Não deixe o bundt cake grudar!
Não deixe o bundt cake grudar!

Não deixe o bundt cake grudar!

A cena é a seguinte: você preparou um bolo com todo cuidado do mundo, colocou na sua fôrma diferentona de bundt e assou ele no melhor forno do mercado. O resultado? Grudou! Pois ninguém está a salvo, por isso, é bom ler essas dicas!

por Joyce Galvão - 03/03/2018

Um bolo Bundt não é um bolo comum. Embora qualquer tipo de bolo seja delicioso, os bolos bundt são mais divertidos, chamam mais atenção e fazem bonito na hora da apresentação. Isso porque os modelos de fôrmas para esse estilo de bolo possuem design moderno e extremamente diferenciado. Mas, para garantir os bolos mais bonitos é preciso evitar alguns erros!

A fôrma certa para a massa certa

Antes de tudo é preciso saber que uma massa pode ser muito fofinha quando assada em uma determinada fôrma e, ficar um pouco mais densa quando assada em outra. Não é só a técnica ou os ingredientes que respondem ao tipo de bolo que você deseja, a fôrma também tem sua parcela de responsabilidade.

Bolos feitos pelo método poço, cuja principal gordura é o óleo, ou pelo método cremoso, funcionam melhor nesse tipo de fôrma.

FICA A DICA

Que tal uma experiência? Asse a massa desse bolo em uma fôrma bundt, como indicado. E teste também em um tabuleiro de 33x20cm. Prove um pedaço de cada e veja se as características são semelhantes. O que mudou de um método para outro? Faça suas anotações e tire suas conclusões!

Seja natural, não use silicone!

Moldes de silicone são bonitos. Chamam atenção… Podem ser bem uteis para determinados tipos de receitas, mas esse tipo de material vai te desapontar se você tentar assar um bolo!

Outros materiais como vidro (sim, existe fôrma bundt de vidro) também não respondem bem a bolos. O vidro é um péssimo condutor de calor e seu bolo não vai assar de maneira homogênea.

FICA A DICA

Use fôrmas bundt de alumínio triplo (elas são bem pesadas) com uma camada poderosa de teflon. Esse material conduz bem o calor e a camada antiaderente previne seu bolo de grudar.

Unte sua fôrma DIREITO

Sim, as fôrmas de bundt cake possuem uma camada poderosa de antiaderente que existe para ajudar seu bolo a desmoldar lindamente.

Por isso, uma segurança extra não faz mal a ninguém! Especialmente tratando-se de uma fôrma com tantas nervuras e detalhes.

Agora, tire a mão do spray desmoldante. Solta ele! Solta!!! À medida que o bolo assa ele cresce e se agarra nas laterais da fôrma para garantir sua estabilidade e formato. Uma lateral muito escorregadia pode atrapalhar o bom andamento do processo. E além disso, desmoldante em excesso pode ser desastroso!

FICA A DICA

Com um pincel de cerdas macias (como esse aqui) espalhe uma camada homogênea de manteiga em ponto pomada. Não deixe nenhum cantinho sem manteiga! Depois polvilhe farinha de trigo, vire a fôrma de cabeça para baixo e dê umas pancadinhas para retirar o excesso.

Deixe o bolo esfriar

Sua fôrma de bundt cake é bem tratada, conforme você aprendeu aqui. A camada de teflon está em perfeito estado, você untou com perfeição e, até aqui, fez tudo que aprendeu no Sobremesah. Nada poderá te atrapalhar, só a sua ansiedade!

Por isso, tira a mão! Deixa o bolo esfriar, tranquilão em cima de uma grade para bolos (como esse modelo aqui). O descanso é fundamental para que o bolo se estruture e possa retrair da fôrma. E é essa retração que vai fazer seu bolo desgrudar.

Dê tempo ao tempo!

FICA A DICA

Sentiu cheiro de bolo? Fez o teste do palito? Bolo pronto! É hora de deixar ele descansar e as reações se concluírem. Cerca de 10-15 minutos são suficientes para o bolo, por si só, desgrudar da fôrma. Depois é só virar ele de cabeça pra baixo e sorrir de satisfação!

Não deixe o bolo transbordar

Bolo que transborda no forno é terrível! Primeiro que faz muita sujeira e, quem gosta de limpar forno sujo? Segundo que, se você abrir a porta do forno o bolo pode solar, se você não tirar aquela massa que transbordou, vai queimar… O que fazer?

Use a fôrma correta para a quantidade de massa!

Massa em excesso na fôrma vai transbordar e, seu bolo vai murchar e grudar. Ou seja, é cilada Bino!!! Calcule bem o volume da sua fôrma antes de preparar a receita, combinado?

FICA A DICA

Para descobrir o volume da sua fôrma você pode preencher o interior com água utilizando uma xícara medidora ou, pesando em uma balança. Conte quantas xícaras você precisa para preencher toda a cavidade da sua fôrma.

 

Se sua fôrma, no total, suporta 10 xícaras, ou seja, um total de 2400mL, ela pode receber de 2/3 a ¾ dessa quantidade, de massa. Ou seja: 1600 a 1800mL.

VOCÊ SABIA

As receitas americanas de bundt cake tem seu rendimento apresentado em xícaras, assim como as fôrmas tem sua capacidade também apresentadas em xícaras. Isso facilita o confeiteiro esporádico a usar a receita adequada para cada tipo de fôrma!

COLOQUE O CONHECIMENTO EM PRÁTICA

Bolo de abóbora com especiarias

Bolo de abóbora com especiarias

Esse bolo feito com abóbora e perfumado com especiarias é úmido, macio e irresistível. É uma companhia perfeita na mesa do chá da tarde, vai bem no café da manhã e se transforma até em sobremesa!
Saiba mais
Mini bolinho de laranja

Mini bolinho de laranja

Bolos feitos pelo método espumoso geralmente não tem bons resultados em fôrmas bundt. Mas essa receita tem um segredo que vai deixar seu bolo perfeito!
Saiba mais

CONFIRA MAIS

Chega de bolo grudado!

Chega de bolo grudado!

Saiba como trabalhar com as desejadas fôrmas de bundt cake e aprenda, de uma vez por todas, a nunca mais sofrer com os bolos grudados!
Saiba mais
Privado: Como untar uma fôrma de bundt cake corretamente

Privado: Como untar uma fôrma de bundt cake corretamente

Saiba mais
Translate »