


Chocolate quente cremoso
O segredo de um bom chocolate quente? Temperatura e um bom chocolate (o melhor!)
por Joyce Galvão
ESSA RECEITA
🧍 SERVE PARA ESPANTAR O FRIO E DAR UM CALORZINHO NO CORAÇÃO! AH… SERVE TAMBÉM UMA PESSOA!
💖 SE QUISER FAZER PARA MAIS PESSOAS (CHAMA O CRUSH!) BASTA MULTIPLICAR PELO NÚMERO DE XÍCARAS QUE DESEJA FAZER!
📺 VOCÊ VAI PRECISAR DE UM COBERTOR QUENTINHO, UM SOFÁ ACONCHEGANTE E NETFLIX.
SOBRE ESSA RECEITA
Eu sempre fiz chocolate quente a olho: uma quantidade do meu chocolate favorito dentro da xícara, um tanto de leite quente, misturado pouco a pouco até ajustar a textura e, dependendo do meu espírito, especiarias.
Parece óbvio, mas não é tão simples, afinal, estamos lidando com chocolate e temperatura, duas variáveis que não se combinam tão bem quanto chocolate quente e friozinho!
Confesso que não gosto de beber creme de leite fresco, o excesso de gordura me incomoda. Tampouco gosto de chocolate com amido de milho, nada a ver! Para mim basta leite (às vezes até água! 😲 #chocada ) e chocolate, simples assim!
Vamos à receita?
INGREDIENTES
AH!
Quer um sabor bem, mas beeeem potente de chocolate? Substitua o leite por água! Isso mesmo, água! Confia… coloca água nesse chocolate!
PARA O CHOCOLATE
- ½ xícara (chá) | 100g
chocolate no mínimo 50% cacau - ¾ xícara (chá) | 180mL
leite (de vaca ou vegetal)* - 1 colher (sopa) | 8g
cacau em pó alcalino (ou natural)
PARA TEMPERAR
- 1/4 fava baunilha (sementes e fava)
- 1 pitada de canela em pó
- 1 colher (chá) | 5mL
mel de borá - 1 colher (chá) | 3g
tahine (pasta de gergelim)
FICA A DICA
Escolha aquele chocolate pelo qual você se derrete! Aquele que um pedacinho nunca é o suficiente e você passa a tarde toda pensando nele.
Ah! E aposte no chocolate com maior porcentagem de cacau, isso vai garantir a textura da receita. Mas se você é do time das bebidas mais doces, prefira adoçar seu chocolate com açúcar ao invés de diminuir a porcentagem de cacau do chocolate.
ANTES DE COLOCAR A MÃO NA MASSA



- Chocolate quente bom, gostoso, de beber feliz da vida TEM que ser feito com o seu chocolate favorito! Esqueça a marca, pense no sabor, na qualidade e complexidade de uma barra irresistível.
As minhas escolhas estão sempre rodeando os produtores de chocolate bean-to-bar (da semente à barra). Torras corretas, sabores complexos e pouca quantidade de açúcar. São essas barras o maior segredo dessa receita!
- Se o seu chocolate delicioso vier em formato de barra, deite ele em uma tábua e pique bem fininho. Assim ele derrete de maneira preguiçosa e suave!
- Não substitua a fava de baunilha por extrato ou essência. Queremos um sabor suave e não dominante. Se não tiver acesso omita da receita ou substitua por 5 grãos de pimenta-do-reino preta. Um sabor não tem nada a ver com o outro (I KNOWWWW), é só uma substituição!
MODO DE PREPARO
AH!
Para temperar seu chocolate acrescente as especiarias ao leite (ou água) durante a fervura. O tahine, junte ao chocolate e cacau em pó, para receber o líquido quente!
- Abra a fava de baunilha com um faquinha, no sentido do comprimento. Com as costas da faquinha retire as sementes.
- Em uma panelinha ferva o leite (ou água) suavemente em fogo médio com o mel, fava e sementes da baunilha. O fogo alto é muito brusco e pode separar a gordura do leite (se for integral) e ao invés de um chocolate cremoso e homogêneo você vai ter glóbulos de gordura boiando na superfície.
- Junte o chocolate picado, a pasta de gergelim e o cacau. Aguarde alguns segundos e então mexa até formar uma ganache espessa e brilhante.
- Desligue o fogo e sirva fumegante para espantar o frio! Finalize com canela em pó.
- Abrace a xícara com as mãos, puxe o cobertor e dê o play no seu seriado favorito!
PARA ACOMPANHAR O CHOCOLATE!


Cookie de baunilha com chocolate
O QUE É BEAN-TO-BAR?

Bean to bar como ferramenta para a confeitaria
