

Morango
Você conhece o seu morango? De verdade?
por Joyce Galvão
O morango (Fragaria x ananassa) mais conhecido no mundo é uma planta híbrida que surgiu naturalmente na França, durante o século XVIII, resultante das espécies silvestres Fragaria virginiana e da espécie Fragaria chiloensis (nativa do Chile). Graças ao tamanho de seus frutos e da produtividade da planta, este híbrido se tornou o morango mais cultivado do mundo!
Embora seja uma fruta bem comum ao brasileiro, o morango só deu as caras por aqui por volta de 1960, expandindo-se por regiões do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Resultado do crescimento do tecido do receptáculo que contém os ovários da flor (por isso eu morro de dó de usar as flores do morango em decoração de sobremesas e bolos!) o morango é um pseudofruto. Os reais frutos de um morango são as chamadas “sementes do morango”, um tipo de fruto seco (aquênio) – cada flor possui muitos ovários e cada um gera, quando fertilizado, um aquênio.
O morangueiro cresce bem em diversas faixas de temperatura – alguns podem ser cultivados em regiões bem quentes, mas sendo sempre necessário um período de baixas temperaturas para frutificação – dias ensolarados e noites frias são perfeitas para a produção de melhores morangos, necessitando de luz solar direta pelos menos por algumas horas por dia. Por conta disso o morango também se expandiu para outras regiões do Brasil como Goiás, Santa Catarina, Distrito Federal e Paraná. Possui vida curta, atingindo cerca de 10 a 30cm de altura e dele, utiliza-se tudo: desde as folhas jovens aos frutos e flores; especialmente para fins medicinais.
Existem dois tipos de morangueiros: os remontantes (crescem continuamente entre junho e outubro) e os não-remontantes (produzem morangos apenas uma vez por ano entre abril e junho). Os primeiros devem ser plantados na primavera e os segundos no final do verão, preferencialmente em agosto/setembro.
Para sua plantação em canteiros é preciso ou cobrir o solo com uma cobertura morta (segundo estudos, morangos cultivados com cobertura morta apresentam alta concentração de açúcar, flavonoides e antocianinas quando comparados aos morangos cultivados com o plástico preto) ou com um plástico opaco, para evitar o surgimento de plantas invasoras e impedir o contato dos morangos om o solo – o que faz com que o fruto apodreça ou entre em contanto com insetos e parasitas.
Procurar morangos perfeitos não é fácil, tudo dependerá do solo, das horas de Sol direto que o morango recebe por dia – aumentando a concentração de açúcar e favorecendo a maturação natural. Logo, para colher os melhores e os mais saborosos dos morangos, as suas plantas necessitam de muito sol direto, no mínimo 6 horas diárias e solo bem irrigado – mas nunca encharcado!
Consequentemente cada produtor vai ter um tipo de morango, com um sabor e uma característica diferente, especialmente se forem morangos produzidos por sementes, que sempre geram variedades diferentes das plantas progenitoras. Geralmente as mudas são obtidas dos estolhos das plantas. Isso tudo torna a busca muito mais interessante e a produção de sobremesas algo extremamente exclusivo, já que uma torta ou geleia de morango nunca será igual à outra!
A dica é: visite seu produtor, converse com ele, observe a plantação e teste as diferentes variedades e colheitas que ele produzir! Você vai se surpreender ao descobrir que não existe um morango igual ao outro!

REFERÊNCIAS
Boletim do morango: cultivo convencional, segurança alimentar, cultivo orgânico. Faemg, 2006. 160 p.
Morango tecnologia inovadora. Informe Agropecuário, v. 20, n. 198, maio/junho 1999
O Meu jardim. Como cultivar morangos. Disponível em: < http://omeujardim.com/artigos/como-cultivar-morangos>. Acesso em 10 de agosto de 2015.
Hortas.info. Como plantar morangos. Disponível em: < http://hortas.info/como-plantar-morango>. Acesso em 10 de agosto de 2015.