Utensílios essenciais para confeitaria
Utensílios essenciais para confeitaria

5 utensílios essenciais para confeitaria

Abra o seu armário e jogue fora metade das coisas! Dê boas-vindas a um mundo em que você vai usar TODOS os utensílios que tem!

por Joyce Galvão - 10/08/2014

O seu bolo despenca? Os seus brigadeiros são uma mistura de tamanhos? Você usa uma tigela enorme quando, basta uma pequena para a maioria dos seus preparos na cozinha?

Independentemente de você ser um confeiteiro profissional ou esporádico, cozinhar precisa ser feito de maneira organizada e prática. Se no final do preparo de um bolo a sua cozinha parece um campo de guerra, talvez seja a hora de você baixar o minimalismo na sua cozinha e construir um kit certeiro para otimizar seu trabalho e, dessa maneira, ter um pouco de paz de espírito!

1. BALANÇA

Esse sempre vai ser sempre o primeiro item de todas as listas de todos os países do mundo em que eu indicar utensílios indispensáveis para a sua cozinha: BALANÇA!

Se você quiser entender com mais profundidade o porquê da balança ser tão necessária, clica aqui e assista o vídeo INTEIRO! No final, você vai concluir: VOU COMPRAR UMA BALANÇA! Dúvida?

Com uma balança você terá mais precisão, seu mise-en-place vai fluir melhor e você vai conseguir reproduzir suas receitas sempre com a mesma exatidão! Entretanto é preciso comprar a balança certa!

Para confeiteiros esporádicos, uma balança que meça na escola de 0,1 a 5Kg é suficiente. Para profissionais indico uma balança que meça pelo menos até 10-15Kg.

PARA TESTAR: Bolo de cenoura (seu bolo nunca mais vai embatumar! PESE SUAS CENOURAS!!!)

PARA COMPRAR: Balança digital de cozinha SF-400

VALORES: 35 a 300 REAIS

2. FOUET

Todo confeiteiro ama um bom fouet, talvez o melhor amigo na hora de misturar massas, preparar cremes e bater aquele creme de leite (crème fouettée) no ponto perfeito!

O fouet (descubra os diversos modelos clicando aqui) além de ser um dos símbolos mais tatuados no corpo dos confeiteiros mundo afora, também é um item indispensável na cozinha. Entre diversos tamanhos e formatos, tudo que queremos é um batedor que aguente o tranco de horas e horas de trabalho e maus tratos ao ser jogado milhares de vezes na pia!

A não ser que você vá bater mais de 5Kg de creme confeiteiro e 10Kg de massa de bolo, um batedor de arame firme, com cabo de plástico (para não escorregar) e cerca de 25 a 30cm é suficiente. Fuja dos aros molengos de silicone (a não ser que você não queira arranhar sua panela Le Creuset), no máximo use um modelo de nylon, e aposte nos modelos mais parrudos com fios bem firmes!

PARA TESTAR: Creme confeiteiro clássico 

PARA COMPRAR: Batedor profissional 31cm

VALORES: 25 a 80 reais

FICA A DICA

Você quer ir além e investir em mais de um tipo de fouet? Escolha o modelo francês ou balão e compre 3 tamanhos diferentes (um pequeno para misturas menores e, inclusive pode ser utilizado na cozinha quente para produção de vinagretes. Um de tamanho médio – até 30 cm, e um grande acima de +35cm para bater massas mais pesadas e não fazer seu punho sofrer!

3. ESPÁTULA DE SILICONE | PÃO DURO 

Quando preparamos um doce destinado à venda, não podemos utilizar utensílios que possam contaminar nossos produtos, como é o caso de utensílios de madeira. Isso significa que a colher de pau que está na família a gerações, vai precisar ficar guardada na gaveta.

As espátulas de silicone facilitam muito o trabalho na cozinha e raspam totalmente a massa de bolo na tigela, salvam aquele chocolate derretido caríssimo no cantinho mais chatinho e garantem uma mistura delicada ao incorporar, por exemplo, claras batidas em mousses!

Qualquer modelo funciona? Não… Quem sabe qual o melhor modelo? Você! Eu, pelo menos, sou super exigente com meus utensílios e, quando pego amor por um modelo, ninguém mais invade nosso mundo colorido! Por isso, meu modelo preferido é a meia espátula: uma borda reta e a outra arredondada!

PARA TESTAR: Mousse de chocolate com raspadinha de maracujá

PARA COMPRAR: Meia espátula de silicone

VALORES: 13 a 110 reais

 

4. JOGO DE BOWLS

Antes de entrar na cozinha, se você não domina a receita que irá produzir, pega uma xícara de sua bebida favorita (pode ser vinho, por que não?!) e leia a receita com calma. Enquanto isso, passe todos os passos na sua cabeça e anote quais utensílios são necessários para a produção.

Tenho certeza de que um bowl (a palavra mais usada em cozinha, ao invés de tigela) vai ser o item principal. Especialmente se a sua receita é esse bolo de iogurte fácil e prático!

Concordado que esse é um item indispensável na cozinha, agora precisamos combinar que tamanho é documento! É preciso usar o bowl apropriado para o volume da receita que você está produzindo! Imagina só bater 100mL de creme de leite em um bowl de 5 litros? Não vai dar certo… Você é o tipo de pessoa teimosa? Então testa e depois me conta!

PARA TESTAR: Bolo de iogurte com maracujá

PARA COMPRAR: Conjunto de tigelas

VALORES: 50 a 115 reais

 

5. FACAS

Facas são essenciais para a cozinha doce e salgada. PONTO. Geralmente os confeiteiros são bem displicentes nesse ponto. Por isso, tenha facas boas, afiadas e cuide bem delas como um bom chef!

Facas afiadas e bem cuidadas são tudo numa cozinha. Dispenso maiores apresentações, mas vou dizer duas coisinhas:

  1. se você puder armazenar suas facas de pé naquelas réguas imantadas que ficam coladas na parede, seria o melhor dos mundos. As facas batendo umas nas outras dentro de uma gaveta acabam com o fio, além de esteticamente ser um fiasco olhar aquela gaveta bagunçada e ainda correr o risco de cortas seus dedinhos ao procurar a faca certa…
  2. Mantenha suas facas afiadas. Não tem coisa mais irritante e frustrante numa cozinha do que precisar cortar algo e ter que fazer força. Pior ainda é ter uma fruta esmagada e amassada em vez de fatiada lindamente.

Para confeitaria basta uma faca de chef (no tamanho e material que for confortável para você), uma legumeira para descascar frutas e para cortes mais delicados, como fatiar morangos, e uma boa de pão!

PARA TESTAR: Torta clássica de morango

PARA COMPRAR: Faca para fatiar e picar | Faca para legumes | Faca para pão

VALORES:  50 a 500 reais

FICA A DICA

Armazene suas facas em pé! Use réguas imantadas presas à parede ou estojos próprios, nunca na gaveta! Isso porque elas podem bater em outros utensílios e perdem o fio, além de claro, você  correr o risco de se cortar ao buscar algo dentro dessa gaveta!

Ah! Mantenha suas facas afiadas, sempre! SEMPRE! 

PARA SE APROFUNDAR

7 livros para quem quer saber tudo sobre tortas!

7 livros para quem quer saber tudo sobre tortas!

Tortas francesas ou americanas? De frutas? Talvez caramelo com castanhas ou tortas salgadas? Selecionamos 7 livros para você se aprofundar no assunto e levar suas tortas para o próximo nível!
Saiba mais
Como fazer banho-maria

Como fazer banho-maria

A técnica mais clássica da cozinha parece coisa de alquimista, bom... Não só parece como é! Sem segredos: a função principal do banho-maria é aquecer o alimento suavemente.
Saiba mais

Confira outros conteúdos relacionados

Utensílios para trabalhar com chocolate

Utensílios para trabalhar com chocolate

Você decidiu que vai trabalhar profissionalmente com chocolate e agora precisa investir nos utensílios certos. Pois antes de abrir a carteira você precisa decidir seu fluxo de trabalho. Saiba mais!
Saiba mais
Como medir ingredientes

Como medir ingredientes

Dois pesos e nenhuma medida: um guia de como medir ingredientes em receitas com precisão
Saiba mais
Translate »