


Compartir on-line 2020
O evento on-line reuniu produtores, fotógrafos e confeiteiros para compartilhar saberes de forma gratuita e 100% on-line pelo instagram.
por Joyce Galvão
O Compartir é um evento anual que reúne profissionais e entusiastas, para compartilhar saberes e sabores em torno da confeitaria brasileira.
Sua essência é reunir pessoas e compartilhar. Em 2019 reunimos mais de 100 confeiteiros para falar sobre o poder do afeto na confeitaria. E nesse momento excepcional queremos estar juntos sem, necessariamente estarmos juntos.
Por isso criamos uma versão “pocket” do Compartir: #compartironline -, que aconteceu agora, em abril. Mas calma! Se você não soube nada a respeito, e nem conseguiu acompanhar, subimos todas as lives no nosso canal do You Tube e algumas no IGTV da nossa conta do instagram.
Esse ano o evento completa 5 anos de vida e por isso resolvemos criar essa versão on-line gratuita. Mas aguarde, vem mais por ai!
Aproveite e bons estudos!
CONHECER PARA PRESERVAR
Nosso primeiro encontro foi com o Adhemar e a Cíntia do Frutas Raras.
Virtualmente caminhamos pelo pomar localizado em Casa Branca – a capital da jabuticaba! Colhemos achachairu fresquinho, resolvemos as dúvidas que todo mundo teve em relação à longada (que não, não é pitomba! Agora acredita em mim?) e conhecemos outras frutas raras e que estão fora do cardápio convencional de consumo.
Para qualquer profissional que queira ir além, conhecer ingredientes a fundo é fundamental. Por isso separe um tempo na agenda, coloque os fones nos ouvidos e inunde-se de conhecimento!
VEJA O EPISÓDIO SOBRE FRUTAS NATIVAS DA NOSSA WEB-SÉRIE DOCE BRASIL

VOCÊ CONHECE O MATCHAMATE?
No segundo dia nossa jornalista Juliana Bianchi conversou com a sommelier de chá Carla Saueressig sobre o matchamate. Um bate-papo que estendeu a experiência de leitura do artigo publicado no Sobremesah (e que espero que você tenha lido!)
LEIA A MATÉRIA DA JU BIANCHI SOBRE O MATCHAMATE
Durante a live percebemos que muitas pessoas confundem o matcha com o matchamate justamente pelo uso do prefixo matcha. Por isso, se você também se confunde precisa ler a matéria, assistir ao vídeo e entender porque chamamos esse tipo de erva-mate de matcha também!

O QUE É SER CRIATIVO NA CONFEITARIA?
No terceiro dia o confeiteiro Henrique Rossanelli deu um show sobre a criatividade na confeitaria.
A conversa foi tão gostosa (como sempre) que vale a pena rever (para quem já viu) e aos que não puderam acompanhar: está imperdível!
Coloca um fone, enfia o celular no bolso (não precisa ficar olhando para os nossos lindos rostinhos, pensa que o evento funciona como um podcast também!) e aproveite o conteúdo INS-PI-RA-DOR!

PARA TRABALHAR COM CHOCOLATE
Você ficou babando nos ovos dessa Páscoa? Seu coração palpita de emoção com a possibilidade de trabalhar com chocolate?
Pois além de toda a inspiração da Páscoa queremos incentivar você a descobrir um novo ofício. Uma paixão arrebatadora e uma busca incansável pelo chocolate mais brilhante e perfeito.
Se você é essa pessoa o episódio do #compartironline com o Chef Abner Ivan pode ser o passo inicial para seu futuro e, para você que já trabalha com chocolate, se aprofundar em conhecimento.

CONFEITARIA DE RESTAURANTE
Nathália Gonçalves é confeiteira e sócia do restaurante Charco. Nessa conversa ela compartilhou conosco todos os desafios da profissão, sua trajetória na carreira e o que a inspira quando precisa criar uma sobremesa nova para o cardápio.
Para se inspirar e entender o papel da confeitaria dentro de um restaurante de alta gastronomia.

FOTOGRAFIA PARA GASTRONOMIA
Quer um resumo? Fotografia não é só mirar e clicar. Nem para quem fotografa e muito menos para quem contrata o fotógrafo.
Fotografia também é branding e muito, muito mais! Nessa aula incrível com o Rafael Facundo você vai abrir seu olhar para a fotografia e enxergar ela além do clique! Bem além…

CONHEÇA AS EDIÇÕES DO COMPARTIR


II COMPARTIR | A ESSÊNCIA DO INGREDIENTE NA CONSTRUÇÃO DA CONFEITARIA

III COMPARTIR | CONEXÃO: OS NOVOS CAMINHOS DA CONFEITARIA BRASILEIRA
