O Sal é um dom
O Sal é um dom

O livro de receitas, “O sal é um dom” é um retrato da família Velloso, representada nas receitas da matriarca - Dona Canô.

por Bernardo Arribada - 30/09/2020

Com açúcar, com afeto
Fiz seu doce predileto
Pra você parar em casa
(Com açúcar, com afeto – Chico Buarque)

 

Os versos iniciais da música “Com açúcar e com afeto”, de Chico Buarque, entoada por diversas vozes da música popular brasileira, traduz com alma e dulçor o significado do livro “O sal é um dom”, de Mabel Velloso.

No dia 16 de setembro de 1907, em Santo Amaro da Purificação (Bahia), nascia Claudionor Vianna. Cresceu no seio de uma família festiva, musical e com dons especiais para a cozinha. Mãe de oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, Dona Canô estava sempre pronta para ir para cozinha assar um bolo ou fazer uma frigideirada.

E são essas memória afetivas e repletas de sabor que Mabel Velloso juntou no livro “O sal é um dom”, com diagramação luxuosa e fotos de Maria Sampaio, mostrando o cotidiano da família e os encontros na cozinha. Mais do que uma crônica culinária, a obra tem como proposta ser um registro dos ensinamentos da matriarca, passados para os filhos em conversas na cozinha, em bagunças de final de semana, e, principalmente, na cultura popular transmitida pela oralidade.

O livro de receitas é um retrato da família Velloso, representada nas receitas (doces e salgadas) da matriarca através de modos de fazer seculares, crenças e ditos tradicionais. Evoca os momento familiares, o cotidiano, os momentos cerimoniais, as comidas que marcavam presença nas festas e comemorações. A cultura e o cotidiano do Recôncavo Baiano materializada em bolos, biscoitos, compotas, geleias. É capaz de você sentir o sabor e os aromas dos doces e bolos sendo preparados só de folhear a publicação.

Um espetáculo a parte são os nomes das receitas que, por vezes, refletem ingredientes específicos – como o “bolo de aipim” -, e, por outras, traz a autoria de personagens da família – como o “bolo da minha Dinha”. Esse último nos lembra, até naqueles livros de receita que temos em casa, onde nossas mães e avós escreviam as receitas passadas por tias e amigas.

Na sessão de doces e bolos, Mabel Velloso conta que depois do almoço não podia faltar um açúcar!! Lembra até que seu pai, Zeca Velloso, comia menos a comida salgada, para poder ser fartar de sobremesa.

 

“Minha mãe perguntava qual o doce que ele queria,
só para ter a alegria de ver os olhos gulosos dele brilharem
e ouvir a resposta risonha: ‘Todos!’”
(Mabel Velloso, O Sal é um Dom)

 

Outra doce lembrança com a qual a autora nos delicia é a importância dos bolos confeitados ou, como ela chama, bolos de vela, para os aniversários da família. A autora descreve com delicadeza os processos de bater as claras em neve e de confeitar que Dona Canô empreendia para a alegria de toda a família. Tudo isso em um tempo em que não havia batedeira elétrica e sacos plásticos para confeitar. Tudo era feito à mão e repleto de crendices.

O livro “O Sal é um Dom” é um daqueles que a gente tem na prateleira para folhear, se deliciar com as fotos, se emocionar com a história e correr para a cozinha para fazer receitas de família e se fartar nas delicias da Bahia e do Nordeste. Um deleite para os olhos, para a boca e para o coração.

 

Receita Bolo Bossa Nova

Para ir para a cozinha, a receita do Bolo Bossa Nova do livro O Sal é um Dom, de Mabel Velloso!

A ilustração feita por Maria Guaxupé faz parte do nosso projeto Receitas em Quadrinho no instagram – @receitasemquadrinho

MERGULHE NO MUNDO DOS BOLOS!

Bolo de milho

Bolo de milho

Um bolo de milho que derrete na boca! Facin-facin!!! O segredo do bolo? Já conto, já!
Saiba mais
Bolo de pera com avelã

Bolo de pera com avelã

Esse é um bolo para aproveitar os dias frios. Um bolo no forno e um café passando no fogão traz o calor perfeito para os dias em que precisamos de um delicioso conforto.
Saiba mais

MERGULHE NA LEITURA

11 livros para quem é obcecado por comida

11 livros para quem é obcecado por comida

Eu sou maluca por livros. M-A-L-U-C-A! Tenho uma biblioteca vasta e releio meus livros a todo momento. De todos os meus preferidos, tive a árdua missão de escolher onze livros que os obcecados por comida, como eu, não podem deixar de ler!
Saiba mais
7 livros para quem quer saber tudo sobre tortas!

7 livros para quem quer saber tudo sobre tortas!

Tortas francesas ou americanas? De frutas? Talvez caramelo com castanhas ou tortas salgadas? Selecionamos 7 livros para você se aprofundar no assunto e levar suas tortas para o próximo nível!
Saiba mais
Translate »