Joyce Galvão estreia na Mara Cakes Fair
Joyce Galvão estreia na Mara Cakes Fair

Terceira edição do evento confirmou a força do setor de confeitaria e apontou caminhos a serem seguidos

por Juliana Bianchi

Um oásis voltado ao conhecimento e aos ingredientes artesanais e orgânicos no meio da gritaria e o do excesso de cores. Assim era o stand de Joyce Galvão na terceira edição da Mara Cakes Fair, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, no São Paulo Expo. Em sua estreia na feira, a confeiteira apostou em um espaço clean, onde as aulas (muitas delas encabeçadas por ex-alunas da primeira turma do curso Tudo Sobre Bolos) e o moinho de pedra do Projeto Crioulo tiveram destaque. A parceria com as marcas Raiar Ovos Orgânicos, a mineira goiabada Vovô Olavo e Baianí Chocolates tree to bar também reforçaram o caráter diferenciado da proposta no maior evento voltado exclusivamente para a confeitaria no Brasil.

Ao longo dos três dias foram mais de 15 aulas, indo da especialíssima sobre o “Bolo de aniversário da Pietra”, com direito à própria homenageada ensinando o passo a passo, aos segredos de um bolo sem glúten (ministrada por Surie Miranda), os truques para fazer sucesso em fotografias culinárias (com Facundo e Camila Sena), e decoração de bolos (com Michele Leonardo da Bolos para Receber e Juliana Ruaro da Dolce Cookies Pasticceria).

Do moinho artesanal instalado pelo Projeto Crioulo para chamar a atenção para a diversidade e ancestralidade dos milhos orgânicos saíram diariamente mais de 10 kg de fubá. “As pessoas paravam encantadas para ver”, diz Lucas Sousa, fundador do projeto. O fubá de milho vermelho também foi destaque em um dos bolos vendidos em forma de sobremesa no balcão do stand, onde cerâmicas exclusivas do Studio 263, os livros “A Química dos Bolos”, “Ingredientes para uma Confeitaria Brasileira” e “Causos e Quitutes dos Festejos Caipiras” estava à venda

BONS VENTOS

No espaço de 20 mil m2 ocupados por toda a feira mais de 160 empresas do setor marcaram presença com aulas e novidades. Entre gigantes como Nestlé, com a marca Leite Moça, e AB Brasil, com Ovomaltine, duas pequenas marcas chamaram a atenção por apontar para um caminho diferenciado. A primeira foi a Vanilla Brasil, com favas e pastas de baunilha plantada no Brasil, convidando a fugir de vez dos extratos sintéticos.

Outra foi o Armazém Sylvestre, marca recém-lançada pelo Grupo Biotae, voltada à venda em pequenas quantidades dos mesmos ingredientes orgânicos em pó antes restritos apenas às indústrias. São frutas como maçã, pitaya, graviola e açaí em concentrados com fibra que podem ser aplicados em caramelos, balas, bolos, confeitos e pirulitos para substituir parte do açúcar refinado, saborizar e dar cor naturalmente. A testar.

EMBALAGENS e EQUIPAMENTOS

A Cromus, aproveitou o evento para lançar sua linha de embalagens dedicadas aos cookies gigantes, com tubos de acetato, papelaria temática e sacos individuais. Caixas temáticas para o transporte de donuts e papéis manteiga com estampas lindas para a finalização também foram apresentados.

Mas a maior novidade foi a participação da Allonsy, nova marca da empresa voltada aos utensílios e acessórios de confeitaria. Lançada em maio de 2022, ela traz no portfólio desde bailarinas, espátulas e bicos de confeitar a formas e placas de silicone com designs diferenciados. No segmento de formas, a Doupan deu uma amostra da nova linha de formas com pintura bronze, ainda em fase de certificação para uso no forno, mas que já garante um efeito decorativo incrível na cozinha. Ambas para ficar de olho este ano.

Muitas empresas de fora de São Paulo também aproveitaram a abrangência da feira, que contou com caravanas de todos os estados do Brasil além de visitantes internacionais, para apresentar produtos e criar laços com possíveis distribuidores. Caso das cariocas Fine Line, que trouxe sua pasta americana desenvolvida para aceitar bem congelamento e refrigeração, e a Flex Fest, que apresentou uma linha de corantes em pó neon, que brilhavam no escuro. Uma proposta que passa longe de ser natural ou orgânica (alguém já viu algum ingrediente brilhar no escuro na natureza?), mas que infelizmente estava presente em vários stands indo de coberturas de bolo a brigadeiros.

MAIS EVENTOS!

Compartir chega à 6ª edição com golaço para a confeitaria brasileira 

Compartir chega à 6ª edição com golaço para a confeitaria brasileira 

Inspiração, aprendizado, troca e acolhimento não faltaram no evento que contou com a presença da chef Roberta Sudbrack.
Saiba mais
Os doces do festival Taste of São Paulo

Os doces do festival Taste of São Paulo

Para se preparar para um dos maiores eventos de gastronomia que acontece na cidade de São Paulo! O Taste of São Paulo promete suculentas mordidas em doces variados dos diversos restaurantes da cidade.
Saiba mais

PARA PENSAR

Por que a baunilha é tão cara?

Por que a baunilha é tão cara?

Cultivo da especiaria no Brasil pode levar a redução do valor do insumo a longo prazo
Saiba mais
Como trazer mais Brasil para a confeitaria

Como trazer mais Brasil para a confeitaria

Principal evento de confeitaria do País traz para o debate os desafios e caminhos para criar com mais brasilidade
Saiba mais
Translate »