Você, Roma… La città eterna!
Você, Roma… La città eterna!

Você, Roma... La città eterna!

Roma é uma cidade apaixonante. De extremos, intensos! Por isso é preciso reservar um momento para vive-la com a intensidade que merece. Fartas garfadas, cultura e história fazem da cidade eterna um dos destinos mais visitados do mundo!

por Joyce Galvão - 23/09/2017

Você tem 3 mil anos de idade. De alguma maneira superou os limites da vida, evitou as limitações da mortalidade, e ano após ano continuou seguindo firme, adicionando mais experiências à sua vida até não ter mais possibilidades e começar a repetir as mesmas histórias…

Você é a real essência do significado de ‘ser humano’. Guarda muito mais vitórias que derrotas, triunfos a tragédias, glória a abjeção. Momentos em que você quis continuar vivo, para sempre! Você amou e perdeu, abandonou, mas também foi deixado para trás. Foi rico e pobre, magro e gordo, viveu altos e baixos, tendo que, algumas vezes, lutar por alguns pedaços de pão velho. Você viu de tudo, fez de tudo, se arrependeu de tudo e então voltou atrás e fez tudo de novo.

Você, Roma… La città eterna! 

Para viver Roma é preciso ter a capacidade de aceitar tudo que a cidade tem a oferecer – momentos de beleza intemporal seguidos por torrentes de feiura. É ter a sensibilidade em aceitar o bello e o brutto como se estivessem misturados em uma tigela quente de minestrone que te alimenta e aquece. Viver os extremos, em Roma, é uma maneira de entender a cidade através de uma nova perspectiva, afinal não existe cidade mais madura em todo o planeta. Muitas cidades podem até ser mais antigas, mas Roma talvez seja a única a ainda viver seu passado. Basta uma caminhada por qualquer canto que você certamente irá se deparar com alguma coisa que terá no mínimo 250 anos!

Roma é tão antiga que seus dias de glória – quando o império se estendeu por todo o Mediterrâneo até a Europa, Ásia e África, terminou bem antes do desenvolvimento da língua italiana. Mas a essa altura a história já havia colocado Roma em um papel de liderança. Mesmo que a cidade já tenha perdido esse status a muito tempo. Sua cultura latina foi levada aos quatro cantos do mundo pela Igreja Católica, cuja teologia veio para dominar a paisagem cotidiana do mundo como nenhuma outra instituição.

Roma não tem mais ilusões de grandeza. Os romanos não sentem necessidade de se provar, de exibir o curso de sua história. O lugar da cidade na história é indelével, e agora seus habitantes (e turistas) querem aproveitar esse legado.

É como se você tivesse vivido para chegar a essa idade realizando cada um dos sonhos de sua juventude. Você não tem mais nada para conquistar. Sua ambição e seu desejo de impressionar já foram satisfeitos há muito tempo e agora você está, descaradamente, devotado aos pequenos prazeres diários da vida: comer bem, dedicar tempo à sua família e amigos, il dolce far niente!

Isso é Roma. Uma cidade de claros contrastes, um lugar em que tantas vidas diferentes já viveram, em tantas épocas distintas, e que tudo que Ela quer é existir na eternidade de acordo com a sabedoria de alguém que tem 3 mil anos de idade. As lições? Não parecem óbvias? A vida é para ser vivida apaixonadamente, excessivamente, publicamente (em bares, restaurantes, ruas e praças), aplicando a ela charme e estilo misturados ao respeito pela tradição. Os romanos tem o apetite voraz por experiências e comida!

Desde sempre Roma foi uma fonte inesgotável de fascinação para mim. A cada visita uma nova cidade, uma nova descoberta, um novo motivo para me apaixonar. Uma cidade repleta de conhecimento e complexidade, perfeita para se perder e se encontrar, para se revelar… Para ser profundamente admirada, explorada, saboreada… Mas nunca completamente compreendida.

Você sempre vai desejar voltar, pois sempre há algo de novo a se encontrar, em Roma.

| Roma, 2018 |

Ah, Roma...

21 coisas para saber antes de ir à Roma

21 coisas para saber antes de ir à Roma

Uma lista imprescindível para se localizar em uma das cidades mais movimentadas do mundo, repleta de arte, cultura e comida. E mais importante, o que evitar para não ser um turista idiota!
Saiba mais
Confeitarias para conhecer em Roma

Confeitarias para conhecer em Roma

Doces italianos tem origem tradicionalmente na Sicília. Mas em Roma é possível encontrar uma forte tradição doceira com recheados maritozzi, crostate e tiramisú! Siga nosso guia e depois nos agradeça!
Saiba mais
O bairro romano que você precisa explorar

O bairro romano que você precisa explorar

O bairro mais tradicional de Roma ressurge como residência dos novos intelectuais e guarda, como um tesouro, a raiz da culinária romana!
Saiba mais
O melhor sorvete de Roma

O melhor sorvete de Roma

É impossível pisar em solos italianos e não desejar saborear o vero gelato italiano! Em Roma o que não faltam são opções, mas se não quiser cair em roubada, a gente conta os melhores do nosso ranking de 2018!
Saiba mais
O que ler antes de ir à Roma?

O que ler antes de ir à Roma?

Não há nada melhor que planejar uma viagem que já está com data marcada para acontecer! Também desconheço algo melhor que mergulhar em livros e sonhar com tudo que Roma tem a oferecer.
Saiba mais
Para se apaixonar por Roma (pelo estômago)

Para se apaixonar por Roma (pelo estômago)

Quem vai a Roma mal sabe que boas garfadas também são cheias de história! Selecionamos 5 pratos imperdíveis para você se deliciar em sua visita à cidade eterna!
Saiba mais
Sobremesas para se deliciar em Roma

Sobremesas para se deliciar em Roma

Se você é fã de doces, quer se aprofundar na culinária romana ou mostrar para a família os melhores bocados nas próximas férias, siga nossos passos!
Saiba mais
Um guia de (quase) todas as sorveterias de Roma

Um guia de (quase) todas as sorveterias de Roma

Em Roma é possível ir do café da manhã ao lanche da madrugada tomando os mais deliciosos sorvetes! Caçamos os melhores, só pra você ter a melhor experiência!
Saiba mais
Translate »