Sequilho de araruta
Sequilho de araruta

Sequilho de araruta

Esses sequilhos desmancham na boca e são super fáceis (e rápidos) de fazer! A ordem é colocar tudo em uma tigela e amassar com as mãos mesmo, sem batedeira, nem nada! Só carinho! Uma receita especial que dá para deixar qualquer criança se aventurar na cozinha e criar doces lembranças!

por Joyce Galvão - 10/10/2016

ESSA RECEITA

. RENDE 50 UNIDADES

. É UMA DELÍCIA FAZER COM AS CRIANÇAS!

INGREDIENTES

AH!

A fécula de araruta substitui com maestria a farinha de outros tubérculos. Ela deixa o biscoito bem mais crocante e aerado. Mas infelizmente não é fácil de achar… Se quiser, pode sim usar amido de milho.

    • 2 xícaras (chá) | 230g
      farinha de araruta
    • ½ xícara (chá) | 90g
      açúcar refinado
    • ½ xícara (chá) | 60g
      farinha de trigo
    • ½ xícara (chá) | 110g
      manteiga sem sal (temperatura ambiente)
    • 1 ovo médio (55g)
    • ½ colher (chá) | 2g
      fermento em pó

QUE TAL…

Adicionar um pouco de coco seco ralado fino, raspinhas de limão capeta, uma sementinha de cumaru ralada e, porque não, cubinhos de laranja cristalizada, podem dar uma cara (e um sabor) nova ao seu biscoito! 

COMO PREPARAR

    1. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Separe duas assadeiras de 30x20cm untadas com manteiga e polvilhadas com farinha, ou forradas com papel manteiga (ou tapete de silicone).
    2. Em uma tigela junte todos os ingredientes e amasse com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea.
    3. Pegue um punhado da massa, faça pequenas cobrinhas (não precisa untar a superfície de trabalho) e corte quadradinhos do tamanho de sua preferência. Com um garfo amasse cada quadradinho e disponha na fôrma preparada.
    4. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, ou até que os biscoitos estejam sequinhos (eles começam a ficar com as bordas mais douradinhas).
    5. Retire os biscoitos do forno e da fôrma, deixe esfriar em uma grade e armazene em potes herméticos (se sobrar!)

FICA A DICA

Se quiser deixar os biscoitos bem levinhos, a ponto de desmancharem ainda mais na boca (eles já desmancham normalmente) você pode fazer o preparo pelo método cremoso, batendo a manteiga com o açúcar, juntando o ovo e por fim os secos.

 

Para facilitar o processo a ponto de uma criança poder fazer os biscoitinhos sozinha – e se encher de orgulho – adiciono o fermento em pó à receita, que na verdade, pode ser excluído sem nenhum problema! A diferença vai ser um biscoitinho pouquinha coisa mais firme, só que igualmente delicioso!

MAIS BISCOITINHOS?

Broa caxambu

Broa caxambu

Essa é uma receita que garante um resultado perfeito sem grandes esforços. Basta colocar tudo em uma tigela e misturar com as mãos. Por isso ela é muito divertida para se fazer com as crianças!
Saiba mais
Biscoitos de café com doce de leite

Biscoitos de café com doce de leite

Esses biscoitos são práticos. Aqui não é preciso abrir a massa com rolo e nem sujar muita louça! A modelagem, de maneira despretensiosa, revela a beleza rústica dos biscoitinhos. Para rechear? Colheradas a gosto do doce de leite que você mais ama.
Saiba mais
Translate »