


Como fazer leite de coco artesanal
Desenvolver um doce com tamanho frescor é escandalosamente mais gostoso, e o leite de coco artesanal é, sem dúvida nenhuma, sempre uma boa escolha!
por Joyce Galvão
O leite de coco é muito utilizado na confeitaria. Uma coisa é o leite de coco vendido na garrafinha, que você encontra pronto, na prateleira do supermercado. Outra é o artesanal, feito com coco e água. Nada mais!
Preparar seu próprio leite de coco permite que você decida sobre a textura (grosso ou ralo…) e tenha mais sucesso no preparo da sua receita! E o sabor é indiscutivelmente melhor: se você nunca provou leite de coco fresco, feito pelas suas próprias mãos, vai descobrir agora um novo mundo!
Deu vontade de controlar sua cozinha de “cabo a rabo”? Então é hora de colocar a mão na massa! Primeiro vamos aprender a abrir a fruta!
O processo para abrir o coco é simples:



- Com um saca rolhas fure um dos “olhos” do coco para retirar a água – geralmente dos três, um é mais macio para ser furado. Retire toda a água e reserve.
- Leve o coco ao forno pré-aquecido a 200 °C por aproximadamente 20 minutos ou até rachar – pode colocar o coco direto na grade do forno.
- Retire o coco forno, puxe toda a casca com o coco ainda quente.
- Se tiver dificuldades, com um martelo de carne de batidinhas na casca até que ela se quebre e consiga ser retirada. Cuidado para não quebrar o coco ao meio, com ele inteiro será muito mais fácil tirar a pele!
- Para retirar a pele use uma faca ou descascador de legumes.
FICA A DICA
Caso não queira fazer o processo de abrir o coco você pode comprar o coco fresco ralado na feira-livre do seu bairro ou o congelado em supermercados e casas de produtos para confeitaria. O resultado para produção do leite de coco artesanal é o mesmo!
Ainda, se não quiser levar o coco ao forno existem quatro outras possibilidades:
- Queimar direto na chama do fogão girando o coco a cada 15 segundos para ele queimar inteirinho de maneira igual (por volta de 1 a 2 minutos) – o coco vai ficar bem pretinho! Retire o coco ainda quente, enrole em um pano de prato e bata no chão, ou de algumas pancadinhas com um martelo. O coco vai quebrar e sair limpinho, sem casca, sem pele, pronto para usar;
- Coloque o coco na chama do fogão até a casca rachar;
- Pensar em algo que te deixe com muito ódio no coração e sair dando marteladas no coco! Mas esse processo vai fazer com que o coco se quebre inteiro e para descascar vai dar um trabalhão!
- Usar um facão e ter muito cuidado! Cada “olhinho” do coco tem uma linha bem definida que circunda o coco todo, para rachar a casca basta bater bem em cima dessa linha, na parte mais abaulada do coco, com a parte oposta da faca. É só ir batendo e girando o coco até ele rachar ao meio. Coco rachado? É só puxar a casca!
- Com o coco limpinho em mãos é hora de ralar ou então, cortar em pedaços pequenos e bater no liquidificador. E agora vamos decidir qual a textura queremos para nosso leite.
ESCOLHA A TEXTURA DO SEU LEITE!
AH!
A água pode ser a própria água retirada do coco. Se não for suficiente complete com água filtrada.
GROSSO
- 1 xícara (chá) | 100g
coco ralado fresco - ½ xícara (chá) | 120mL
água
AH!
Para um leite de coco mais fino a quantidade de água dobra
MAIS RALINHO
- 1 xícara (chá) | 100g
coco ralado fresco - 1 xícara (chá) | 240mL
água que você beberia
COMO PREPARAR O LEITE DE COCO ARTESANAL
AH!
Para uma segunda extração do leite de coco volte o bagaço ao liquidificador com a água quente (para 1 xícara (chá) /100g de coco ralado use 1 xícara (chá) / 240mL de água quente) e bata por aproximadamente 3 minutos.
- Bata o coco ralado com a água, no liquidificador, por cerca de 5 minutos.
- Coloque esse suco de coco em um pano de algodão limpo e aperte até extrair todo o líquido da polpa.
- Em uma segunda extração, ou seja, depois de retirado esse primeiro leite, podemos acrescentar agora água quente ao bagaço e assim obter um leite de coco ralo e com menos quantidade de gordura.
- Volte esse suco para o pano de algodão e esprema bem, até extrair todo o líquido.
- Molhe a trouxinha novamente na água e vá espremendo até extrair tudo e o líquido ficar branco. Repita esse processo pelo menos umas 4 vezes.
NÃO JOGUE FORA!
O bagaço? Não jogue fora! Dá para usar em diversas receitas (como bolos, biscoitos e massas de tortas) ou congelar por até 1 mês!
NÃO DESPERDICE O BAGAÇO!


Sequilhos de coco
QUER DAR UM MERGULHO NA CONFEITARIA?

Limonada de coco colombiana
