O que ler antes de ir à Paris?
O que ler antes de ir à Paris?

O que ler antes de ir a Paris?

Algumas vezes a saudades de Paris bate forte na memória e no coração. Graças aos livros, na distância de uma palavra, me vejo com uma baguete embaixo do braço caminhando feliz pela ruas mágicas de Paris!

por Joyce Galvão - 12/01/2020

Existem muitos livros incríveis de inspiração francesa, afinal, Paris e seus arredores são fonte inesgotável de romances, histórias e claro, comida. Nenhum lugar na Terra foi mais percorrido e mais imortalizado pela literatura, pelas artes plásticas, pelo cinema, pela fotografia e pela música.

Para os foodies, amantes da arquitetura e design, para os que amam histórias românticas com desfechos nas margens do Sena e para quem está planejando sua próxima viagem para a Cidade Luz.: aqui vai uma seleção de 12 títulos para trazer Paris no coração.

Boa viagem! Na leitura? Também!

LIVROS DE GASTRONOMIA

PARA SE CONECTAR ATRAVÉS DA COMIDA E TRAZER OS SABORES DA CULINÁRIA FRANCESA PARA A SUA COZINHA! 

PARIS EM CASA (Tasting Paris)

Um convite para descobrir (ou reviver) Paris da melhor maneira possível: através dos sabores que só os locais conhecem bem, direto na sua cozinha!

São 100 receitas que incluem os clássicos e as novidades (que refletem as influências de outras culturas) da capital francesa: croque madame, steak frites, macarons, madeleines etc. Clotilde Dusoulier ensina as técnicas e ainda mostra os cantos mais gostosos da cidade.

É para se imaginar em um piquenique ao lado do Sena, fazendo compras nas feiras livres, jantando em um charmoso bistrô…

Acesse esse link para saber mais!

THE COOK´S ATELIER

Esse livro é a extensão da famosa escola de culinária “The Cook´s Atelier” localizada em Beaune, no coração da região vinícola de Borgonha – um projeto de mãe e filha, duas americanas que sonharam em um dia, viver na França.

São mais de 100 receitas e 300 fotografias de suspirar que apresentam uma culinária francesa caseira, fresca e sazonal.  Esse é o livro que eu pego nas mãos quando quero me teletransportar para Paris. Logo me imagino com uma daquelas maravilhosas panelas de cobre preparando um sauce hollandaise perfeito! Até consigo ouvir o barulho da cozinha enquanto Marjorie e Kendall me ensinam, com toda a delicadeza que o livro retrata, receita deliciosas e me contam como é mudar de vida e viver em Paris.

Suspiros…

Apéritif: Cocktail Hour the French Way

Para os franceses, o fugaz intervalo entre um longo dia de trabalho e o jantar não deve ser agitado. Ao contrário do que nós fazemos no Brasil, esse é o momento de realmente fazer uma pausa, respirar e recarregar energias com um drink leve e algumas comidinhas.

Para relaxar antes de sair correndo para o seu bistrô parisiense favorito, ou para aquele jantar elegantérrimo, leia Apéritif!

O livro, finalista do prêmio James Beard e nomeado um dos melhores livros do ano pela Food Network, convida você a começar a noite com tranquilidade, despertar o apetite com bons drinks e celebrar esse estilo de vida descontraído dos franceses!

Receitas simples e elegantes para coquetéis franceses clássicos e modernos, com pouco álcool, além de petiscos e hors d’oeuvres de inspiração francesa: rabanetes com manteiga de papoula, gougères (AMO!) e ratatouille dip.

 

GUIAS DIFERENTÕES

PARA SE APROFUNDAR NA HISTÓRIA DA CIDADE E SER GUIADO POR NOVOS CAMINHOS! 

The Seine: The River That Made Paris

O livro conta a história do rio Sena desde sua nascente, em um remoto planalto da Borgonha, até o amplo estuário onde suas águas encontram o mar e as cidades, afluentes, ilhas, portos e pontes entre eles.

Para explorar a história do rio a autora utiliza personagens animados, patrulha com a polícia fluvial, rema com um restaurador de barcos antigos, toma um gole de champanhe em uma vinha ao longo do rio e até ousa dar um mergulho. E convida o leitor a encontrar o Sena na arte, literatura, música e filmes, de Renoir e Les Misérables a Puccini e La La Land.

Uma carta de amor a Paris e ao rio mais romântico do mundo. Um convite para explorar a mágica de Paris pelo olhar de Elaine Sciolino, e descobrir a dramática história de como a água das profundezas do Sena salvou Notre-Dame da destruição durante o devastador incêndio em abril de 2019.

Para mais informações, clique aqui.

The Little(r) Museums of Paris

Esqueça o Louvre, o museu d´Orsay e a Torre Eiffel. Emma Jabob te convida a descobrir um novo lado de Paris, escondido à vista. Revela os segredos mais bem guardados de artistas a museus, espia por trás das cortinas dos apartamentos e abre um novo mundo de aventuras para você conhecer um nova Paris.

Os textos tem aprofundamento científico, mas são de leitura acessível, além das ilustrações serem lindas! Esse guia vai ajudar você a apreciar a diversidade cultural, muitas vezes escondida pelos becos de Paris, revelando personagens fundamentais que dão a Paris esse je ne sais quoi que tanto nos fascina!

Para saber mais, clique aqui!

Paris in Stride: An Insider’s Walking Guide

Sabe aquele amigo parisiense que tanto desejamos ter? Que dá as melhores dicas da cidade: onde comer, o que fazer, como se comportar… Pois esse livro é seu amigo parisiense de infância! Prazer!

A autora Jessie Kanelos te convida a sete passeios a pé (adoro!) passando por cafés, locais históricos, galerias, mercados ao ar livre e lugares atemporais que sempre se espera encontrar em Paris.

Um livro para inspirar viajantes, turistas e aqueles que gostam de viajar sem sair do sofá! Para comprar, clique aqui!

PARIS BY DESIGN

Para quem ama design e para quem é curioso sobre Paris!

A autora e designer Eva Jorgensen entrevistou alguns dos residentes e visitantes mais fascinantes da cidade que ofereceram dicas de viagens e as melhores informações sobre moda, design, artesanato, comida e arte em Paris.

São mais de 450 lugares para visitar, fazer compras, se hospedar, comer e beber ilustrados lindamente nesse livro que é pura fonte de inspiração e criatividade!

PARIS IN BLOOM

Um tour fotográfico pela cidade durante uma das estações mais lindas do ano! Elegantes butiques de flores,  mercados e gloriosas árvores florescendo em jardins públicos: um impressionante passeio floral pela cidade!

A autora também indica os melhores mercados de flores e um guia detalhado das flores da primavera para se observar pela cidade. Um livro para saborear sempre e deixar na mesa de cabeceira para evocar boas lembranças e inspirar doces sonhos.

Um livro imperdível! Saiba mais clicando aqui!!!

The new Paris

Uma cidade adorada por sua beleza medieval e que vem sofrendo uma rápida evolução na gastronomia, arte, moda e design.

A autora, Lindsey Tramuta, oferece informações detalhadas sobre essa (re)evolução parisiense em um livro com fotografias deslumbrantes que capturam esse novo espírito parisiense: fresco, criativo e animado. Ela também faz uma curadoria dos seus lugares favoritos para comer, beber, fazer compras e conhecer uma Paris como nunca antes vista!

Esse é o livro para se levar embaixo do braço durante seus passeios pela cidade luz!

LITERATURA

PARA VIAJAR EM HISTÓRIAS E, QUEM SABE, IMAGINAR UM ROMANCE EM PARIS! 

O FLANÊUR

Um flâneur é alguém que perambula pela cidade sem compromisso ou objetivo aparente, mas está sempre atento à história dos lugares e à possibilidade de aventuras estéticas ou, por que não, eróticas. Paris, por excelência, é a cidade perfeita para um flâneur.

Por isso esse livro não deixa de ser um guia, afinal, Edmund White, que morou dezesseis anos em Paris, te convida a flanar pela cidade e ir a lugares praticamente desconhecidos dos visitantes – e mesmo da maioria dos parisienses.

A DOCE VIDA EM PARIS

Quem trabalha com cozinha, quem ama cozinhar ou quem ama comer já sonhou em algum momento com uma vida em Paris. David Lebovitz, desde sua primeira visita à Paris nos anos 80 não foi diferente de nenhum de nós. Talvez o que nos separe de David é que, após 12 anos no aclamado Chez Panisse como confeiteiro, ele se mudou para a Cidade Luz e começou uma nova vida.

Em “A doce vida em Paris” ele conta as descobertas de um estrangeiro em uma cidade repleta de regras secretas e de como se apaixonou pela gloriosa – e enlouquecedora – Paris!

NOS TELHADOS DE PARIS

Sophie é encontrada flutuando em uma caixa após um naufrágio por um excêntrico inglês que a adota. Acreditando que sua mãe sobreviveu, aos 12 anos, ela e seu pai adotivo, Charles, vão a Paris procurá-la. Lá ela conhece Matteo e outras crianças que moram nos telhados de Paris, e onde uma bela história sobre a importância de perseguir os seus sonhos e nunca perder a esperança acontece.

Uma leitura juvenil encantadora ganhadora do Waterstones Children´s Book Prize de 2014, tendo recebido o veredicto de ser um novo clássico infantil e a recomendação de autores de peso como Philip Pullman.

Saiba mais aqui!

PARA OS APAIXONADOS POR LIVROS

O que ler antes de ir à Roma?

O que ler antes de ir à Roma?

Não há nada melhor que planejar uma viagem que já está com data marcada para acontecer! Também desconheço algo melhor que mergulhar em livros e sonhar com tudo que Roma tem a oferecer.
Saiba mais
Translate »