Em busca da precisão
Em busca da precisão

Em busca da precisão

Ou seria da perfeição? Não importa, o que quero que você sabia é: compre uma balança, compre uma balança, compreee uma balançaaaa!!!

por Joyce Galvão - 26/08/2020

Você já me ouviu falar muito que COZINHA É CIÊNCIA! E exatamente por isso a precisão é essencial para obtermos bons resultados.
PRECISÃO É IMPORTANTE. Muito importante! Aquela diferença de cinco pequeninas graminhas na sua receita pode colocar tudo a perder pois, a maioria das receitas em confeitaria são extremamente delicadas em sua química.

Falar em precisão e em química pode parecer intimidante para quem só queria bater um bolinho e relaxar. Entretanto, entender os princípios básicos de uma cozinha pode ser fortalecedor e extremamente prazeroso ao abrir o forno e encontrar um bolo lindo, fofinho, ao invés de um apocalipse.

Para resumir toda a teoria da confeitaria, existe UMA COISA que você pode fazer para cozinhar como um profissional e garantir bons resultados: PESE SEUS INGREDIENTES! Eu prometo que todo o processo de cozinhar vai ser mais rápido, prático e PRECISO! Seus resultados serão melhores!

EI! Está duvidando? Então me responda:

🤔 Seu bolo já saiu seco e esfarelento do forno?

🤔 Os brownies separaram a gordura e os biscoitos se espalharam que nem panqueca?

Possivelmente houve falhas no processo, e essa falha pode estar justamente na maneira de medir os ingredientes!

Se você está lendo esse texto é porque provavelmente tem uma resistência ao usar a balança. Parece exagerado, desnecessário e profissional demais? Confia em mim: não é!

Pensa comigo!

Pensa comigo! Pensa comigo! Pensa comigo!

1. Você vai ter menos louça para lavar! Por exemplo, um bolo feito pelo método direto precisa de uma tigela e nada mais! Coloque a tigela em cima da balança, pese todos os ingredientes, misture e leve ao forno! Louça na pia? DUAS PEÇAS: a tigela e o batedor! Nenhuma xícara para lavar, nenhuma pecinha a mais!

2. PRECISÃO! Uma farinha medida de maneira errada pode pesar 50% mais o que pesada na balança. Por experiência e muitas, muitas medições depois, 1 xícara de farinha de trigo tem 120 gramas. Na maioria das medidas espalhadas por ai, 1 xícara vai ter 140g, ou seja… Essa pequena diferença pode fazer seu bolo embatumar, sua massa de torta encolher e seus biscoitos ficarem duros. BALANÇA É PRECISÃO!

3. É rápido! Muito mais rápido!!!

4. Uma balança permite que você divida ou multiplique uma receita com muito mais facilidade. Afinal, quem sabe quanto mede 1/8 de xícara de chá?

5. Ter suas receitas em gramas ajuda no uso de planilhas para precificação e controle de custos.

Aposto que você está se perguntando: mas uma balança não é muito cara? Não! Com 20 reais você compra uma balança boa, contra 70 (quase 100 reais) por um jogo BOM de xícaras e colheres medidoras.

Qual a melhor marca? Para o confeiteiro esporádico que não quer investir muito em uma balança eu indico esse modelo aqui que é muito bom!!! Agora, quem gosta de investir em utensílios melhores eu indico a essa aqui.

Líquidos? Você acha que vai precisar de um copo medidor para líquidos? Não! PESO! PESE TUDO! Inclusive suas cenouras! Oh, vem cá, vou te contar um segredo para o seu bolo de cenoura nunca mais embatumar: PESE SUAS CENOURAS! Se a receita pedir três cenouras médias, corra! Corra! Uma cenoura média pode ter 5 a 7cm de diâmetro, isso implica em maior peso e consequentemente erro de precisão. Seu bolo tem um grande risco de não dar certo…

E aí, o que acha? Convenci você a começar a pesar os seus ingredientes? Oi? VOCÊ JÁ ESTÁ PESANDO! Uau! A mudança foi rápida!!!

Então que tal testar agora uma das receitas do Sobremesa? Eu começaria pelo bolo infalível de cenoura. Depois do resultado incrível que você vai ter, aposto que a balança vai ser o seu utensílio mais queridinho e indispensável na cozinha!

COLOQUE O CONHECIMENTO EM PRÁTICA

Bolo de cenoura com cobertura crocante de chocolate

Bolo de cenoura com cobertura crocante de chocolate

Eu nunca tinha comido um bolo de cenoura até começar a trabalhar com bolos. Passei uma infância toda torcendo o nariz, mesmo que no prato os legumes reinassem soberanos. Imagine só, um bolo feito com legume! Das peças que o destino nos prega, foi o primeiro bolo que vendi quando abri minha confeitaria especializada em bolos, e até hoje é o bolo mais pedido e elogiado.  
Saiba mais
Bolo de mel com laranja

Bolo de mel com laranja

Para celebrar o Natal junto com a revista Cláudia, na edição de dezembro de 2018, apresentei esse bolo como uma doce opção para a ceia: prático, fácil de fazer e que (tenho certeza) vai encantar toda família!
Saiba mais

SAIBA MAIS

Como medir ingredientes

Como medir ingredientes

Dois pesos e nenhuma medida: um guia de como medir ingredientes em receitas com precisão
Saiba mais
Utensílios essenciais para confeitaria

Utensílios essenciais para confeitaria

Abra o seu armário e jogue fora metade das coisas! Dê boas-vindas a um mundo em que você vai usar TODOS os utensílios que tem!
Saiba mais
Translate »