


Limonada de coco
Como um drinque de suco de limão com coco, sem álcool, se tornou a minha maior paixão pela Colômbia.
por Joyce Galvão
A primeira vez que provei limonada de coco foi em um restaurante em Cartagena, o El Santissimo. Lembro de não me impressionar com a comida, mas fiquei marcada pela experiência com o drinque. A maior revelação de toda viagem foi um drinque, sem álcool. Não um prato de comida, nem uma paisagem, mas uma bebida!
Foi amor à primeira vista que já transformei em sobremesa e, desde então, é a maneira que peço minha limonada. Eu nunca gostei de limonada e, por isso, ter me apaixonado por um suco de limão com coco foi bastante impressionante!
Limonada de coco é uma mistura de suco de limão, açúcar, leite de vaca (nem todos usam), leite de coco e gelo. É uma receita simples, fácil de fazer e extremamente refrescante! O limão azedo misturado com a gordura do coco forma uma espumosa mistura, picante e adocicada. Talvez por isso a flecha da paixão tenha sido tão certeira!
Mas eu também acredito que a paixão foi tão forte porque o drinque foi feito com ingredientes frescos e locais: coco carnudo, verde (o coco em Cartagena é amarelo, mas é tipo o nosso coco verde). Suco de limão común, e não tahiti (talvez um tipo de limão próximo ao galego). Muito gelo para harmonizar com perfeição ao calor cartaginense. E panela, a rapadura colombiana.
A origem ninguém sabe dizer. Ninguém. Só sabem que a mistura foi criada ali, em Cartagena das Índias, onde a bebida se tornou popular, sendo vendida de vendedores ambulantes aos restaurantes mais estrelados. Hoje já virou bebida engarrafada e importada, da Colômbia diretamente para os Estados Unidos.
Confira outros conteúdos relacionados

