


Como trazer mais Brasil para a confeitaria é tema da 5ª edição do Compartir
Principal evento de confeitaria do País traz para o debate os desafios e caminhos para criar com mais brasilidade
por Juliana Bianchi
Mudanças e revoluções não nascem sozinhas. É preciso conhecer as bases à fundo, pesquisar, vivenciar, testar, questionar, debater e trocar. São esses os ingredientes fundamentais do Compartir, principal congresso de confeitaria do Brasil, que chega a sua quinta edição em 2022.
Marcado para o dia 5 de dezembro, no Unibes Cultural, em São Paulo, o evento trará para o debate nomes como Ivan Ralston, Catherina Cordás e Rhaiza Zanetii, do projeto Tuju Pesquisa, que tem rodado o país em busca de conhecimento profundo sobre nossa cultura alimentar; Giana Coró e Karina Ruiz, da Viva Bakery, a padaria artesanal que se tornou fenômeno de vendas e qualidade no interior de São Paulo; além de Brenda Freiras, do Maní, e Patrícia Moryta, do Balaio, que vêm falar um pouco sobre seus processos criativos em restaurantes que são referência em comida brasileira elevada ao mais alto nível.
Junte a isso a chef Roberta Sudbrack, não por acaso nomeada embaixadora do curso inédito de Diploma Cozinha Brasileira, na escola Le Cordon Bleu, que vem para jogar luz sobre “O Brasil dos Cozinheiros”, e Patricia Abbondanza, fundadora do FoodLab.
“O objetivo é reunir profissionais com ideias distintas ou simplesmente quem ama confeitaria para falar sobre o tema e inspirar os participantes a encontrarem novos caminhos para suas cozinhas e carreiras, produzindo e empreendendo”, afirma a confeiteira e engenheira de alimentos Joyce Galvão, idealizadora do congresso. “Me inspirei em grandes eventos internacionais de alimentação, como Madrid Fusion, Alimentaria e MAD de Copenhagen, que é meu o sonho mor”, diz ela.
Nas edições anteriores, o Compartir já promoveu discussões em torno do poder do afeto na confeitaria, da construção identitária da confeitaria brasileira e da essência do ingrediente na produção. Agregando de artesão e pequenos empreendedores a produtores, pesquisadores, empresários e chefs de sucesso, tais como Henrique Rossanelli, Rodrigo Ribeiro, Marilia Zylbersztajn e Bertrand Busquet.
É nesse caldeirão cultural formado por pessoas tão diversas que as trocas e reflexões acontecem, as caixinhas mentais são abertas, para mais tarde extrapolar como criatividade nas mais diversas cozinhas pelo país. Porque a confeitaria pode e deve ir muito além de fórmulas e receitas. E ter em mãos as ferramentas para criar sua própria identidade baseada em conhecimento, questionamento e pesquisa fundamentada é libertador.
Serviço:
Compartir 2022
Quando: 5 de dezembro (das 9h às 19h)
Onde: Unibes Cultural (R. Oscar Freire, 2500, São Paulo-SP)
Ingressos: a partir de R$ 600,00 no site do evento (clique aqui)
EDIÇÕES PASSADAS


II COMPARTIR | A ESSÊNCIA DO INGREDIENTE NA CONSTRUÇÃO DA CONFEITARIA

III COMPARTIR | CONEXÃO: OS NOVOS CAMINHOS DA CONFEITARIA BRASILEIRA
