Aproveite sua baunilha
Aproveite sua baunilha

Aproveite sua baunilha (ao máximo)!

Aprenda como tirar o máximo proveito da fava de baunilha: do focinho ao rabo. Não pera, isso é para o porco... 🤔

por Joyce Galvão - 19/08/2020

FAÇA EXTRATO

A maneira mais simples de consumir baunilha é através do extrato. Um extrato é uma infusão de algum elemento aromático em um líquido solúvel. No caso da baunilha, forma-se um líquido âmbar produzido através das sementes da baunilha (e também da casca) embebidos em uma mistura de água e álcool.

Existem muitas marcas boas no mercado (outras, nem tanto!). Contudo, você pode produzir o seu próprio extrato artesanal através das favas já utilizadas. Para isso, acessa a receita nesse link aqui.

A maioria dos extratos comerciais são, na verdade, misturas artificiais com vanilina e que estão muito distantes do verdadeiro sabor delicado da baunilha. Além disso, as essências artificiais produzidas sinteticamente são amargas e desvalorizam o mercado da baunilha natural. Não compre, faça seu próprio extrato e invista melhor o seu dinheiro! Mesmo a baunilha tendo um valor alto (cerca de 35 reais a unidade), o seu extrato vai ter uma validade enorme (anos, e anos… Coloca uns 10 anos ai!) e, se você colocar na ponta do papel, vai ver que compensa muito mais! Valor não é só dinheiro, é qualidade também!!!

BAUNILHA EM PÓ

É produzida de diversas maneiras: extrato misturado a amido e açúcares, glucose e cristais de vanilina (o pó givre), a casca da baunilha seca e moída…

Você pode produzir sua própria baunilha em pó. Para isso guarde todas as favas que utilizar após aromatizar seus cremes e doces. Deixe-as secando no açúcar (e você já aproveita para aromatizá-lo) ou em uma grade à sombra. Depois basta processar até formar um pó fino, se quiser, passe por uma peneira.

Esse pó tem um poder aromático menor do que as sementes, por isso, precisa ser utilizado em maior quantidade nas receitas. Além disso, seu poder aromático é volatilizado com mais rapidez.

AÇÚCAR DE BAUNILHA

Açúcar + sementes de baunilha. Só!

Claro, você pode adicionar ao açúcar o pó de baunilha e criar um produto delicioso para adoçar sucos, cafés, bolos, enfim… Todos os produtos de confeitaria.

Você pode ir além (claro!) e criar um sal de baunilha. Sal + sementes de baunilha. Sal + pó de baunilha. Ou, se quiser, acrescentar flor de sal ao seu açúcar de baunilha para realçar a doçura e o sabor dessa mistura!

A dica? Esfregue o açúcar na fava ainda úmida (mesmo que sem as sementes) para tirar todo o óleo essencial! Quando o açúcar estiver levemente marrom, é sinal que você fez um bom trabalho!

Receita? Aqui!

PASTA DE BAUNILHA

A pasta de baunilha é um produto viscoso produzido através de extrato de baunilha, sementes (ou pó de baunilha), açúcar, algum espessante, como a xantana, e aditivos para aumentar seu prazo de validade.

Pode ser utilizado na mesma quantidade que um extrato porém, a diferença é que a pasta contem as tão desejadas “pintinhas” que valorizam muito o produto final! Dependendo do poder aromático da pasta que você comprou (ou produziu) 1 colher (chá) substitui 1 fava de baunilha.

COMO SUBSTITUIR

A substituição de um produto para outro vai sempre depender do poder aromático. O seu extrato feito artesanalmente pode não ser tão potente quanto uma boa marca encontrada no mercado, e por isso, talvez, a substituição não funcione! Por isso digo E REPITO: conheça seu produto. Ninguém melhor que você poderá dominar os processos na sua cozinha!

Uma regrinha básica para você poder partir de um ponto é:

 

⭐ 1 colher (chá) de extrato substitui 1/3 de fava de baunilha

 

Se a sua receita pede por 1 fava inteira de baunilha (e tudo vai depender do tamanho da fava… Por isso, quantidade em peso são ideais) você vai precisar de 3 vezes a quantidade em extrato. Ou seja, para 1 fava de baunilha a regrinha (que pode variar!) são 3 colheres (chá) ou 1 colher (sopa) | 15mL de extrato de baunilha.

Porém, mais uma vez: tudo vai depender da força do seu extrato e, por que não também, da sua fava de baunilha!

Para utilizar a pasta de baunilha, a substituição segue o mesmo princípio do extrato. Já para o pó de baunilha, a quantidade precisa ser sempre o dobro, já que seu poder aromático é menor.

APROVEITE TUDO!

Extrato de baunilha caseiro

Extrato de baunilha caseiro

Dois ingredientes e nada mais. Agora você vai jogar fora (para sempre) a essência falsiane, combinado?
Saiba mais
Açúcar de baunilha

Açúcar de baunilha

Um açúcar tão fácil de fazer e que pode levar seus doces a um novo nível!!! Um luxo só!!
Saiba mais

SAIBA MAIS

Dicas para comprar fava de baunilha

Dicas para comprar fava de baunilha

Você pega todas as suas economias e investe em uma baunilha. Compra no escuro e quando chega na sua cozinha percebe que comprou gato por lebre? Vem que eu te ensino a não cair mais no conto do vigário!!!
Saiba mais
TUDO sobre baunilha

TUDO sobre baunilha

Não, não é mais um curso do Sobremesah (mas bem que poderia ser!). Esse é o guia definitivo (ou não!) de TUDO que você queria saber sobre baunilha (e não sabia onde procurar)!
Saiba mais
Translate »