ROMA
ROMA

A cidade eterna onde o velho e o novo convivem em harmonia guarda sabores inesquecíveis. Confira nosso guia para não perder nenhuma mordida!

por Joyce Galvão - 18/09/2019

Roma é uma cidade onde o velho e o novo convivem em harmonia. Para sentir Roma com a intensidade que merece é preciso viver esses extremos e enxergar a cidade com um olhar diferente.

Sua história de altos e baixos refletem na gastronomia local, talvez por isso a culinária moderna e mais espalhafatosa nunca teve muito espaço, ao contrário, a culinária que evoluiu foi aquela que alimentou o povo romano de maneira barata e eficiente. Farinha e água se tornaram a base de deliciosos pães e pizzas, a economia inspirou a criação do hypado cacio e pepe, a rica tradição em cozinhar intestinos e miúdos e a arte em cozinhar com perfeição alcachofras resultou em sabores complexos e frescos, que agradam turistas de qualquer parte do mundo.

O moderno tem o seu lugar na culinária romana, mas através de padrões italianos. Novos pizzaiolos criam sabores chamativos. As clássicas trattorias e osterias seguem o caminho dos bistrôs parisienses e os sorvetes evoluem a cada ano em Roma, deixando para traz sabores artificiais e se preocupando cada vez mais com a origem e o frescor dos ingredientes.

Por isso mergulhe de cabeça na culinária romana onde é possível ir de deliciosas comidas de rua até uma excitante culinária emergente. Ou então esqueça tudo isso e não pense demais afinal, você está em Roma!

PARA
COMER

Carciofi alla romana na Trattoria Al Moro

É obrigatório comer em um restaurante clássico em Roma! Centenas de fotos espalhadas nas paredes de madeira e garçom mal-educado não vão impedir você de provar uma das melhores alcachofras de Roma! Mesmo que for apenas para pedir um carciofo com um copo de água, vá! Desmancha na boca! 

Saiba mais

Sciavatelli na Osteria da Fortunata

Uma osteria simples, com mesas na calçada e massa fresquíssima, feita na frente do cliente. Frequentado por locais (até o momento da nossa visita, pode ser que agora, com essa dica, os turistas ‘saiam pelo ladrão’!) tem um cardápio curto e grosso, típico romano! Pratos bem servidos e serviço simpático. O show fica por conta do sciavatelli arrabbiata . De lamber os beiços, acredite! 

Sorvete de pera na Cremilla

Imagine agora que você está mordendo uma pera fresquinha e tão suculenta que o seu suco escorre pela boca. Pense na textura da pera, aquela areinha doce em contraste com a polpa cremosa. Agora transforme essa sensação em um sorvete. A Cremilla foi uma grata surpresa na busca pelo melhor gelato de Roma. Os sorvetes são leves, saborosos e o de pera, ah…. Você nunca vai provar igual na vida!

Saiba mais

PARA
BEBER

Le Papillon no Argot

Não há sinais da existência desse bar localizado no Monti, apenas uma campainha. Quase como um bar secreto de 1920 você vai descer uma escada em espiral e se sentir em uma cena de Midnight Paris. E antes de qualquer sentimento de claustrofobia peça seu drink: uísque, limão, lapsang, pimenta e cerveja com toque de gengibre.

Saiba mais

Lady Brumble no Salotto 42

Você pode se acomodar em confortáveis poltronas e curtir a atmosfera elegante e moderna do salão ou, chegar cedo e pedir por uma mesa na praça para admirar as colunas do Tempio di Adriano, que se erguem espetacularmente pela noite e ficam ainda mais bonitas depois de um bom drink como o Lady Brumble.

Saiba mais

Taça de vinho na Enoteca il Goccetto

Pequeno, acolhedor e com uma decoração que parece não se incomodar com o tempo. O que importa mesmo é que o espaço está carregado de garrafas de vinho: do teto ao chão, e as comidinhas de bar são deliciosas!

Saiba mais

PARA
VER

Mercado de Testaccio

A melhor maneira de conhecer a cultura de um lugar é pela comida. Para quem não tem muito tempo na cidade e não consegue decidir um único lugar para comer, pode se fartar nesse mercado! Frutas frescas e produtos locais se mesclam com ótimos restaurantes, todos reunidos no mesmo espaço. Vá com tempo, dinheiro e fome!

Saiba mais

Fontana di Trevi

Imortalizada pela famosa cena do filme La Dolce Vita, de Federico Fellini, começou a ser construída em 1732 em um local no qual já existia uma queda de água natural: o Aqueduto Acqua Vergine. Vá cedo, se possível de madrugada, só assim você poderá tirar suas fotos com tranquilidade, jogar sua moedinha e ouvir o barulho da fonte sem o zum zum zum da multidão.

Basílica de São Pedro

Independente da sua crença não deixe de aproveitar um momento diante da opulência da Basílica de São Pedro, o templo religioso mais importante de todo catolicismo. Você não precisará enfrentar as filas do Vaticano nem se debater com turistas para ver uma das obras mais linda de Michelangelo: La Pietà.

ROMA EM MUITAS CANÇÕES

A beleza de Roma tem sido fonte de inspiração para muitos artistas ao longo da história! Como poetas, músicos foram capazes de transportar toda a atmosfera romana em canções cheias de romantismo, emoção e beleza. Elas venceram o tempo e nos transportam para a cidade eterna aonde quer que estejamos!

 

Inspirada em suas ruínas, riqueza e, nos mais de 2500 anos de história, essa seleção musical vai embalar sua próxima viagem ou trazer Roma para pertinho, sempre que quiser!

PARA SE PERDER: TRASTEVERE

PARA SE PERDER: TRASTEVERE PARA SE PERDER: TRASTEVERE PARA SE PERDER: TRASTEVERE

O bairro mais charmoso e boêmio de Roma! Guarde os guias, mapas e caminhe sem pensar. Deixe as vielas pitorescas guiarem seus passos e surpreenda-se com o que o bairro tem a oferecer. Visite a Basílica di Santa Maria, o primeiro local oficial de culto do cristianismo, e surpreenda-se com seus mosaicos do século XII. Coma uma pizza no Ai Marmi (ou L´olbitório como foi apelidada pelos romanos), tome um sorvete na Fior di Luna e compre amaretti na Biscottificio Innocenti para comer durante a caminhada de volta ao hotel.

PARA EXPLORAR: TESTACCIO

O bairro romano que você precisa explorar é um dos mais tradicionais de Roma e hoje abriga a cena intelectual e criativa da cidade, com vida noturna agitada. Apesar da luta do bairro contra a gentrificação, muitos moradores ainda são descendentes diretos dos primeiros habitantes, veri testaccini, garantindo a sobrevivência da culinária tradicional, especialmente dos pratos à base de miúdos, o conhecido quinto quarto. Um bairro tão cheio de história e comidas deliciosas é passagem obrigatória para quem gosta de explorar e sentir a vida cotidiana, como um local!

Romaporchadgreiter
joshhilroma
cristinagottardi-ROMA

CURIOSIDADE: CINEMA A CÉU ABERTO!

CURIOSIDADE: CINEMA A CÉU ABERTO! CURIOSIDADE: CINEMA A CÉU ABERTO! CURIOSIDADE: CINEMA A CÉU ABERTO!

A casa de número 51 na Via Margutta, uma rua a pouco metros da Piazza Espagna e Piazza del Popolo, foi cenário de uma das cenas mais românticas do cinema americano. Foi nela que as cenas do filme A Princesa e o Plebeu, ganhador de 3 estatuetas do Oscar, foram gravadas.

As casas dessa rua, que testemunharam o romance de Joe Bradley (Gregory Peck) pela princesa Ann (Audrey Hepburn), tornaram-se um grande cenário a céu aberto, passando a ser um dos locais de passagem de muitos turistas!

CITY GUIDES: Sabe aquela dica que só um amigo incrível saberia te dar?

CARTAGENA

CARTAGENA

Cartagena é uma cidade que recebe seus turistas com muito acolhimento: o charme secular, os ritmos e as opções variadas para comer e beber são apaixonantes!
Saiba mais
Translate »