Avocado numa hora dessas
Avocado numa hora dessas

Avocado numa hora dessas

Invocar o receituário de família é uma forma de trazer à mesa, num plano simbólico, as pessoas com quem não posso compartilhar o espaço físico.

por Constance Escobar - 11/05/2020

Já são oito semanas de confinamento em casa, dividindo espaço com hóspedes indesejados, que chegaram sem convite: medo, incerteza, angústia. Desde a primeira semana de quarentena, a cozinha é o recinto onde tenho me refugiado. É o útero da casa, como bem definia Rubem Alves, o lugar onde a vida cresce. Por necessidade, mas também por escolha, é o cômodo onde passo boa parte do tempo atualmente. Num momento em que o passado soa como uma quimera e o futuro é pura abstração, cozinhar é das poucas coisas que me mantêm no presente.

Meu fogão não tem sido morada de ingredientes impostores nem palco para receitas ousadas e desafiadoras. Banana e laranja remetem aos bolos da mãe. Pão, além de abraçar a manteiga, quando sobra, vai parar no pudim que a bisavó nos legou, o “Pudim de Pão da Vovó Augusta”. Cenoura é pretexto para fazer o bolo de liquidificador que a avó me ensinou ainda na pré-adolescência – a primeira vitória culinária da menina que ainda não ousava sonhar com chocolates de origem ou baunilha orgânica. Invocar esse receituário é uma forma de trazer à mesa, num plano simbólico, as pessoas com quem não posso compartilhar o espaço físico.

Mais do que nunca, tenho vislumbrado na comida a essencial conexão com a memória. Quando o desamparo é grande, a gente busca esteio na zona de conforto. Como se, através das receitas de família e dos sabores da infância, pudéssemos manter uma normalidade fluindo, uma sensação de permanência e continuidade enquanto, lá fora, tudo é ruptura.

Portanto, não me venham com avocado. Numa hora dessas, abacate é abacate mesmo. E, ao menos aqui em casa, não vai ser desperdiçado na torrada de sourdough, coroado com flor de sal. Vai mergulhar no creme aveludado com que a mãe desde sempre adoça nossas vidas.

PARA MERGULHAR NA COZINHA

Pudim de leite condensado no pote

Pudim de leite condensado no pote

Independente dos gostos e desgostos, pudim de leite condensado é um clássico na cozinha brasileira. Acho difícil encontrar uma família que não tenha sua própria receita! Mas, de qualquer maneira, aqui vai a receita da minha família para você!!!!
Saiba mais
Mini bolinho de laranja

Mini bolinho de laranja

Bolos feitos pelo método espumoso geralmente não tem bons resultados em fôrmas bundt. Mas essa receita tem um segredo que vai deixar seu bolo perfeito!
Saiba mais

PARA MERGULHAR NA LEITURA!

Pra não dizer que não falei das flores

Pra não dizer que não falei das flores

Porque tudo pode se transformar em poesia, até um passeio!
Saiba mais
Escritos íntimos #01

Escritos íntimos #01

Um cobertor, uma xícara quente nas mãos e uma fatia de pão quentinho com manteiga. Existe no mundo combinação mais perfeita?
Saiba mais
Translate »