TIRAMISÙ CLÁSSICO
TIRAMISÙ CLÁSSICO

TIRAMISÙ CLÁSSICO

Existem tantas receitas (e variações sem fim) de tiramisù quanto existem estrelas no céu. Não é um preparo com muitos segredos mas cheio de sutilezas que vão fazer ESSA a receita mais próxima da que você comerá na Itália, durante as suas férias!

por Joyce Galvão

ESSA RECEITA

PODE SER FEITA NA TRAVESSA SEM A NECESSIDADE DE DESENFORMAR (JEITINHO CLÁSSICO) OU EM UM ARO RETANGULAR DE 20X20X12CM PARA CHARMOSAS FATIAS (UMA APRESENTAÇÃO MAIS BONITONA!)

PRECISA SER FEITA COM ANTECEDÊNCIA PARA O CREME FIRMAR E GARANTIR UM CORTE BONITO

RENDE 8 FATIAS BEM SERVIDAS!

INGREDIENTES

AH!

o creme tiramisù nada mais que é que um zabaglione com mascarpone!

CREME TIRAMISÙ

    • 500g
      mascarpone
    • 1/2 xícara (chá) | 90g
      açúcar refinado
    • 4 unidades | 80g
      gema
    • 1/2 colher (chá) | 2g
      sal refinado
    • 2 colheres (sopa) | 30g
      vinho Marsala (opcional)

AH!

se quiser substituir o café espresso por coado pode, mas escolha um café saboroso – o mesmo que você tomaria SEM açúcar!!!

PARA A BASE DE BISCOITO

    • 32 unidades
      biscoito savoiardi
    • 1 xícara (chá) | 240mL
      café espresso
    • quanto baste
      cacau em pó extra brut

COMO PREPARAR

AH!

você pode optar pelo biscoito Champagne ou savoiardi e ainda, por pão de ló. Particularmente o biscoito savoiardi que é mais seco absorve mais café, o que faz toda diferença no preparo do tiramisù.

    1. Prepare um zabaglione.
    2. Leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo baixo para ferver — ela vai ser usada para aquecer as gemas com o açúcar em banho-maria.
    3. Em uma tigela que encaixe na panela (lembre-se que a água não pode encostar na tigela, só queremos o vapor!) junte as gemas e o açúcar refinado. Leve ao banho-maria e bata por aproximadamente 10 minutos com um fouet ou batedeira de mão. No meio do processo raspe a lateral da tigela com uma espátula para manter o creme uniforme. O creme deve ficar fofo, leve e chegar a uma temperatura de até 75-80 °C.
    4. Retire a tigela do banho-maria e transfira o creme para uma tigela limpa e fria (em temperatura ambiente). Adicione ⅓ de mascarpone e incorpore com auxílio de uma espátula delicadamente. Junte o restante aos poucos, mexendo sempre de baixo para cima. Reserve.
    5. Em um aro de 20x10x12cm faça uma primeira camada de biscoitos.
    6. Molhe bem o lado do biscoito com açúcar no café e transfira para o fundo do aro, com o açúcar voltado para baixo – isso é mais para que todos os biscoitos fiquem voltados para a mesma direção, garantindo a estética do corte. Coloque uma 1/3 do creme sobre os biscoitos e espalhe para cobrir toda a superfície. 4. Prepare uma nova camada com biscoito embebido no café e creme — serão 4 camadas biscoitos e 3 camadas de creme. Repita com o restante.
    7. Finalize com uma camada de biscoitos para decoração.
    8. Leve o tiramisù montado para a geladeira por 12 horas para o creme firmar.
    9. Retire o aro, polvilhe a superfície com cacau em pó e sirva gelado.

MAIS UMA GARFADA?

Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa?

Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa?

Em uma degustação às cegas, reunimos três especialistas para testar algumas opções do mercado e ajudar você a escolher o melhor para sua produção
Saiba mais
Bolo (ou torta) Tiramisù

Bolo (ou torta) Tiramisù

É Bolo, mas é Torta, depende de que região do Brasil você é! Por isso, deixa isso pra lá, vem pra cá aprender uma massa úmida de café (e sua versão sem glúten) com creme sedoso que esconde uma surpresa e uma decoração de tirar o fôlego!!
Saiba mais

SOBREMESAH PELO MUNDO

Apfelstrudel

Apfelstrudel

O doce mais conhecido da Europa Central é austríaco, da região de Viena, e é basicamente um folhado de maçãs com uvas passas, nozes e especiarias. O preparo é delicado e cheio de poesia! Trabalho que vale fazer ao menos uma vez na vida (para então se apaixonar e refazer muitas vezes mais)
Saiba mais
DOCE MÉXICO

DOCE MÉXICO

Os sabores mexicanos contam a história de seu povo. Das barraquinhas de rua aos restaurantes mais estrelados, como o Quintonil, onde tive uma das melhores experiências gastronômica da minha vida!
Saiba mais
Translate »