Chega de bolo grudado!
Chega de bolo grudado!

Chega de bolo grudado!

Saiba como trabalhar com as desejadas fôrmas de bundt cake e aprenda, de uma vez por todas, a nunca mais sofrer com os bolos grudados!

por Joyce Galvão - 03/03/2020

Eu sei como é. Sei bem!

Você se apaixonou por aquela fôrma linda e maravilhosa de bundt cake. Juntou centavo a centavo para adquirir o último modelo lançado, com design complexo, cheio de curvas e quinas complicadas.

O desafio está lançado e você, com entusiasmo, prepara uma massa de bolo com toda atenção e carinho. Unta a fôrma com muito cuidado, sabendo dos avisos prévios que todo mundo deu! Mas de nada adiantou, o seu pior pesadelo é real: seu bolo grudou. O que fazer (além de chorar)?

O caos está instalado: a entrega do cliente atrasa. Você perde dinheiro. Perde ingrediente. Perde TEMPO! No melhor dos casos, se você preparou um bolo para impressionar os colegas, leva o bolo feio mesmo para o escritório e pensa: “o sabor compensa”. E sim, compensa. Mas você se sente frustrada, a(o) pior confeiteira(o) do mundo!

Calma. O problema não é você. “Sou eu”, diz a fôrma! Na pior cena de novela mexicana você descobre que esse, na verdade, é um problema tão comum que até a Joyce (eu!), autora do livro A Química dos Bolos, já teve seus dias de infortúnio! E por isso mesmo eu posso ajudar você. Aqui vão seis dicas para você nunca mais sofrer desse mal!

1. DE OLHO NA FÔRMA!

A Nordic Ware é a responsável por produzir fôrmas lindas e que arrancam suspiros de muitos confeiteiros. Tamanho sucesso da marca – com 74 anos de história –  fez com que surgissem muitas cópias ruins no mercado.

As fôrmas são feitas com alumínio triplo e uma camada de teflon poderosa, para justamente ajudar no momento crucial do bolo: a hora de desenformar! Por isso atenção!

Além da marca Nordic Ware você encontra fôrmas de bundt cake das marcas Wilton e Cuisinart, que funcionam super bem! Algumas marcas brasileiras que eu testei tem uma camada áspera interna, que mesmo que aparente a presença de teflon, são uma roubada. Fuja delas!

Mais importante que investir seu dinheiro em uma fôrma de qualidade é saber como cuidar dela.

Eu tenho minhas fôrmas de bundt a muitos anos! No início elas nunca grudavam. Com o tempo começaram a ser o meu pior pesadelo. Isso porque eu não cuidava delas e, desenformado o bolo, jogava na pia e tacava água, mesmo com a fôrma quente. Passava a bucha pelo lado verde ou então, colocava na máquina de lavar…

Tudo que fiz foi retirar a camada de teflon que evitava que meus bolos grudassem. E, em uma fôrma com tantas nervuras, essa camada é garantia de bolos bonitos. Por isso…

2. CUIDE DA SUA FÔRMA!

Desenformou o bolo? Espere a fôrma esfriar completamente para lavar.

Use sempre uma esponja multiuso macia, não abrasiva e, dê preferência apenas para a parte amarela. Se você precisar usar a parte verde para lavar a sua fôrma… Olha… Só entre nós: você está com um problema muito mais sério que pensamos!

Eu uso (e indico) essa esponja aqui, mas qualquer esponja bem macia serve!

Ah, evite bucha e palhas de aço! Fuja delas! 

Detergentes também podem estragar sua fôrma, por isso, use um produto não abrasivo. Eu gosto muito do detergente da marca Positivo, pois além de não destruir a sua fôrma ele não é poluente. (E sim, eu acho que precisamos nos preocupar (e muito) com os produtos de limpeza na cozinha!)

Depois de lavada, deixe a fôrma secar naturalmente no escorredor, de cabeça para baixo e certifique-se de que ela ficou realmente limpa. Qualquer resquício de sujeira ou gordura, pode fazer seu bolo grudar. Se necessário seque com um pano macio e limpo.

E ah! Para guardar, nada de enfiar uma fôrma dentro da outra! Coloque-as de cabeça para baixo – no armário ou estante – e se possível, tente não empilhar! Você não quer riscar suas bebezinhas! 😉

ERRAR É HUMANO

Fôrmas de silicone não funcionam para assar bolos, só para preparo de entremet, mousses ou qualquer outra receita que precise ser congelada. A maleabilidade da fôrma ajuda muito no momento de desenformar o doce congelado. No mais, evite. E se usar, unte.

3. USE O TIPO CERTO DE GORDURA

Eu, Joyce, não gosto de spray desmoldante. É poluente (pense sempre nos descarte da embalagem), em excesso pode arruinar seu bolo e, acredite: ele pode destruir a camada de teflon da sua fôrma.

Manteiga e farinha eram os melhores amigos de nossos antepassados. Continuam sendo os nossos. Não entendo por que algumas pessoas romperam esse laço tão incrível que herdamos de nossas avós.

Agora, nem só de manteiga é feita essa linda amizade. Margarina ou gordura vegetal hidrogenada também funcionam muito bem. Isso mesmo que você leu: GORDURA VEGETAL. “Eca”, você diz. É, é eca mesmo! Mas você não está enfiando uma colher de gordura na boca, você está untando sua fôrma e, (o que realmente vai te convencer) fazendo com que seu bolo não grude!

Fique tranquila(o). Esse é o único momento que você vai usar essa gordura. E, pensando bem, se ela é como uma cera de vela, realmente não vai deixar seu bolo grudar. É mais barata, não vai destruir sua fôrma, e muito mais eficiente.

E para o time do spray desmoldante. Você acha que ele é feito do que?

4. UNTE BEM, UNTE COM PERFEIÇÃO!

Para garantir bolos lindos saindo perfeitos da sua fôrma, passe manteiga – ou a gordura que quiser – por cada cantinho dela. Besunte tudo!

Tenha um olho clínico e não deixe nenhum (EU DISSE NENHUM!) pequeno, micro, insignificante cantinho sem untar. Esse micro cantinho que ficar sem uma boa camada de gordura vai ser seu pior inimigo. Ele, sozinho, esse micro $%&#@ (pense em um palavrão bem feio) tem a força de prender seu bolo e arrancar, no mínimo, um grande pedaço no momento de desenformar. Ou seja, ele vai colocar tudo a perder!

Para evitar isso use um pincel de cerdas macias. Pode ser pincel de artesanato – desde que as cerdas não se desprendam! Eu uso esse aqui a anos! Quando ele começa a soltar as cerdas (o que demora bastante!) eu jogo fora e compro um novo. É barato, eficiente e vai no cantinho que eu mandar ele ir! Basta lavar bem antes do uso. Outra opção é esse aqui com o cabo de plástico.

Ah, se possível, escolha sempre um pincel com cerdas pretas -, assim você enxerga se qualquer pelinho grudar na sua fôrma.

Nesse momento você deve estar se perguntando: e o pincel de silicone? Eu (Joyce!) não gosto. Mas, se você se dá bem com ele, aposte nesse aqui.

Depois, só no momento em que a massa ficar pronta, polvilhe a farinha. Vire a fôrma de cabeça para baixo e dê alguns soquinhos para retirar o excesso, e formar uma camada fina. Se você fizer isso com muita antecedência a farinha absorve a gordura e, além de deixar uma camada grossa no bolo, pode fazê-lo grudar.

5. NÃO SEJA MONOGÂMICA(O)

Se você untou sua fôrma a vida inteira com manteiga e farinha e sempre teve sucesso, siga fazendo isso! Mas saiba que você pode usar farinha de castanhas – como a de amêndoas. Ok, ok… não é barato, eu sei! Mas você também pode utilizar fubá, farinha de rosca, sêmola…

Se estiver preparando um bolo de chocolate, tudo bem usar farinha de trigo. Seu bolo não vai ficar branco (como todo mundo diz…) Mas você também pode utilizar cacau em pó, ou fazer uma mistura de cacau e farinha. E, acredite: pode untar com açúcar refinado também! Ele deixa uma camadinha mais crocante, mas funciona super bem!

FICA A DICA

Se você perceber que algum cantinho na lateral grudou, use uma espátula de plástico maleável para desgrudar algum ponto específico antes de sair sacudindo a fôrma loucamente!

6. FIQUE FRIA(O)!

O bolo ficou pronto? Retire do forno e deixe a fôrma sobre uma grade até amornar – cerca de 10-15 minutos. Fique fria(o) e dê tempo para as reações acontecerem! Tome um café, lave a louça que ficou na pia, tire um descanso. Só então vire! Envolva a fôrma em um pano de prato, e vire de uma vez sobre a grade.

Em meus tempos áureos de produção, o bolo mal saia do forno e eu já virava de ponta cabeça (o bolo, não eu) e desenformava. Sim, eu era atrevida e audaciosa. Mas é que eu fazia tanto bolo, e entendia tão bem as minhas massas… E, honestamente (não conta para ninguém), perdi muito bolo para alcançar esse nirvana.

Mas, conselho de amiga, espere esfriar um pouco. Com isso o bolo vai estruturar, vai ficar mais firme, e a chance dele se esborrachar é bem menor. Ah, uma reza é sempre bem-vinda. Ajuda…

TENTE OUTRA VEZ!

Minhas dicas não funcionaram e seu bolo grudou. Não me xingue! Calma, calma. Mantenha a calma! Tire suas mãos do bolo, com calma… Afaste-se e respire fundo. Inspire, expire…

 

Agora você vai colocar uma panela grande (que a fôrma entre folgadamente) com água no fogo e esperar ferver. Desligue o fogo e coloque a sua fôrma, com o bolo grudado dentro. Deixe aquecer um pouco, retire, vire de cabeça para baixo e, com os dedos cruzados, torça para que ele desgrude!

 

Se mesmo assim o bolo não sair, a última alternativa é: congele. Retire o bolo do congelador, faça novamente o banho-maria e tente outra vez!

VOCÊ SABIA?

A Nordic Ware só começou a produzir suas fôrmas com uma cobertura de Teflon nos anos 60, foi então que as vendas dispararam e ela começou a ganhar fama.

 

Será que, para a empresa encontrar essa solução, os confeiteiros sofriam do mal do bolo grudado também?

Não existe uma massa certa para esse tipo de fôrma. E eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem! Ou seja… Nem toda massa é ideal, mas qualquer uma pode funcionar. Tudo vai depender da fôrma e da massa.

Massas feitas pelo método manual e liquidificador (direto ou poço) e pelo método cremoso funcionam que é uma maravilha. São ideais para todos os formatos. Já as massas feitas pelo método espumoso funcionam em mini bundt. Por isso, não deixe a regra impedir sua criatividade. Teste, experimente e viva com profundida esse incrível mundo de fazer bolos!

COLOQUE O CONHECIMENTO EM PRÁTICA

Bolo de abóbora com especiarias

Bolo de abóbora com especiarias

Esse bolo feito com abóbora e perfumado com especiarias é úmido, macio e irresistível. É uma companhia perfeita na mesa do chá da tarde, vai bem no café da manhã e se transforma até em sobremesa!
Saiba mais
Privado: Massa básica para fôrma bundt

Privado: Massa básica para fôrma bundt

Saiba mais

Confira outros conteúdos relacionados

O que é bundt cake?

O que é bundt cake?

Os formatos diferenciados chamam a atenção em qualquer mesa. Conheça a história por trás das queridinhas fôrmas da Nordic Ware!
Saiba mais
Privado: Como untar uma fôrma de bundt cake corretamente

Privado: Como untar uma fôrma de bundt cake corretamente

Saiba mais
Translate »