
Doce Natal
A importância (ou descaso) do doce tradicional na festa luso-brasileira
Saiba maisO conhecimento aqui é levado a sério, mas compartilhado de maneira doce! Aprenda o Bê a Bá da confeitaria através de artigos escritos com embasamento e muita pesquisa. Ah! Lembre-se: o grande objetivo da educação não é o saber mas a ação. Coloque seus conhecimentos em prática!
A importância (ou descaso) do doce tradicional na festa luso-brasileira
Saiba maisO Bolo de Noiva é um bolo tradicional dos casamentos de Pernambuco produzido com diferentes frutas secas, embebidas por um longo período em vinho, além de farinha de trigo, açúcar, manteiga e ovos.
Saiba maisOs ingredientes da roça e a reprodução das receitas de família, na visão das quitandeiras, são elementos que conferem autenticidade às suas quitandas.
Saiba maisTantos bolos fazem do Brasil, Brasil... Nossa curiosidade nos leva ao redor do mundo, dos livros e dos causos que escutamos por esse país afora! Vem conhecer a história do doce (e do bolo) pé de moleque!
Saiba maisDe especiaria a novo vilão da alimentação, o açúcar vem encontrando resistência entre os consumidores que ainda não conseguem enxergá-lo onde mora o verdadeiro perigo.
Saiba maisVerdadeiro tesouro, das páginas de um caderno de receitas saem imagens, sons, diálogos, aromas e viagens mentais, que podem mudar e ganhar novos tons a cada consulta
Saiba maisVocê sabe a origem da festa junina? Do ritual profano ao baião. Do milho, mandioca e pinhão. São lendas e misturas que hoje, fazem dela, uma das maiores representatividades da cultura brasileira!
Saiba maisCitando Schopenhauer, o professor lembrou que a felicidade da vida pública depende da felicidade da vida particular, e concluiu mencionando o pensamento da escritora Julia Lopes de Almeida: “A felicidade do lar vem do fogão”. por Lúcia Soares
Saiba maisA preparação clássica italiana composta de apenas três ingredientes cozidos lentamente em banho maria tem muita história para contar! Uma receita de nonna, que traz à tona todas as lembranças de infância!
Saiba maisVocê sabe o que diferencia uma mousse de uma bavaroise? Ou seria a bavaroise da mousse?
Saiba maisA construção de uma identidade alimentar, como uma “confeitaria nacional” exige desprendimento em relação aos esquemas mentais consagrados. | por Carlos Alberto Dória
Saiba mais"Às nossas frutas, e nossos doces, pois, já lhe parecia tempo de lhes irmos dando a merecida importância. E era o ano de 1906..." por Lúcia Soares
Saiba mais