Roma é uma cidade onde o velho e o novo convivem em harmonia. Para sentir Roma com a intensidade que merece é preciso viver esses extremos e enxergar a cidade com um olhar diferente.
Sua história de altos e baixos refletem na gastronomia local, talvez por isso a culinária moderna e mais espalhafatosa nunca teve muito espaço, ao contrário, a culinária que evoluiu foi aquela que alimentou o povo romano de maneira barata e eficiente. Farinha e água se tornaram a base de deliciosos pães e pizzas, a economia inspirou a criação do hypado cacio e pepe, a rica tradição em cozinhar intestinos e miúdos e a arte em cozinhar com perfeição alcachofras resultou em sabores complexos e frescos, que agradam turistas de qualquer parte do mundo.
O moderno tem o seu lugar na culinária romana, mas através de padrões italianos. Novos pizzaiolos criam sabores chamativos. As clássicas trattorias e osterias seguem o caminho dos bistrôs parisienses e os sorvetes evoluem a cada ano em Roma, deixando para traz sabores artificiais e se preocupando cada vez mais com a origem e o frescor dos ingredientes.
Por isso mergulhe de cabeça na culinária romana onde é possível ir de deliciosas comidas de rua até uma excitante culinária emergente. Ou então esqueça tudo isso e não pense demais afinal, você está em Roma!