Griottines
Griottines

Griottines são cerejas morello maceradas em eau de vie de cereja (ou kirsch), tradicionais de Fougerolles (Haute-Saône) em Franche-Comté, ao leste da França. É claro que a gente criou a nossa versão para aproximar a França do Brasil, né?

por Joyce Galvão

ESSA RECEITA

RENDE UM VIDRÃO MAS EU, SE FOSSE VOCÊ, DOBRARIA… NÃO! QUADRUPLICARIA A RECEITA PARA TER CEREJA O ANO INTEIRO NA GELADEIRA!

INGREDIENTES

AH!

Escolha as cerejas mais firmes e azedinhas!

    • 20-24 unidades | 200g
      cerejas frescas, sem cabo e sem caroço
    • ½ xícara (chá) | 45g
      açúcar refinado
    • ½ xícara (chá) | 120mL
      kirsch
    • 1 fava de baunilha
    • 1 tira de limão (siciliano ou taiti)
cerejasfrescas
cerejasemcalda
griottines
cerejasfrescas
cerejas

FICA A DICA

Você pode fazer a quantidade que quiser dessa receita. Ela dura o ano todo em geladeira desde que mantida em recipiente hermético. Depois de aberta, mantenha na geladeira e consuma em até 15 dias.

COMO PREPARAR

    1. Lave as cerejas e retire os cabos e caroços – utilize um descaroçador de cerejas ou corte em metades e retire os caroços.
    2. Junte em uma panela as cerejas, o açúcar, a fava de baunilha (casca e sementes), a tira de limão e 2 colheres (sopa) do kirsch. Cozinhe em fogo médio até as cerejas ficarem macias e com um tom vermelho-escuro e o xarope engrossar. Isso demorará por volta de 10 a 15 minutos.
    3. Adicione o kirsch restante e deixe esfriar em temperatura ambiente.
    4. Transfira as cerejas em calda para um vidro higienizado, com fechamento hermético, e guarde na geladeira. Com o tempo o gosto fica ainda melhor!

APRENDA MAIS!

A origem da Schawarzwälder Kirschtorte

A origem da Schawarzwälder Kirschtorte

O bolo Floresta Negra é um dos bolos mais conhecidos e populares do mundo. Amado ou não, é um bolo simples e que possui uma história cheia de lendas, deixando tudo muito mais divertido!
Saiba mais
Cereja de chuchu? Ah vá!

Cereja de chuchu? Ah vá!

Será que a cereja vermelha quase fluorescente é mesmo feita de chuchu ou é apenas lenda urbana?
Saiba mais
Translate »