Nós temos bananas!
Nós temos bananas!

Banana é uma fruta versátil, amada e que rende muita inspiração para criar uma série de sobremesas! Quando combinada ao caramelo é sucesso na certa!

por Joyce Galvão - 18/03/2015

Sempre que as pessoas perguntam meu doce favorito eu respondo: qualquer doce que tenha banana (e se vier acompanhado de doce de leite, melhor ainda!). Sei que seria muito mais fácil responder banoffee pie, uma torta inglesa deliciosa e de dar água na boca, feita de banana com caramelo e creme. É até difícil imaginar que um doce com tanto ziriguidum brasileiro é inglês, mas eu agradeço imensamente aos autores dessa maravilha, Nigel Mackenzie e Ian Dowding, dono e chef do The Hungry Monk Restaurant em Jevington, East Sussex, Inglaterra. Tenho certeza que foram guiados por uma força divina para criarem esse torta!!!

Por isso a semana está dedicada ao meu doce favorito! Ah, me esbaldei de comer!!!

Baseada na banoffee pie inglesa criei três receitas divinas e com graus de dificuldades distintos. A primeira é um entremet, que fora o nome complicadinho, nada mais é do que um bolo cheio de camadas com texturas diferentes. Algumas pessoas olham entremets com olhos de desdém pois sim, é preciso bastante gelatina para que ele fique com um visual deslumbrante, contrastando cores e camadas montadas com perfeição. Mas um entremet bem feito e degustado na temperatura correta é cremoso, com camadas de sabores distintos que se complementam e criam uma explosão de sabor na boca! E pode até parecer trabalhoso fazer um doce com tantas camadas, mas no fim você vai ver que é muito mais simples do que parece, e o resultado vale a pena!

Depois seguimos com um bolo naked – porque não basta ser de banana e de doce de leite, tem que mostrar a essência de cara! E posso falar? Esse bolo é demais de bom! A massa é úmida, adocicada, saborosíssima e muito, mas muito fofinha! Tenho certeza que quem gosta de banana vai amar!

Torta de banana com caramelo

Por fim a receita de uma torta de banana com doce de leite de comer ajoelhado! Juro! Essa receita eu já fiz no programa A Confeitaria, no antigo canal Bem Simples – mas com algumas modificações. No programa usei cream chesse, aqui mudei para o mascarpone e ainda substitui o chocolate amargo da camadinha de ganache que protege a massa por um chocolate de caramelo. Quer delícia maior? Nem sei se é possível. Pois para mim, o nível de perfeição sempre será juntar banana com caramelo, e nada mais!

Espero que aproveite a semana e sim, nós temos bananas! Yes!!!!

RECEITAS

Naked cake de banana

Naked cake de banana

Um bolo que mostra tudo a que veio! Massa úmida de banana com recheio de chantili de caramelo e doce de banana da terra, inspirado na banoffee pie esse naked cake é de arrasar!
Saiba mais
Torta de banana e doce de leite

Torta de banana e doce de leite

A clássica Banoffee pie com um toque de café (que é a combinação perfeita para o doce de leite) somada à delicadeza do queijo mascarpone para equilibrar todos os sabores.
Saiba mais
Torta mousse de banana com caramelo | entremet

Torta mousse de banana com caramelo | entremet

Camadas cheias de texturas e de sabores se complementam para formar essa torta francesa, denominada de entremet, inspirada na clássica torta inglesa banoffee pie.
Saiba mais

ARTIGOS

Meu bolo perfeito de banana caramelada

Meu bolo perfeito de banana caramelada

Todas as receitas de bolo que faço tem uma história para contar. De todos, o bolo de banana caramelada é o que mais toca meu coração. Tem cheiro de maresia, de abraço com leite de rosas (da minha tia), sabor de saudades e de conversas madrugadas a dentro...
Saiba mais
Tipos de bananas

Tipos de bananas

Conheça os tipos de bananas e como tirar o melhor de cada fruta
Saiba mais
Translate »