9 livros para amantes da gastronomia
9 livros para amantes da gastronomia

9 livros para amantes da gastronomia

Luciana de Oliveira do blog Fogão Vermelho indica 9 livros sensacionais para deixar a sua biblioteca gastronômica mais completa!

por Joyce Galvão - 17/11/2020

O Clube do Livro que faço lá no instagram @joyce.galvao (segue lá!) tomou um rumo diferente nesse fim de 2020: para o meu bel prazer, fucei na estante de alguns convidados para descobrir seus títulos favoritos! Claro, tudo na distância de uma live por conta do momento que estamos passando…

A cobaia da vez é a chef Luciana de Oliveira, do blog Fogão Vermelho que tem uma coleção de livros apaixonante, eclética e que atende a todos os gostos! Aliás, basta perguntar: “Lu, você tem livro tal?” para ela pensar um pouco e zaz(!!!) aparecer com o livro nas mãos!

Veja só as indicações deliciosas da Lu para turbinar sua biblioteca!

Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica

Marcella Hazan (1924-2013) foi uma escritora italiana, nascida na Emilia-Romagna que nunca havia cozinhado até seu casamento, como ela contou na introdução de seu livro Marcella Cucina de 1997 (vencedor do prêmio James Beard de Melhor Livro de Receitas Mediterrâneo e o Prêmio Julia Child de Melhor Livro de Receitas Internacional),

“… lá estava eu, tendo que alimentar um marido jovem e trabalhador que conseguia lidar com a maior parte dos altos e baixos da vida, mas não com uma refeição indiferente. Na Itália, eu não teria perdido tempo pensando nisso. Minha mãe cozinhava, meu pai cozinhava, minhas avós cozinhavam, até as camponesas que vinham limpar sabiam cozinhar. Na cozinha do meu apartamento em Nova York não havia ninguém. ”

Ela utilizava livros de culinária italianos até perceber que sua memória clara dos sabores que havia experimentado em casa, permitia que ela mesma os reproduzisse. “Por fim, descobri que alguns dos métodos que adotei eram idiossincraticamente meus”, lembrou ela, “mas para a maioria deles encontrei corroboração nas práticas dos cozinheiros italianos tradicionais.”

A autora então começou a dar aulas de culinária em seu apartamento e abriu sua própria escola de culinária, The School of Classic Italian Cooking, em 1969. No início dos anos 1970, Craig Claiborne, que era então o editor de culinária do New York Times, pediu-lhe que contribuísse com o jornal e foi quando ela publicou seu primeiro livro, The Classic Italian Cook Book, em 1973 e, Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica, em 1992, que traz quase quinhentas receitas, todas elas com a inconfundível assinatura de Marcella, conhecida no mundo todo como a mestra inquestionável da cozinha do norte da Itália.

O livro ensinará você a preparar uma receita simples como a Sopa Camponesa Toscana com repolho e feijão, ou a minuciosa Alcachofra Crocante; ou aventurar-se no preparo de doces como os Benhês que são “bolinhos” feitos com tiras de massa crocante (aqui no site estão como Crostoli ) ou pudim de Semolina cristalizado. Em qualquer escolha você sentirá a mão de Marcella e sua indispensável orientação em todas as etapas da receita!

Pasta Grannies

Vicky Bennison trabalhava como escritora de comida e, em uma pesquisa pela internet descobriu que a arte de preparar massa, artesanalmente com as mãos, estava desaparecendo. Descobriu que para a mulher moderna, é muito mais prático ir a um supermercado e comprar um pacote de massa pronta para ser despejada na água quente do que prepara-la como suas avós.

Por isso, resolveu buscar cozinheiras italianas que ainda mantém a tradição de cozinhar para a família, filma-las e compartilhar com o mundo receitas ancestrais! Segundo ela, todo mundo ama macarrão, ama sua avó e concorda que as avós são as melhores cozinheiras do mundo.

Assim surgiu o Pasta Grannies, inicialmente um canal no You Tube para catalogar as receitas e celebrar a culinária italiana feita em casa, por mãos habilidosas e cheias de afeto. O canal fez tanto sucesso que acabou virando um lindo livro de memórias, receitas e que fala sobre a importância de manter viva uma culinária cheia de história e cultura.

Tartine Bread

Um livro para os amantes do pão e da Bakery mais charmosa (e deliciosa) de São Francisco! A Tartine foi aberta em 2002 por um casal de chefes. Elisabeth Prueitt, confeiteira, e seu marido Chad Robertson, padeiro.

A Bakery conquistou o coração dos San Franciscanos e vive com uma fila imensa na porta! Tamanho sucesso fez com que as receitas virassem livros (sorte a nossa!) e o próximo passo do casal é a expansão mundial (dedos cruzados para chegar ao Brasil!)

Enquanto a padaria não chega por aqui, nos resta ler e testar as receitas do livro Tartine Bread!!!

Simples

Yotam Ottolenghi é um chef inglês-israelense, co-proprietário de seis delicatessens e restaurantes em Londres, além de autor de vários livros de receitas como Ottolenghi, Plenty, Jerusalem e Simples. Suas receitas são sempre uma revelação de texturas e sabores apaixonantes que envolvem ingredientes, culturas e possibilidades.

Em Simples, o diferencial é que as receitas vêm com sugestões de métodos de organização cheios de criatividade. São 130 receitas com preparos que cabem no nosso cotidiano, divididas em vegetais crus; vegetais cozidos; arroz, grãos e leguminosas; macarrão; carne e frango; peixe; e doces ― com indicações que podem facilitar seu preparo: se podem ser feitas em pouco tempo (menos de trinta minutos) ou com antecedência, se levam dez ingredientes ou menos, se podem utilizar apenas uma panela ou assadeira (para dias de preguiça) ou se são aquelas que impressionam mesmo sem dar nenhum trabalho.

Modern Baking

Donna Hay é uma food stylist australiana, autora de 27 livros de culinária (com vendas que superam os 6 milhões de exemplares) entre eles Modern Baking, lançado em outubro de 2018.

São mais de 250 receitas de bolos, biscoitos e todos os tipos de delícias de dar água na boca. Além das receitas, Donna Hay traz fundamentos, atalhos super inteligentes e guloseimas feitas com ingredientes crus e cheios de nutrientes. De brownies a merengues leves, sobremesas geladas refrescantes, Modern Baking vai trazer muita inspiração para a sua cozinha – especialmente por conta das fotos, que são belíssimas!

The Cooks Atelier

Mãe e filha americanas expatriadas Marjorie Taylor e Kendall Smith Franchini sempre sonharam em morar na França. Com muito trabalho duro e uma pitada de destino, eles realizaram esse sonho e fundaram o The Cook’s Atelier, uma famosa escola de culinária francesa na cidade de Beaune, localizada no coração da região vinícola de Borgonha. Combinando suas experiências profissionais em comida e vinho, eles atraem visitantes de perto e de longe com seu estilo de cozinha acessível e alegre.

O livro homónimo, belamente fotografado, conta a história da vida dessa família através de mais de 100 receitas francesas clássicas, Uma extensão da escola de culinária, fornecendo uma abordagem simples e frescas de técnicas francesas ensinadas no atelier.

Quase podemos ouvir o tilintar das panelas de cobre, o assobio da máquina de café expresso e a alegria ao redor da mesa, enquanto encontramos alguns dos melhores pequenos agricultores e produtores artesanais da região e vivenciamos como a família de Marjorie e Kendall trabalham em conjunto para criar este lugar especial.

Mais do que uma introdução prática à culinária francesa clássica, este volume ricamente ilustrado é também uma celebração distintamente projetada da arte francesa e do joie de vivre. Uma cartilha inspiradora sobre a adoção de elementos do estilo de vida francês, não importa onde você more.

Ah! Também falei sobre esse livro aqui (clica!)

What Katie Ate

Depois de passar mais de dez anos trabalhando como diretora de arte em importantes escritórios de design na Irlanda, nos Estados Unidos e na Austrália, Katie Quinn Davies resolveu colocar sua criatividade em prática com uma câmera fotográfica. E foi na cozinha que ela encontrou seu melhor foco. Apaixonada pelo tema, criou o blog “What Katie Ate”, que, em pouco tempo, se tornou fenômeno na internet.

Para o livro homónimo – na versão brasileira “Quando Katie Cozinha“, Katie reuniu mais de cem receitas extraídas de momentos tão distintos quanto uma viagem, um jantar especial ou mesmo uma refeição de um dia qualquer (mas que refeição!). Que tal granola feita em casa para o café da manhã? Ou prefere começar o dia com muffins de morango, maçã e amêndoas ou uma delicada panqueca? Para o almoço, Katie sugere deliciosas preparações, que vão desde um prático orecchiette com tomate assado, passando pelos camarões ao molho thai até o irresistível galeto com limão grelhado.

No capítulo dedicado às saladas, Katie ensina como aproveitar os ingredientes da temporada, sempre mais apetitosos. Antes de chegar ao jantar, passamos ainda por canapés e sugestões de drinques, ideais para começar uma reunião descontraída. Os pratos principais são perfeitos para quem ama receber, mas não gosta de ficar horas na cozinha. Quando o assunto são os doces, Katie arrasa: o capítulo de sobremesas é uma tentação!

Com receitas fáceis de fazer, e fotografias de comer com os olhos, Quando Katie cozinha vai conquistar todos os seus sentidos.

Bouchon bakery

O livro Bouchon Bakery, do premiado chef Thomas Keller, traz os sabores de sua infância como os TKOs e Oh Ohs (Keller assume Oreos e Hostess’s Ho Hos) e todos os clássicos franceses pelos quais se apaixonou quando era um jovem aprendiz em Paris: as baguetes, os macarons, os mille-feuilles, as “tartes aux fruits”.

O co-autor Sebastien Rouxel, chefe de confeitaria do Thomas Keller Restaurant Group, passou anos refinando técnicas por tentativa e erro, e cada página oferece uma nova lição: um truque que garante uniformidade, uma sutileza que contribui para um acabamento profissional, uma dica para aumentar o sabor e realça a textura dos preparos. As receitas são perfeitamente escritas e as fotografias deslumbrantes. Ah, o melhor: as receitas funcionam!

Um ótimo livro para matar a vontade de provar essas delícias in loco!

Eleven Madison Cookbook

O Metropolitan Life North Building, agora conhecido como Eleven Madison, é um arranha-céu art déco de 30 andares no Flatiron District, ao lado do Madison Square Park, em Manhattan, Nova Iorque.

O Eleven Madison Park é um restaurante de alta gastronomia 3 estrelas Michelin, de culinária criativa e refinada. A sala de jantar com pé direito de 10 metros, em mármore, inundada de luz, oferece vista para os jardins históricos do Madison Square Park, o cenário perfeito para a cozinha moderna do chef Daniel Humm.

Para os sonhadores com o menu de 1700 reais, o livro homónimo é um tributo à experiência inesquecível de jantar no restaurante e promove uma viagem pelos sabores da cozinha de Daniel. São 125 receitas sofisticadas, difíceis de serem reproduzidas (claro!), organizadas por temporada e com fotografias de Franceso Tonelli que vão te deixar com água na boca!

 

imagem capa: Susan Yin | Unsplash

PARA MERGULHAR NA LEITURA

Desconheço algo que seja mais gostoso que um dia chuvoso, uma poltrona aconchegante, um livro e uma atmosfera envolvente!

 

Sempre tiro um dia da semana para mergulhar nos meus livros. Seleciono uma pilha, coloco ao lado junto com minha bebida favorita, aumento suavemente o volume dessa playlist e esqueço do mundo, ou melhor, mergulho no meu mundo!

 

Agora, é a sua vez! Boa leitura!!!

LIVRÓFILO COMO EU?

A cozinha das escritoras

A cozinha das escritoras

Cinco autoras vão convidar você a cozinhar de maneira leve, sem expectativas ou pretensões. Nesse papo com a comunicadora Lena Mattar, falamos sobre suas autoras preferidas, confira!
Saiba mais
8 livros para refletir sobre o Cozinhar

8 livros para refletir sobre o Cozinhar

Você já parou para pensar no ato de cozinhar? Algo que deveria estar tão intrínseco no ser humano tem corrido o risco de simplesmente se limitar a poucos profissionais e, em especial, à indústria. Convido você, através dos livros, a refletir sobre aquilo que nos tornou humanos: o cozinhar!
Saiba mais
9 livros para aprender fotografia & food styling

9 livros para aprender fotografia & food styling

Você já cogitou fotografar seus próprios doces? Desejou fotos melhores nas redes sociais? Então vem dar olhada nessa curadoria de livros que fiz para você mergulhar no universo da fotografia!
Saiba mais
11 livros para quem é obcecado por comida

11 livros para quem é obcecado por comida

Eu sou maluca por livros. M-A-L-U-C-A! Tenho uma biblioteca vasta e releio meus livros a todo momento. De todos os meus preferidos, tive a árdua missão de escolher onze livros que os obcecados por comida, como eu, não podem deixar de ler!
Saiba mais
Translate »