


Pão de canela e laranja | pull apart coffee cake
Esse pão é uma opção perfeita para um delicioso brunch. Mesmo que a aparência super diferente possa parecer algo de outro mundo, ele é bem fácil de ser feito. Basta seguir o passo-a-passo descrito na receita que o sucesso é garantido!
por Joyce Galvão
ESSA RECEITA
SERVE 5 A 6 PESSOAS
RENDE 1 UNIDADE EM FÔRMA RETANGULAR DE 24x12x10cm
VOCÊ VAI PRECISAR DE PACIÊNCIA!
INGREDIENTES
MASSA
- 5 2/3 xícara (chá) | 680g
farinha de trigo - 1/3 xícara (chá) + 1 colher (sopa) | 72g
açúcar refinado - 3 ¼ colher (chá)| 11g
fermento biológico seco - ¾ colher (chá) | 4g
sal marinho moído - ½ xícara (chá) | 120mL
leite integral - 1/3 xícara (chá) + 2 colheres (chá) | 90mL
água filtrada - 1/3 xícara (chá) + 1 colher (sopa) | 83g
manteiga sem sal - 1 colher (chá) | 5mL
extrato de baunilha - 3 unidades | 150g
ovos médios
AH!
A manteiga noisette (avelã em francês) leva esse nome por conta da cor e do aroma ela ganha conforme as proteínas do leite vão dourando e ganhando um sabor mais adocicado, intenso e que lembra muito avelãs assadas!
RECHEIO
- 1 xícara (chá) | 180g
açúcar refinado - 2 colheres (chá) | 8g
canela em pó - raspas de ½ laranja pera
- ¼ xícara (chá) | 55g
manteiga noisette
COMO PREPARAR


MASSA PARTE I
- Na tigela da batedeira junte 3 xícaras (chá) / 420g de farinha de trigo, o açúcar, o fermento e sal. Reserve.
- Em uma panela pequena junte o leite, água e manteiga. Aqueça até a manteiga derreter e a mistura atingir 50 °C. Junte o extrato.
- Com o gancho comece a bater a mistura de secos em velocidade baixa, verta lentamente a mistura morna de líquidos. Junte os ovos, aumente a velocidade da batedeira e bata até formar uma massa lisa e homogênea.
- Junte mais 1 ½ xícara (chá) / 210g farinha de trigo e bata até homogeneizar.
- Unte uma tigela limpa e seca com óleo. Besunte as mãos com o óleo e retire a massa da batedeira. Transfira para o bowl untado, cubra com filme plástico e um pano de prato limpo.
- Deixe a massa descansar em local seco e quente por 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
- Após o crescimento você pode levar a massa para a geladeira e finalizar na manhã seguinte – para comer o pão quentinho no café da manhã. No dia seguinte retire a massa da geladeira, deixe descansar por 30 minutos e siga com os procedimentos abaixo. Enquanto descansa faça o recheio.
- Coloque a manteiga em uma panela e derreta em fogo médio até que ela adquira uma coloração dourada. Retire a espuma formada e reserve.
- Em uma tigela misture o açúcar, a canela e as raspas de laranja. Reserve.
- Unte a fôrma com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Reserve e continue o preparo.
MASSA PARTE II
- Pegue a massa descansada, retire da tigela e abra com o auxílio de um rolo em uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Abra um retângulo de aproximadamente 30x60cm.
- Pincele a manteiga noisette por toda a extensão da massa e polvilhe a mistura de açúcar, canela e raspas.
- Corte a massa em 6 tiras e coloque uma tira sobre a outra, e então corte essa “sanduíche” em 6 quadrados.
- Disponha cada quadrado na fôrma preparada, separando as tiras como se fossem folhas de livro. Quanto mais displicente você for nesse momento, mais bonito seu pão ficará!
- Cubra o pão com um pano de prato e deixe descansar por 30/45 minutos em um local quente e seco, ou até dobrar de volume.
- Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180 °C. Assim que o pão fermentar leve ao forno por aproximadamente 30/45 minutos ou até a superfície ficar bem dourada.
- Assim que assado retire o pão do forno, e sirva quentinho! Ele também pode ser guardado por até dois dias, mas eu duvido que sobre algum pedaço depois de um delicioso café da manhã!
FICA A DICA
A pergunta é: precisa ser farinha para pão? A boa notícia então será: não!
Uma próxima pergunta poderia ser: precisa se preocupar com o ponto de véu? A deliciosa resposta é: não!
Essa é uma receita bem simples e caseira de pão, que os americanos chamam de bolo (?). Por isso não precisa se preocupar com nada – apenas siga os passos e se delicie com um pão quentinho, feito pelas suas próprias mãos!
Ah! Só mais uma coisa! Se não quiser usar açúcar, canela e raspinhas de laranja você pode incrementar com mil sabores: pasta de avelã, geléia de frutas diversas, creme de amendoim, damascos picados com nozes… tudo o que a sua fome ajudar a pensar! Crie seu sabor e depois volte aqui pra contar!
PARA O CAFÉ DA MANHÃ

SAIBA MAIS

A ciência do cookie perfeito
