


Bombom de Santo Antônio
Bombom para Santo Antônio tem que ter recheio irresistível! O que seria melhor que um caramelo sedoso misturado a um bom punhado de castanhas bem crocantes?
por Joyce Galvão
ESSA RECEITA
RENDE 9 UNIDADES
A VALIDADE É DE 15 DIAS
PARA PRESENTEAR A AMIGA SOLTEIRONA! DIZEM QUE CHOCOLATE É MELHOR QUE NAMORADO….
INGREDIENTES
CASQUINHA DE CHOCOLATE
- 1 xícara (chá) | 170g
chocolate 70,5% cacau
AH!
Você pode usar o método que preferir para produzir o caramelo! No Sobremesah temos diversas receitas com métodos de preparo diferentes!
RECHEIO
- 3 colheres (sopa) | 30g
caramelo (clique aqui para receita) - ¼ xícara (chá) | 30g
amendoim - ¼ xícara (chá) | 30g
castanha de caju
DECORAÇÃO
- pasta americana, quanto baste
- corante em gel marrom, preto e cooper da marca Wilton
COMO PREPARAR
CASQUINHA DE CHOCOLATE
AH!
O amendoim é uma leguminosa e não uma castanha. Para facilitar nossa linguagem, criamos uma identidade secreta para ele entrar no time das castanhas sem julgamento! ?
- Faça o derretimento e a temperagem do chocolate.
- Forme as casquinhas do bombom preenchendo as cavidades da forma com o chocolate.
- Chacoalhe a forma para que preencha bem a cavidade e não fique bolhas de ar.
- Vire o molde de ponta cabeça e deixe escorrer o excesso.
- Limpe com uma espátula e leve à geladeira, ainda de ponta cabeça, sobre uma folha de papel manteiga, por aproximadamente 6 minutos.
- Retire o molde e recheie.
RECHEIO
- Leve o amendoim e a castanha de caju ao forno pré-aquecido por aproximadamente 6 minutos.
- Retire, aguarde esfriar e pique grosseiramente.
- Misture as castanhas ao caramelo e recheie os moldes dos bombons.
- Tampe os bombons com uma camada fina de chocolate. Coloque o chocolate sobre os recheios, e com uma espátula a 90 ° retire o excesso.
- Leve à geladeira por aproximadamente 5 minutos, até que o fechamento cristalize.
- Vire a forma de cabeça para baixo e desmolde o chocolate. Reserve.
DECORAÇÃO
- Tinja a pasta americana com os corantes. Modele a cabecinha de Santo Antônio fazendo uma bolinha, com uma ferramenta em formato de U faça a boquinha e com um palito de dente marque os olhos.
- Faça uma bolinha pequena, cor da pele para o nariz. Modele duas bolinhas do mesmo tamanho, na cor preta, para os olhos.
- Coloque um pouco de chocolate no topo do bombom e posicione a cabecinha. Com um pouco de água cole o nariz e olhos.
- Com pasta na cor marrom faça uma minhoquinha e coloque ao redor do topo da cabeça. Cole com água e faça as marcações do cabelo com auxílio do palito de dente. Pinte as sobrancelhas com o corante marrom.
- Para os bracinhos faça dois cilindros pequenos e afine umas das pontas. Cole no bombom com um pouco de chocolate. Faça então duas bolinhas pequenas para as mãos.
- Modele o Menino Jesus fazendo uma bolinha para a cabeça com a cor cooper e cole em um cilindro pequeno para o corpo. Então, com pasta branca, abra um retângulo com a espessura de 2mm e corte um triangulo. Envolva o corpinho do bebê.
- Pinte o cabelinho com o corante marrom e faça os olhinhos com corante preto.
- Mantenha em ambiente seco e fresco por até 15 dias.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio de Pádua, nasceu em Lisboa, Portugal, em 1195. Embora batizado com o nome de Fernando, Antônio – o pregador da verdade, mudou seu nome ao tornar-se frade. Além de ser um homem culto, com extrema capacidade de usar bem as palavras, realizou grandes milagres e ajudou aos pobres, como exige a Ordem dos Franciscanos, à qual pertenceu.
Relatos contam que Antônio teria conseguido um dote para uma moça italiana se casar (o santo casamenteiro), que distribuía pães doados por uma devota francesa que lhe atribuiu um milagre (daí o pão bento doado pelas igrejas no dia 13 de junho) e que, ao convencer um noviço a se arrepender de lhe ter roubado o livro de orações, depois de esse fiel ter avistado o diabo numa ponte, Santo Antônio teria o dom de devolver objetos e de obter vitória em causas perdidas.
Pelo folclore, uma lenda portuguesa do século XVII conta que uma mulher madura que buscava marido a muitos anos, desesperada pela falta de resposta do Santo atirou sua imagem pela janela, atingindo assim a cabeça de um soldado. Curado o ferimento ele se apaixonou e casou-se com a solteirona.
Quando vivo, Antônio desejava tornar-se mártir, tamanha admiração que tinha pelos mártires franciscanos. Alguns estudiosos acreditam que talvez seja essa a razão pelo qual as moças o “martirizem” quando ele não quer atender seus pedidos – o colocando de cabeça para baixo, tirando o menino Jesus de seu colo, colocando o santo no congelador ou dentro de um copo com água.
Morreu em Pádua, na Itália, em 1231, aos 36 anos e foi canonizado dez meses após sua morte, pelo papa Gregório IX, que o chamou de “santo de todo mundo” em uma alusão à fama que tinha em vida.
ACEITA MAIS UM CHOCOLATE?


Lascas de chocolate
SAIBA MAIS

Métodos para produzir caramelo
