Dicas para comprar fava de baunilha
Dicas para comprar fava de baunilha

3 dicas para comprar fava de baunilha 

Você pega todas as suas economias e investe em uma baunilha. Compra no escuro e quando chega na sua cozinha percebe que comprou gato por lebre? Vem que eu te ensino a não cair mais no conto do vigário!!!

por Joyce Galvão - 19/08/2020

Eu já posso imaginar a cena. Você foi em uma loja, investiu uma média de 35 reais em uma fava de baunilha e voltou orgulhosx para preparar aquele creme confeiteiro perfeito e cheio de pintinhas! Chegou na sua cozinha e, no momento de raspar aquelas micro bolinhas perfumadas, se deparou com uma baunilha seca e nada aromática.

Isso é mais que comum no mercado brasileiro. Como a baunilha é um produto caro – afinal, estamos falando da segunda especiaria mais cara do mundo, onde apenas 5% do mercado mundial a consome – nem sempre a baunilha que você encontrar vai estar fresquinha. Aliás, se a baunilha já é artigo de luxo, fresquinha e perfeita então… É raridade!!!

O que fazer? Existem muitas coisas que você pode fazer com uma baunilha ressecada na tentativa fatal de salvar o seu investimento. Mas antes de partir para uma solução precipitada, vamos aprender a reconhecer uma boa baunilha!

CONHEÇA SUA BAUNILHA!

CONHEÇA SUA BAUNILHA! CONHEÇA SUA BAUNILHA! CONHEÇA SUA BAUNILHA!

1. O movimento da baunilha precisa ser sexy! Ou seja, ela precisa enrolar no seu dedo sem quebrar. Se a sua baunilha não enrolar ela está seca. Não que isso signifique que ela esteja ruim, só não está fresquinha. Consequentemente o poder aromático vai estar menor podendo deixar seus preparos sem sabor!

2. Quando você tocar seus dedos em uma baunilha, eles precisam ficar perfumados e, se você tiver uma baunilha muito maravilhosa, suas mãos vão ficar manchadas. Isso tudo é pura suculência e indica frescor!

3. O aroma da baunilha tem que ser tentador e intenso. Nada de notas aromáticas alcoólicas ou fermentadas, que podem indicar uma processo de cura mal feito. É durante o beneficiamento da baunilha que seu poder aromático vai se desenvolver. Uma cura feita de maneira errada vai render uma baunilha ruim, muito ruim!

A DURA REALIDADE

A maioria das baunilhas espalhadas pelo mundo vem da ilha de Madagascar e são da espécie “baunilha Bourbon”. É a baunilha com sabor mais potente e, reconhecida mundialmente como o “verdadeiro aroma de baunilha”.

A ilha de Madagascar – a grande ilha do sudeste africano, é a 10° região mais pobre do mundo e que produz um dos produtos mais caros da Terra! Essa distopia vai além, trabalho árduo, atravessadores, grupos criminosos, comércio desregulamentado, violência generalizada e milícias! Quem sofre com tudo isso são os pequenos produtores que, sem poder pagar por proteção privada veem seu plantio e colheita roubados. Sem produto não existe pagamento, e isso implica em péssimas (péssimas!) condições de vida para esses trabalhadores que colocam em risco suas vidas para que você possa fazer seus doces brilharem!

A baunilha valoriza seu doce em mais de 20 vezes! Entretanto, enquanto os pequenos produtores vendem sua produção por cerca de $30-50/Kg para atravessadores, no mercado externo elas chegam a custar até 800 doláres (o kilo) com grandes (imensas!) flutuações de preço (quando não é utilizada para lavagem de dinheiro).

Portanto, para que a baunilha chegue até você como artigo de luxo, muitas pessoas sofreram e tiveram inclusive, suas vidas postas em perigo! Mais que identificar uma boa baunilha é preciso conhecer o seu processo de produção! 

Por isso, o uso da baunilha brasileira (seja ela do cerrado, Mata Atlântica etc) é tão importante e precisa ter seu mercado fortalecido e valorizado. Conheça sua matéria-prima e compre de quem produz de maneira justa!

Pense nisso na sua próxima compra!!!

MAIS? TEMOS MUITO MAIS!

Morangos com creme

Morangos com creme

Se existe sobremesa mais gostosa que morangos frescos e suculentos com creme eu desconheço! O melhor de tudo é que essa combinação permite uma série de montagens que podem ir de um almoço despretensioso a um refinado jantar!
Saiba mais
Os principais cremes da confeitaria

Os principais cremes da confeitaria

Você sabe quais são os cremes base da confeitaria? Através deles infinitas possibilidades de doces se revelam! Esse é o seu guia DEFINITIVO das preparações bases, de cremes e molhos, da confeitaria!
Saiba mais

COLOQUE O CONHECIMENTO EM PRÁTICA!

Açúcar de baunilha

Açúcar de baunilha

Um açúcar tão fácil de fazer e que pode levar seus doces a um novo nível!!! Um luxo só!!
Saiba mais
Extrato de baunilha caseiro

Extrato de baunilha caseiro

Dois ingredientes e nada mais. Agora você vai jogar fora (para sempre) a essência falsiane, combinado?
Saiba mais
Translate »