Lojas imperdíveis em Paris
Lojas imperdíveis em Paris

Lojas imperdíveis em Paris

Paris é a cidade do amor, da comida, dos sonhos e das lojas mais incríveis de cozinha! Eis aqui o guia das lojas mais incríveis para confeiteiros e apaixonados por comida!!!

por Joyce Galvão - 22/07/2019

Ah… Paris!

Estar na Cidade Luz é caminhar sem lenço, nem documento com uma baguete embaixo do braço e beber um garrafa de vinho nas margens do rio Sena. Acordar cedo e ver confeiteiros, cozinheiros e padeiros abrindo suas lojas, o cheiro de pão fresco invadindo as ruas…

Paris é o lugar para amantes da gastronomia não só pelos seus restaurantes e confeitarias, mas também pelas lojas de utensílios! Louças de design único, marcas de desejo, como a Mauviel (que Dior que nada!) e suas panelas, ah… As incríveis panelas de cobre que você só encontrará em: Paris!

Para aproveitar sua próxima viagem fiz uma seleção das minhas lojas preferidas na cidade. Prepare o martelo para quebrar o porquinho e boas compras!

Astier de Villatte

[as cerâmicas mais lindas]

A Astier de Vilatte tem um estilo único que celebra o passado com um toque de humor e irreverência. Entre perfumes (em colaboração com uma das principais perfumistas de Takasago, Françoise Caron), papelaria e móveis, o que eu mais amo nessa loja são as cerâmicas! É uma mais linda, diferente (e peculiar) que a outra, com uma estética incrível e extremamente elegante!

Ivan Pericoli e Benoît Astier de Villatte, fundadores da casa, buscam preservar técnicas e conhecimentos tradicionais das antigas lojas de cerâmica do século XVIII, trabalhando com os melhores artesãos parisienses que produzem todas as cerâmicas à mão, por isso as peças são tão únicas.

A dupla de artistas plásticos criou o Astier de Vilatte em 1996 na elegantérrima (mas ainda clássica e um tanto pitoresca) rue du Faubourg Saint-Honoré. O mais famoso fabricante parisiense, Pont-aux-Choux, produziu milhares de peças de cerâmica no século XVIII, bem no coração do Quartier Latin, posteriormente outros estúdios de cerâmica prosperaram na mesma região no século XIX. Sucessor desses famosos fabricantes, a Astier de Villatte é agora o único estúdio importante a manter viva a tradição da produção artesanal de cerâmica em Paris.

Desde que conheci a loja em 2008, na minha primeira vez na cidade, sempre desejei voltar só por causa dela (mais que os doces!), pensando na engenharia que poderá tornar possível voltar ao Brasil com tantas peças que o meu bolso me permitirá comprar! Na minha primeira visita eu queria tudo, em particular as jarras e jarrinhas, os pratos… Ah! Os pratos!!!! Meu amor e vício eternos. E as tigelas? Ah! As tigelas…

A Astier Villatte tem uma habilidade especial de reinterpretar técnicas e estéticas do passado em peças muito modernas e, por isso, para mim, é uma das marcas mais interessantes de Paris. Se você estiver com viagem marcada, coloque-a no seu itinerário como a primeira loja a ser visitada, você não vai se arrepender (seu bolso, talvez sim!).

ANOTE O ENDEREÇO

Astier de Villatte

173 Rue Saint honoré | 75001, Paris

Déco Rélief

[ingredientes para confeiteiros]

Tem pouco tempo em Paris e precisa de equipamentos específicos para confeitaria? Visite a Mora, atravesse a rua e vá à Déco Rélief buscar moldes e acessórios exclusivos. Encontre corantes para chocolate nas cores mais incríveis que você já viu, stencils, fôrmas, ingredientes, moldes para escultura de açúcar… Resumindo: um paraíso para confeiteiros e chocolatiers!!

ANOTE O ENDEREÇO

Déco Rélief

9 Rue Montorgueil | 75001, Paris

Mora

[utensílios]

A Mora existe desde 1814 e fica no centro de Paris, atrás do Les Halles; logo você vai poder aliar o útil ao agradável! Claro que ela não está colada na Torre Eiffel, mas o trajeto de um ponto ao outro reserva muitos passeios deliciosos por diversas confeitarias, como a Ladurée.

Escute (leia, ops!) o que estou dizendo: esse é o destino certo para todo amante da cozinha. Você saberia me dizer onde encontraria uma sessão exclusiva de utensílios para produzir geleias? Uma loja que vende luvas de todos os tipos: daquelas de forno até as específicas de chocolate? Talheres para mesa, pinça (das mais diversas) para cozinheiros, uniformes, livros, ingredientes e aaaaaaaaaaah! É enlouquecedor!!!

Sério, você encontra de tudo, desde uma seleção incrível de fôrmas, moldes, espátulas, bicos de confeiteiro (aqui você vai encontrar o desejado bico St. Honoré), a ingredientes diversos, entre eles baunilha!!!!

É uma loja para gastar um bom tempo olhando tudo com muita calma. Ah! Para os amantes da marca Matfer, é aqui que você vai encontrar muitos produtos, como a desejada espátula de chocolate!

Anote o endereço

Mora

13 Rue Montmartre | 75001, Paris

E.Dehillerin

[utensílios]

Se o seu sonho é ter uma panela de cobre aqui é o lugar!

Essa loja é muito mais charmosa que a Mora e, da mesma maneira, tem uma seleção incrível de utensílios para cozinha. Mas as panelas de cobre são a atração principal!!! O meu sonhos de consumo é uma panela de cobre de banho-maria… Ah, quantos anos sonhando com você mon amour!

Você vai descobrir panelas que nem imaginava que poderiam existir e, além… Muito além, você vai descobrir que sempre desejou uma panela que nunca soube que existia! Duvida? Procure por uma Turbotiere e  na volta de sua viagem você me conta!!!

O único problema é saber como despachar umas 10 panelas de cobre na mala… Bom, e saber como pagar por elas, claro! 💸

Anote o endereço

E.Dehillerin

18-20 rue Coquillière | 75001, Paris

PCB Creation

[ingredientes]

Outro paraíso para os confeiteiros. Paris é de enlouquecer, por isso, uma viagem só não basta! Para conseguir trazer tudo que você quer comprar (além do dinheiro, claro) é preciso um container!

Na verdade, o momento em que saio de uma loja deixando para trás produtos que eu adoraria ter disponível no Brasil, dá uma tristeza… Aposto que você já encheu um carrinho de compras online e depois fechou a página com dor no coração. Eu sei… Conheço você! A sensação em Paris é a mesma!

Na PCB Creation você vai encontrar as decorações e os acabamentos mais maravilhosos e diferentes para todos os tipos de doces! Sabe tudo que torna os doces franceses incríveis visualmente? É aqui que você vai encontrar!

ANOTE O ENDEREÇO

PCB Creation 

1 rue de Hollande, Paris

Merci

[casa & cozinha]

Tem achadinhos fofos, como panelinhas. Além dos itens de desejo como as panelas da Mauviel.

Claro que tem muita coisa bonita e que coça a mão para levar, mas precisa ficar atento pois muitas peças são comuns e você pode encontrar no Brasil. Como os potes da Weck! O olhar precisa estar atento àquilo de mais diferente e que você só vai encontrar em Paris!

Não é uma loja específica de cozinha! Aqui você vai encontrar tudo para deixar sua casa com ares parisienses e o seu armário com o estilo de uma verdadeira “francesa”. Como eu gosto de dizer (e comparar), é uma Anthropologie francesa trés chic!

Anote o endereço

Merci

111 Boulevard Beaumarchais | 75003, Paris

G. Detou

[ingredientes]

Tem muita coisa! Muitaaaaa coisa mesmo! As prateleiras são sobrecarregadas (porque a loja é bem pequena) dos mais incríveis, incomuns e “que só tem aqui” ingredientes que você possa imaginar! É um paraíso para quem ama confeitaria!

Não à toa, como o nome indica (J. Detou é uma brincadeira de palavras que significa “eu tenho tudo”) essa loja tem: TUDO! Seja você confeiteiro ou não, por favor: visite a G. Detou. Flores comestíveis, óleos essenciais de todos os tipos, os mais variados tipos de chocolate
Sabe aquelas lojas que vende doces em atacado no centro da cidade? Abarrotadas de guloseimas esquisitas e duvidosas? A G. Detou parece uma loja dessas com a diferença de que tudo é delicioso, provocativo e irresistível!

Fica pertinho do Musée du Louvre, localizada no “triângulo dourado” das lojas de alimentos no 2nd arrondissement. Se você estiver indo com acompanhantes faça como eu: deixe-os visitar o museu e vá gastar o seu tempo na G. Detou. É quase quase um museu de ingredientes e perdição! Ou, faça um combinado: uma visita na G. Detou por uma caixa de calissons du Roy René!

Ainda precisa de mais material para convencer suas companhias de viagem? DOCES! É a maior e mais deliciosa mercearia dos sonhos de todos os confeiteiros franceses (e do mundo!) Ah, a galera não curte doce? Presentes! Compre presentes para a família! Sério, aqui você encontrará de tudo: todo tipo de açúcar, pastas saborizantes, extratos, baunilhas (ah as baunilhas), pistache iraniano, a incrível mostarda Edmond Fallot (não saia de Paris sem um pote dela!)

Presentes também não funcionou? Sabores! Descobertas! COMIDAAAAAA! 😵

Ah, sabe de uma coisa. Faça de tudo que puder e passe na G. Detou. Depois dê a desculpa que só vai dar uma olhadinha da E. Dehillerin que é bem pertinho. Só uma olhadinha (de mais 50 horas!)

Anote o endereço

G. Detou

58 Rue Tiquetonne | 75002, Paris

La Bovida

[equipamentos e utensílios]

Aqui você vai encontrar panelas, uma seleção incrível de fouets, temperos bem especiais e, bom… Tudo que você precisa para cozinhar, inclusive embalagens e materiais de limpeza. Não que eu ache que você vai trazer material de limpeza da França pro Brasil, mas, como uma loucamente apaixonada por gastronomia, eu não duvido de nada nem de ninguém! Vá em frente!!!

A La Bovida fica em uma esquina extremamente charmosa (e instagramável) de Paris e, vende desde equipamentos clássicos para cozinha profissional (e caseira) a uma série de coisas para iniciar um empreendimento: da panela à embalagem de delivery. As panelas e frigideiras são inclusive usadas como objeto de arte, penduradas no teto da loja em uma gigantesca estrutura de ferro forjado.

Não é uma lugar com muitos artigos de confeitaria, e os preços geralmente são mais caros que a Mora e E. Dehillerin. Mas vale a visita especialmente se você busca comprar toque blanche (em diversos modelos e estilos)!! Entre, morra de desejos e saia daqui sem nenhum euro para contar história , mas saia feliz!

Anote o endereço

La Bovida

36 Rue Montmartre | 75001, Paris

A. Simon

[restaurantes e catering]

Para equipamentos de cozinha e catering, a A. Simon está dividida em duas unidades: uma com louças e tudo que você precisa para uma mesa posta bem refinada e, outra loja com utensílios de cozinha e equipamentos variados.

De todas as lojas essa provavelmente é a mais cara e, só vale a visita por curiosidade ou, para fechar a rota de lojas incríveis de Paris ou, para procurar alguma peça especial que você não encontrou (duvido!) nas outras lojas.

ANOTE O ENDEREÇO

A. Simon

8 Rue Montmartre | 75002, Paris

La Trésorerie

[casa & cozinha]

Não sei mais, a essa altura desse artigo, definir minha loja preferida em toda Paris. Apesar que na minha mente rodopiam as tigelas de cerâmica da Astier de Villatte… Sempre!

Depois de visitar a Merci e passear por todos as suas sessões, é hora de caminhar para a La Trésorerie e admirar os guardanapos de linho, toalhas de mesa, facas opinel e todos os utensílios de uso extremamente específicos e que você provavelmente nunca vai usar!

A loja é linda, inspiradora e dá vontade de fazer um Compartir pocket lá dentro! Suspiros… muitos suspiros!

ANOTE O ENDEREÇO

La Trésorerie

11 Rue du Château d’Eau 8 et | 75010, Paris

Librairie Gourmande

[livros]

Eu sou a rata dos livros? Ou seria o traça? Por isso jamais deixaria de indicar uma livraria para você mergulhar nos livros mais incríveis do universo!!! Se todas as lojas acima não foram suficientes para te enlouquecer, tenho certeza que a Librairie Gourmande irá!

A sensação é que se a seção de livros de gastronomia da Amazon fosse uma loja, essa seria a loja! O único motivo que me segura em não sair passando meus euros a rodo por aqui é o peso dos livros e, o espaço que preciso ter disponível na minha mala para encaixar a panela de cobre que acabei de comprar. 🤣

Só que a visita vale a pena simplesmente porque entrar em uma livraria, sempre vale a pena! Divirta-se!!!

ANOTE O ENDEREÇO

Librairie Gourmand

92-96 Rue Montmartre | 75002, Paris

O objetivo desse artigo não é deixar você se endividar em Paris (apesar que essa é sempre a vontade), pelo contrário! Esse guia serve para que você (confeiteiros, e todos os apaixonados por cozinha), possa ir a destinos certeiros encontrar algo para decorar ou utilizar na cozinha, e que sempre leve você de volta a Paris!

Bon voyage e boas compras!

imagem capa | imagem 1 | imagem 6: divulgação La trésorerie

PREPARE SUA VIAGEM!

O que ler antes de ir à Paris?

O que ler antes de ir à Paris?

Algumas vezes a saudades de Paris bate forte na memória e no coração. Graças aos livros, na distância de uma palavra, me vejo com uma baguete embaixo do braço caminhando feliz pela ruas mágicas de Paris!
Saiba mais
Confeitarias em Paris

Confeitarias em Paris

Quando em Paris, coma doces como se não houvesse amanhã!!!! O que não falta na cidade são doces incríveis! Para não se perder, dá só uma olhada nas minhas 11+ confeitarias favoritas da cidade!
Saiba mais
Translate »