Não existem cafeterias em Roma como existem no Brasil. Os italianos costumam chamar esses locais de “bar”, um lugar que você pode tanto tomar um café como um drink, dar uma palavrinha bem rápida com um amigo e comer um cornetto pela manhã.
Os romanos veem os bares como um local para parar, beber algo e sair. Rápido! Não é um local para ficar, sentar e ler um livro por horas. Os romanos passam tantas vezes nos bares para um caffè que ninguém atrapalha o fluxo de ninguém!
Se você pedir um caffè vai receber um espresso bem forte e denso! Por isso, aqui vai um pequeno guia para você acertar o seu pedido e não deixar o garçom furioso!!!
Cappuccino: é feito com café, leite e espuma de leite, geralmente em iguais proporções. Mas há controvérsias.
Caffè americano: uma dose de espresso com água ou café coado (caffè all’americana).
Caffè lungo: é um café de estilo italiano – preto e curto (dose única ou dupla) com o dobro de café usado para preparar o americano, resultando em um café maior, mais “longo”.
Caffè macchiato: macchiato significa manchado em italiano. Logo uma tradução literal para o caffè macchiato seria “café manchado” ou café coberto com uma espuma de leite. O barista pode perguntar se você quer leite quente ou frio, “Latte caldo o freddo?”. Nesse caso, caldo é quente, freddo é frio.
Latte macchiato: o oposto do caffè macchiato. Aqui o leite é manchado com o café.
Caffè corretto: em italiano “corretto” significa correto, mas aqui não já nada de correto: é um café feito com álcool.
Caffè shakerato: o mais próximo de um frappuccino que você vai conseguir em Roma é um caffè batido (shakerato), feito com gelo e açúcar.