


Cartagena em mais de 1000 canções
Se você tem uma viagem programada aproveite a playlist para entrar no clima. Se você já conhece a atmosfera da cidade, aumente o som, afaste o sofá e vem viver com a gente o ritmo caliente de Cartagena outra vez!
por Sobremesah
A pérola do Caribe, conhecida por ser o país dos mil ritmos, tem cores, alegria, poesia e muito remelexo nos quadris – ou seja, o pacote completo! Patrimônio Mundial da Humanidade, foi fundada em 1533 e batizada com o nome da cidade espanhola de Cartagena, na região de Múrcia.
Quando pensamos na música da Colômbia logo imaginamos a maravilhosa Shakira. Só que não se esqueça que estamos falando de um país latino, com um mix gigante de culturas e povos. A música colombiana é uma mistura ‘mucho loca’ de influências indígenas, europeias (especialmente espanholas), africanas, caraíbas (especialmente Cuba e Jamaica) e estadunidenses.
Se você tem uma viagem programada aproveite a playlist para entrar no clima. E se você já conhece a atmosfera da cidade, aumente o som, afaste o sofá e vem viver o ritmo caliente de Cartagena outra vez!
Existem mais de 1025 ritmos folclóricos na Colômbia, tradicionalmente a música nacional é a Cumbia (também originária do Panamá), criada na região do Litoral Atlântico, onde está localizada Cartagena, de origem indígena e africana. Após a abolição da escravatura foi criado o Bambuco (gênero andino), e os gêneros caribenhos Porro (antigamente com instrumentos indígenas e hoje através de bandas papayeras) e Vallenato.
O Vallenato caracterizado pelos cantos de amor embalados pelo acordeón (trazido pelos alemães) – declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Nação e incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco – é o ritmo musical com mais referências espalhadas pela Colômbia. Dos muitos intérpretes, Alejandro Durán foi um dos maiores, com certeza!
Assim que chegar à Cartagena e pegar seu primeiro táxi no aeroporto peça ao motorista para tocar El mejoral (se possível) e faça seu primeiro melhor amigo na Colômbia! Não existe melhor maneira de musicalizar seus primeiros momentos na cidade!!!
imagem fonte

| La Fantástica de Carlos Vives|
Carlos Vives é um dos cantores mais adorados da Colômbia. Conhecido por misturar o vallenato e a cumbia com o pop-rock, possui o recorde de maior número de nomeações no Grammy Latino, além de já ter levado 9 prêmios para casa.
Suas músicas ultrapassaram todas as fronteiras tornando-o um dos artistas mais conhecidos internacionalmente. Em 2013 gravou uma música em homenagem à Cartagena: La Fantástica.
Agora se você seguir minha sugestão nesse post, e decidir ir para San Andrés, Carlos também tem a trilha perfeita para você! Ouça “Como Le Gusta a Tu Cuerpo com Michel Teló” e entenda o porquê!!!
| Mi Tierra de Juan Carlos Coronel |
Juan Carlos Coronel nasceu em Cartagena das Índias e já levou para casa o Grammy Latino de melhor álbum de cumbia/vallenato.
Certamente Cartagena já inspirou muitos compositores e intérpretes, mas como Juan, o herdeiro da cidade mais charmosa do mundo, não houve nenhum outro!

Eliseo Herrera foi um dos mais famosos e versáteis cantores da música folclórica colombiana. Nasceu e morreu em Cartagena, e ficou conhecido como “O Rei do Trava-línguas”. A sua fama ultrapassou as fronteiras nacionais e, pelos seus mais de 40 anos dedicados a serviço da música folclórica da costa caribenha colombiana, recebeu prêmios e muitas homenagens pós-morte.
É impossível manter as pernas paradas com o ritmo de Herrera!
| Ulala Cartagena de Joe Arroyo |
Álvaro José Arroyo González foi um cantor e compositor cartagenense de salsa e música tropical, considerado um dos maiores intérpretes da música caribenha na Colômbia.
Essa música me recorda muito quando saia a noite pela cidade em busca de um local para ouvir salsa e tomar bons (e estimulantes) drinques e, acabei encontrando um bar de esquina, perto da Torre Del Reloj. Carinha de boteco (adoro!) e muita gente dançando no meio da rua! Inesquecível!

| Cartagena de Don Gonzalo Fernández |
Uma salsa bem clássica interpretada pelo grande Don Gonzalo Fernández escrita por Ramon Cabrera em 1982. Porque salsa nunca é demais!!!
Mesmo que a música folclórica e tradicional de um país seja incrível para absorver toda essência do lugar, eu gosto muito de conhecer o outro lado, mais moderno e jovem – como a banda Bomba Estéreo conhecida por misturar música eletrônica, rock, reggae e rap, com elementos da música folclórica de cumbia e champeta.
A banda bogotanense já lançou muitos álbuns, fizeram vários show internacionais e ganharam o prêmio de Melhor Novo Artista pelo i Tunes Latino américa! Ou seja, vale a pena dar uma chance para o novo e ir muito além da salsa!
Peça seu mojito, arrume uma mesa estratégica no Café Del Mar (chegue cedo!) e aproveite a noite com a seleção do DJ da casa. Provavelmente um dos únicos locais em Cartagena no qual você, provavelmente, escutará músicas como essa!
Boa viagem e que disfrutes mucho!
CONFIRA A PLAYLIST COMPLETA
Errr… Você não vai conseguir segurar o quadril parado e vai requebrar sem parar! Pode apostar!!!!
Afasta o sofá, aumenta o som e play na caixa!
Tem viagem marcada? Leia mais!

