


Frutas nativas na Confeitaria
O primeiro episódio do projeto Doce Brasil percorre São Paulo para descobrir os sabores das frutas nativas

Nesse vídeo eu te convido a viajar comigo para conhecer três produtores de frutas nativas brasileiras. Vamos descobrir juntos a importância dessas frutas para o futuro da nossa confeitaria!
Percorri mais de 1000 km pelo interior de São Paulo para descobrir uvaia, grumixama, aguaricará e pitangatuba, frutas nativas do Brasil tão desconhecidas por nós e que dificilmente dividem espaço com frutas que, apesar do alto consumo, não são da nossa terra: abacate, banana, laranja, limão, mamão, manga, maçã, melancia ou melão.
Por isso, conversei com Helton Muniz, um dos maiores colecionadores de frutas nativas e exóticas do Brasil, Douglas Bello, do Sítio do Bello e Adhemar Gomes da Silva, colecionador de frutas raras com mais de 60 tipos de jabuticaba, para entender melhor porque é tão difícil o acesso a elas.
O Brasil é rico em sabores e conhecemos pouco sobre nossos ingredientes. Também é escasso o conhecimento sobre a nossa história com o doce e a importância dele para a nossa cultura. Aliás, o que é doçaria brasileira? Qual a verdadeira confeitaria do Brasil? Há anos tento responder a essas duas perguntas.
E foi buscando compreender a existência de uma confeitaria brasileira e os caminhos que nós, confeiteiros, precisamos seguir para encontrar um futuro melhor para a nossa profissão, que decidi percorrer o Brasil atrás da nossa história, da nossa cultura, dos nossos ingredientes e das receitas tradicionais, que podem transformar o futuro da confeitaria no Brasil.
Eu te convido a viajar comigo e juntos descobrir o que é a confeitaria brasileira!
CRÉDITOS:
Adhemar | Sítio Frutas Raras: https://www.instagram.com/frutasraras/
Douglas Bello | Sítio do Bello: https://www.sitiodobello.com.br/
Helton Muniz | Sítio Frutas Raras: http://www.colecionandofrutas.com.br/
________________________________
Roteiro, Direção e Produção: Joyce Galvão
Assistente de produção: Andrea Juliana Ortiz
Edição: Evandro Donizeti
CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO #DOCEBRASIL
