses
por Joyce Galvão - 08/02/2021
O caqui é uma fruta típica de outono, de origem asiática, cultivada na China por muitos séculos. Popularizou-se na Coréia e Japão e chegou ao Brasil por volta do século XIX com a emigração japonesa, que além da fruta, trouxeram a técnica do hoshigaki, o caqui seco.
Existem diversos tipos de caqui com características que podem ser identificadas de acordo com a quantidade de tanino que possuem.
SAIBA MAIS
Tanino é uma substância natural que confere sensação adstringente (de “amarrar” ou “prender” a língua). No caqui pode conferir amargor também, em especial as espécies hachiya, no Japão, e pomelo, no Brasil, que são ideais para preparo do hoshigaki (干し柿)
O hoshigaki é servido inteiro e apresenta uma camada esbranquiçada em sua superfície, resultado da cristalização dos açúcares naturais da fruta. Não, não é mofo!
Acredita-se que esse processo foi elaborado há séculos como uma maneira de preservar o caqui durante o rigoroso inverno japonês.
É como se fosse uma “caquilada” só que, ao invés de ficar horas mexendo a panela e de acrescentar açúcar à polpa da fruta, a natureza, os açúcares naturais e o tempo (são 100 dias de cura) fazem todo o processo para você! Algumas pessoas também comparam o hoshigaki ao “caqui-passa”.
Para o preparo você vai precisar apenas de caquis (firmes e alongados) e de barbante.
PREPARE O HOSHIGAKI
1. Escolha caquis firmes, não totalmente maduros e de formato mais alongado.
2. Descasque delicadamente, mantendo as hastes e amarre na ponta de cada haste um barbante.
3. Pendure os caquis em um local com boa luminosidade e ventilação.
4. Depois de 10 dias uma pele firme deverá se formar. Nesse momento massageie os caquis suavemente, pode apertar (mas com delicadeza!)
5. Repita o processo diariamente enquanto os caquis secam – esse tempo pode demorar de 30 a 100 dias, dependendo da umidade do ar!
O bonito do processo, além de respeitar o tempo, é ver os açúcares naturais da fruta florescerem em sua superfície!
Animou? Se fizer, poste uma foto e marque #comecepelaSobremesah e @sobremesah no Instagram (e aproveita para seguir a gente por lá também!)
JÁ PARA A COZINHA!


Almendrado
ESTUDE MAIS

O poder transformador da confeitaria
