Parfait, perfeito!
Parfait, perfeito!

Parfait é uma sobremesa ou um prato para comer no café da manhã? Os dois! Da indulgência gelada de chocolate com bastante calda à mistura de iogurte com frutas o parfait é sempre perfeito!

por Joyce Galvão - 20/01/2015

Parfait não é (só) como se fala perfeito em francês, é também o nome de uma sobremesa gelada deliciosa e, literalmente perfeita, que data de 1750.

Perfeita porque parece sorvete, mas que não precisa de máquina de sorvete para ser feita, e também porque possui uma textura de mousse, mas com toda a refrescância do sorvete (e convenhamos que qualquer coisa que consiga ser comparada a sorvete e ser melhor, sem dúvida nenhuma é perfeita!!). Além disso, também pode ser algo extremamente leve (e pode até ser incluído na dieta) e ultra saudável!

A diferença entre o parfait e a mousse basicamente está no congelamento e na forma de ser servida: em taças específicas para parfait (como as de milk shake ou sundae) ou moldes.

O parfait pode ser feito por qualquer método pela qual uma mousse também é feita e ter o sabor que você desejar! Mas também pode ser feita intercalando camadas de creme e frutas. Confuso?

Existem pelo menos duas versões de parfait, a francesa e a versão americana.

A receita francesa (criada no século XIX ) se refere a uma sobremesa congelada feita a partir da formulação de mousses e que possui uma textura semelhante ao sorvete de massa convencional. Toda a leveza da sobremesa é dada por “agentes de ar” como a pâte à bombe, merengues e creme batido (crème fouettèe). Pode possuir um toque alcoólico, o que “auxilia” no congelamento da sobremesa evitando que cristais de gelo se formem mantendo o doce cremoso e claro, perfeito!

A versão americana refere-se a uma sobremesa feita com camadas de creme parfait e frutas frescas ou camadas de iogurte intercaladas com granola, nozes ou frutas frescas. Mas isso não te assemelha ao Sundae? Pois bem, o sundae assim como o parfait americano é uma sobremesa de camadas de sorvete com frutas frescas, licores, nozes, granola, etc, e segundo o dicionário Oxford a origem do termo é obscura e pode referir-se à Sunday – domingo em inglês.

Entre tantas histórias sobre a invenção do sundae a mais aceita diz que é uma variação da sobremesa “ice cream soda”, que era consumida aos domingos (Sundays) em Illinois. Mas a semelhança é clara, não?

De qualquer maneira, seja falando parfait com biquinho ou arranhando no inglês, aqui no site você confere as duas versões da sobremesa e pode descobrir qual a sua preferida!

PARFAIT!

Parfait de chocolate e avelã

Parfait de chocolate e avelã

O parfait é uma sugestão deliciosa para uma sobremesa de verão. É gelado, suporta melhor as altas temperaturas nesse nosso país tropical e dispensa a máquina de sorvete! A versão de chocolate e avelã é certeira para agradar, ainda mais se guarnecida com calda e pralin! Não há quem resista!
Saiba mais
Parfait de maracujá

Parfait de maracujá

Essa versão americana do parfait é leve e tão refrescante quanto a versão francesa. Dá para transformar em um ótimo café da manhã substituindo o merengue por granola e outros itens que preferir! Servidas em potes faz a sobremesa ganhar charme e descontração, além de atrair olhares curiosos e estômagos famintos!
Saiba mais

CONFIRA OUTROS CONTEÚDOS!

5 tendências para uma nova confeitaria

5 tendências para uma nova confeitaria

A vida está em constante mudança, com a confeitaria não poderia ser diferente! É preciso repensar, estudar e modernizar, mas sem deixar o nosso passado, a nossa história de lado!
Saiba mais
Como preparar (e substituir) buttermilk

Como preparar (e substituir) buttermilk

Já sabemos: você está com uma receita estrangeira em mãos e um dos ingredientes é buttermilk. Você não tem ideia de como substituir! Aqui vai uma receita simples para produzi-lo, duas formas de substitui-lo e ainda, um artigo para você entender melhor o ingrediente!
Saiba mais
Translate »