Os melhores panellets de Barcelona
Os melhores panellets de Barcelona

Os melhores panellets de Barcelona

Está com viagem marcada para Barcelona e quer comer os melhores panellets? Siga nossos passos!

por Joyce Galvão - 20/10/2019

O dia de Todos os Santos e a Castanyada são celebrados em toda Catalunha com panellets, docinhos tradicionalmente feitos com amêndoas e pinolis, disponíveis nas confeitarias e padarias em todas as cidades catalãs. Assinalando a chegada do outono e a união das famílias para honrar a memória de seus antepassados, o docinho reina soberano.

Nessa época, cada local tem seu toque especial para o doce, por isso, para provar os melhores, siga nossos passos!

L´ATELIER BARCELONA

O espírito festivo rompeu as fronteiras da confeitaria de Eric Ortuño e Ximena Pastor, que dirigiram seu olhar para outras culturas que também celebram o Dia dos Mortos, e a mesclaram com a tradição catalã.

No L´Atelier você vai trocar seus euros por uma caixinha mesclada com os panellets clássicos (porque tem que comer o tradicional sim) com criações mais audaciosas como os panellets de limão, de framboesa, de yuzu, manga com maracujá ou com gotas de chocolate.

Ainda há os panellets inspirados e decorados com personagens do folclore mexicano, como a Catrina, feita com mousse, creme de baunilha e chocolate branco e coberto com éclat d´or (uma massinha crocante e bem fininha da Valhrona). Ou o esqueleto com sombrero e bigode frondoso, feito com mousse praliné de noz pecan, cremoso de chocolate e framboesa, coberto com eclat d´or também.

Você pode adquirir na loja física ou online com opção de delivery (caso seu itinerário esteja muito apertado).

ONDE?

 

L´Atelier Barcelona

Endereço: Viladomat, 140 Bis – Barcelona
Telefone: (+34) 93 828 73 73
Horários: Aberto de terça a sexta de 9 a 15h e de 16 a 20h; sábados de 9 a 20 horas e domingo de 9 a 15h.

Bubó

Uma vez em Barcelona, não deixe de passar na Bubó. Sobre a direção criativa de Ernest Ameller é uma confeitaria criativa e inovadora, e a tradição dos panellets não passou ilesa! Inspirado no Halloween, para celebrar a castanyada, a apresentação ganhou uma originalíssima caveira de chocolate recheada de panellets tradicionais.

A apresentação é surpreendente! O doce acompanha um martelo para que a caveira seja quebrada e os docinhos se revelem. É um lindo presente que, se você quer surpreender alguém – de verdade – no Brasil, deveria abrir espaço na sua mala! Além de uma forma divertida para celebrar a data e manter a tradição em evolução!

ONDE?

 

Bubó

Endereço: C/ Caputxes 10, Barcelona
Telefone: (+34) 93 268 72 24
Horários: de terça a domingo de 10h a 18h

Takashi Ochiai

Se você for apaixonada(o) por doces e tiver bastante tempo por Barcelona, passe por todas as confeitarias desse guia. Agora, se seu tempo é curto e você ama uma influência oriental, doces fusion e tradições revisitadas, Takashi Ochiai é o cara!

Tudo que vem das mãos desse chef é pura luxuria. A sua originalidade está em mesclar técnicas, sabores e preparos japoneses com ingredientes e produtos espanhóis. Os panellets claro, também englobam o estilo de Takashi que, além dos docinhos tradicionais apresenta os sabores com matcha, yuzu, chocolate e café.

Um bom panellet é crocante por fora e macio, quase que aerado, por dentro. Todos os docinhos do chef são delicados, surpreendentes, equilibrados e irresistíveis!

A confeitaria personaliza a caixinha de acordo com seu desejo, por isso, é interessante fazer a encomenda com antecedência para garantir as guloseimas!

ONDE

 

Takashi Ochiai

Endereço: Carrer Comte Urgell, 116
Telefone: +34 934 53 63 83
Horários: fecha toda quarta feira, nos dias restantes aberto de 13 a 20h30

Mauri

Deixando um pouco a cena mais moderna da doçaria catalã de lado, vamos até a Mauri, uma confeitaria que desde 1929 prepara doces no coração de Barcelona, a Rambla. Os panellets são cremosos, generosos (especialmente o de pinoli) e desmancham na boca.

Você está em uma confeitaria clássica catalã comendo um doce clássico, por isso não deixe de provar também os ossos de sant (sim, ossos sagrados), marzipan recheado com doce de ovos.

Aqui a ordem é desfrutar dos clássicos e, para ir além, peça uma mix dos biscoitos que protagonizam o balcão da Mauri (porque eu sei que daqui você ainda tem muita “perna para bater” pela cidade!)

Ahhhh é quase certo você vai turistar pela Rambla, portanto, sem desculpas! Pare na Mauri ao menos para admirar a loja, que é linda, e conhecer um pouco sobre a história doce de Barcelona.

ONDE

 

Mauri

Endereço: Rambla de Catalunya, 102
Telefone: +34 932 151 020
Horários: segunda a sexta 8 a 21h. Sábado 09-20h, domingo 9-15h

Forn Baltà

Já que estamos falando de clássicos, sigo em ordem cronológica e indico a Forn Baltà que, desde 1934 perfuma todo barri de Sants. Antes de partir para os panellets, escolha uma mesa e peça churros com chocolate bem denso, ou uma ensaimada com café (que não surpreende, mas é um bom acompanhamento).

Com a panza llena vá até o balcão e peça um kit de panellets. Isso mesmo, a Forn Baltà vende um kit para que você possa preparar seus próprios docinhos. Agora, se você puder carregar, eles preparam um panellot recheado com frutas cristalizadas que surpreende os apaixonados pelo docinho! Além dos clássicos sabores a padaria oferece panellets de tâmaras, figos, nozes, avelãs, ameixas, passas, e os alcoólicos com ratafia e gim!

No mais aproveite a oportunidade de estar dentro de uma padaria clássica e exageradamente catalã! É uma visita imperdível!!!

ONDE

 

Forn Baltà

Endereço: carrer Sants, 115
Telefone: +34 933 39 54 85
Horários: segunda a sábado de 8 a 21h

Casa Vives

Eu gosto muito da cena moderna da confeitaria catalã, mas não deixo de me derreter pelas confeitarias centenárias, e esse amor todo eu dedico à Casa Vives.

Desde 1895 a Casa Vives se mantem super atualizada, resistindo ao tempo e mantendo viva a tradição. Aqui você vai encontrar uma boa variedade de panellets, por isso monte uma caixinha com os sabores de coco, limão, chocolate, laranja, café, amêndoa e o de figo (meu preferido)! Um pouco de tudo é sempre bom, não é mesmo?

ONDE?

 

Casa Vives

Endereço: Rambla de Catalunya, 58 ou Carrer de Sants, 74
Telefone: +34 932 16 02 69
Horários: segunda a sábado 8h30 a 20h30

La Colmena

Com opções para os veganos, a La Colmena é uma das minhas preferidas (e nunca entendi porque ela nunca está na Rota dos Panellets organizada em Barcelona).

Você vai encontrar os reis da festa, claro, pinoli e amêndoas, mas eu indico (claro) que prove um pouco de tudo: moscatel, cacau, morango, limão, laranja, café, marmelo, castanhas… Além dos ossos de sant. Um de cada para viver a La Castanyada como deve ser! As versões veganas variam em coco, chocolate, café, canela, avelã, moscatel e marmelo.

Você pode fazer seu pedido online mas eu indico que vá até a loja (a experiência é muito mais gostosa!) que fica no El Gótic e é considerada uma das mais antigas na produção dos docinhos.

 

ONDE?

La Colmena

Endereço: Plaça de l’Àngel, 12
Telefone: +34 933 15 13 56
Horários: todos os dias das 9 as 21h

 

 

foto de capa: divulgação La Colmena | facebook

PREPARE SEUS DOCINHOS

Já que está em Barcelona, procure os piñones mais fresquinhos e a melhor farinha de amêndoas. Compre, coloque na mala e traga ao Brasil.

 

Chegou em casa? É hora de preparar panellets e matar as saudades de Barcelona! Clique aqui para receita.

EXPLORE O MUNDO

DOCE MÉXICO

DOCE MÉXICO

Os sabores mexicanos contam a história de seu povo. Das barraquinhas de rua aos restaurantes mais estrelados, como o Quintonil, onde tive uma das melhores experiências gastronômica da minha vida!
Saiba mais
Doce Portugal

Doce Portugal

Quando em Portugal, mesmo que sejam tentadoras as alheiras, migas, os fresquíssimos frutos do mar ou um belo porco alentejano do focinho ao rabo, guarde sempre espaço para as sobremesas.
Saiba mais
Translate »