7 livros para quem quer saber tudo sobre tortas!
7 livros para quem quer saber tudo sobre tortas!
Escola de Confeitaria / Artigos / Livros

Tudo sobre tortas!

Tortas francesas ou americanas? De frutas? Talvez caramelo com castanhas ou tortas salgadas? Selecionamos 7 livros para você se aprofundar no assunto e levar suas tortas para o próximo nível!

por Joyce Galvão - 7 de maio de 2020

Fazer tortas é uma terapia! Dos modelos que esfriam na janela, como aquelas que ilustram desenhos animados (como da Margarida ou da Branca de Neve!) aos modelos refinados e elegantes que decoram as vitrines de confeitarias parisienses, torta é tudo de bom!

Para inspirar você na cozinha e aprender segredos dos profissionais ao redor do mundo, selecionei 7 livros para você se aprofundar no assunto e se tornar um expert no assunto!

Divirta-se! Na cozinha e na leitura também!

Tarts

Dois dos mais aclamados chefes franceses, Christelle Brua e Frédéric Anton, se uniram para escrever o livro Tarts com mais de 100 receitas de tortas doces e salgadas, das mais clássicas como a tarte tatin a tortas modernas de sabores inusitados.

O livro é dividido em 3 partes e tem uma seção dedicada somente às massas com instruções claras, objetivas e bem ilustradas. Os autores explicam os tipos de massas, dão conselhos sobre os melhores equipamentos, ingredientes e dicas especiais para preparar, abrir e assar a massa perfeita!

As fotos são um capítulo a parte no livro, e transformam as tortas em objetos de arte e desejo para profissionais que desejam aperfeiçoar suas técnicas e inovar suas receitas.

Pies & Tarts 

São 100 receitas de tortas e tortas 🤔, doces e salgadas. Em português tart é torta, pie é torta… Ora bolas! Conceitualmente as pies são tortas americanas e as tarts são tortas francesas, e o livro trata exatamente de ambas nacionalidades de tortas, democraticamente!

As pies são geralmente tortas mais rústicas com recheios fartos enquanto as tarts são tortas elegantes, refinadas e com recheio a mostra. A autora apresenta diversas receitas com uso de diferentes tipos de farinhas, uma opção para quem quer inovar no preparo das tortas.

Sister pie

Falando em pies americanas…

Sister pie é o livro homônimo da padaria localizada em uma charmosa esquina no lado leste de Detroit. A pequena loja que produz as tortas mais deliciosas da cidade é comandada por Lisa Ludwinski e suas irmãs, que produzem diariamente tortas doces e salgadas que atraem curiosos de diversos cantos da cidade.

O livro apresenta 75 receitas das tortas mais famosas e amadas pelos clientes da loja, como a torta de marshmallow tostado e a torta de cereja azeda, com fotos de babar e ilustrações da própria Ludwinski, que refletem o estilo rústico e irresistível da Sister pie!

Se você gosta de tortas estilo americana esse é o livro que você precisa ter na sua cozinha!

The four & Twenty Blackbirds pie Book

A popular Four & Twenty Blackbirds também é comandada por irmãs e serve tortas deliciosas no Brookyln, em Nova Iorque. Também tem um livro homônimo que também (!!!!) deve fazer parte da sua estante!

Melissa e Emily Elsen reuniram mais de 60 receitas, separadas e organizadas pelas estações do ano, que vão desde a torta de maçã com caramelo (que você deve fazer no outono)  à criações mais ousadas como a torta de chocolate com pimenta. O livro também conta com uma seção especial e detalhada para falar sobre técnicas e possui fotos maravilhosas que vão deixar você com água na boca!

The pastry School

Uma verdadeira aula sobre tortas! Como preparar, assar, decorar e produzir tortas delicadas, saborosas e visualmente incríveis!

Não pense que as tortas super trabalhadas de Julie Jones estão além da sua capacidade como confeiteira(o). No seu livro The Pastry School através de dez diferentes massas, a autora revela todas as técnicas, dicas e truques para você produzir tortas tão lindas quanto as de seu livro.

Julie descobriu um novo mundo quando resolveu mergulhar nas tortas ao passar por um momento delicado em sua vida. Hoje é reconhecida por resgatar o preparo das tortas com um toque decorativo delicado e artístico. Para a autora,  com um pouco de paciência e muito amor pelo ofício, qualquer um pode criar tortas lindas e deliciosas como ela!

The pie & Pastry book

Meu primeiro encontro com esse livro foi durante a faculdade de gastronomia. Eu não sei dizer muito bem a razão, mas eu vivia me dirigindo à biblioteca da faculdade só para folhear as páginas do livro da Rosy Levy.

Em The pie and pastry bible Rosy apresenta mais de 300 receitas, 200 ilustrações sobre técnicas e equipamentos e 70 fotografias de tortas americanas, tarts e doces variados. O livro vai além das tortas e apresenta galettes (que também é um tipo de torta!), strudel, massa fillo, massa folhada, croissants, danish, brioches, profiteroles e uma série de recheios e coberturas para você usar como quiser.

Além das receitas a autora distribui ao longo do livro muitas dicas para você solucionar os problemas que podem ocorrer na produção de suas tortas, incluindo segredinhos para preparar aquela torta de frutas bem suculenta mantendo a massa ainda crocante!

Se você precisar escolher apenas um livro dessa lista, escolha a bíblia das tortas!

Les Pâtes et les tartes

Se você quer descobrir todas as técnicas profissionais do preparo de tortas, esse é o livro!

Como preparar uma massa sablée, brisée, quais as diferenças de uma massa para outra, o que é fonçage, e muitas outras questões que envolvem a confeitaria francesa são respondidas pelo confeiteiro Christophe Felder.

São mais de 350 fotografias mostrando o passo-a-passo para produzir os mais diversos tipos de massas de tortas e ir além!

Translate »